quinta-feira, 11 de agosto de 2011

LEININE E OUTROS EVENTOS EM BICICLETA


Até para ir-se ao banheiro há necessidade de um minimo de planejamento como observar se há papel  água, papel higienico, etc.

Quando se entra em algum restaurante que não vamos com freqüência, pelo menos temos que olhar o cardápio, por menos exigentes que sejamos.

Esta introdução é para dizer às minhas amigas das bicicletas, notadamente às meninas ao vento que pretendem assistir ao show , e outros futuros eventos em bicicletas:

Acho que algumas estão exagerando nas preocupações em relação à segurança das bicicletas. Indo, vencerão as dificuldades, eu não tenho dúvidas, o planejamento da segurança das bicicletas, onde colocar , etc, não pode ser pensada diferente de achar o papel higienico no banheiro. O mais é exagero desnecessário.

 Se você vai de carro a qualquer lugar, se incomoda com guardadores, com locais escuros, assaltos, mas não deixam de ir. Em qualquer evento, o que há mais é carro. Apesar do seu tamanho, sempre se encontra um local para parar, correndo até riscos de assaltos e roubos.

Como não encontrar, então, para as bicicletas?

Minha gente, se forem duzentas bicicletas, na hora, a calma, a articulação, a criatividade resolverá tudo. Já participei de eventos ciclísticos noturnos dos quais participavam mais de cem  ciclistas e nunca se deixou de vencer as dificuldades.

Nunca tive uma bicicleta, nem uma roda de bicicleta roubada. Ninguém está livre disso. Há perigo , inclusive, de tiraram as rodas, acessórias que o cadeado não segura, como espelho, buzina, etc. Mas estas ocorrências ainda são muito raras.

A recomedação que faço é a seguinte: vão de bici que lá vocês darão um jeito. As dificuldades existem, mas não são tantas quantas  imaginam.

Agora, se eu pudesse dar conselho, aconselhava o seguinte, além de equipamentos para amarrar as bicics: ir sempre a estes eventos com bicicletas bem baratas, sem marchas, que as rodas não sejam de fácil retirada porque ladrões de bicicletas ou de seus acessórios não vão perder tempo usando chaves para retirar estes equipamentos ou mesmo a bicicleta. Quanto às bicicletas velhas , enferrujadas,  têm coragem de entrar nos locais em que moram com bicicletas assim por cuausa das gozações: “pô véi, tira ....daqui”. “isso aqui não é lá  lugar de mamão "..O  ladrão agüenta até porrada de policia, mas este tipo de gozação, jamais. Humilhação pura!.

Mas não deixem de ir com as bicicletas de vocês para estes eventos: lá vocês vão dar um jeito. Se não vencerem este tipo de dificuldade, quais  outras vencerão? Será que vão esperar implantação de estacionamentos para nossos magrelas? Nem esperem porque, se vierem, terá preço mais caro do que os cobrados para carro. Aqui ,quem manda é o carro. Mas vamos mudar , levando nossas bicicletas para todos os cantos que , com certeza, mais pessoas serão encorajadas a fazê-lo e mais soluções virão.

Não sou uma boa pessoa para aconselhamentos para este tipo de evento porque: se não der um jeito de guardar com segurança as bicicletas, saiu pedalando por aí e, confesso, vou gostar até mais do a maioria dos espetáculos como o de  LENINE, mesmo reconhecendo a grandeza deste artista. Para não ficar no conflito planejo assim: Quero ir ao show, mas só vou se for de bicicleta, se não houver onde guarda-la com razoavel segurança, vou pedalar por aí e sei que serei  feliz. Tenho tanta certeza disso que  por melhor que seja o artista,  a alegria do pedal será nem melhor nem pior, mas uma alegria apenas diferente. 
Com vêem, sou suspeito para aconselhar sobre passeios de bicicletas: estes sempre me proporcionam tantas alegrias que não sinto falta de muitos espetáculos , por mais admiração que tenha pelo artista que se apresentar, considerando ainda tantos desconfortos para estar em qualisquer espétáculos em nossa  Salvador : "guardadores", pedintes agressivos, "loteadores" de espaços públicos, atrasos absurdos para começo dos shows, receios mil, receios de varios tipos de violencia que, confesso, em bicicleta quase não os sinto, principalmente se pedalando em grupo.

Não desanimem: as dificuldades serão bem menores do que se forem de carro. Pena que não vou poder ir. E só iria se em bicicleta.





O lamentável da minha parte é: apesar de ter-me comprometido “mais ou menos” ir com vocês não vou poder: recebi uma vista e por isto tive que mudar o local e o meio de transporte.

Mas não pensem que vão conseguir se libertarem de mim: estarei em quase todos eventos do meninas ao vento, especialmente nos finais de semana, pois este grupo tem tudo a ver com a CARTILHA DO JABUTIS VAGAROSOS, que pode ser lida no Google ou no bikebook.blogspot.com

Muito cuidado com as bicicletas caras: os ladrões já sabem um pouco dos preços delas. Os bichos têm bom faro!!

Nenhum comentário: