Volta Ciclistica Itapagipana
Valci Barreto, cicloativista
Editor do MEU ZINE e
Do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com.
-Para ler este texto, no muraldebugarin.com, clique no texto e em seguida em “leia mais”.
-As fotos estão em galeria de fotos, à direita da tela.-
===========================
VOLTA CICLISTICA ITAPAGIPANA
A PRIMEIRA VOLTA CICLÍSTICA ITPAGIPANA , organizada pelo gabinete do Vereador Everaldo Augusto, teve a participação de centenas de pedalantes de todos os cantos da região metropolitana de Salvador. A ele aderiu ciclistas de Simões Filho, Mata de São João, Candeias, Camaçari, demonstrando uma alegria, orgainização , higiene nas ruas e pujança incomum.
Agraciado por São Pedro, vento fresco, colorido do céu , do mar, contagiante alegria dos participantes, especialmente das crianças, até aplausos animadores recebeu de pessoas em janelas, portas , barracas, praias, que iam sendo vencidas pela Volta Ciclística.
Chamou a atenção de todos a participação de número surpreendente de crianças com os mais variados tipos de bicicletas das mais diversas marcas e coloridos: rosas, vermelhas, azuis, muitas delas com a beleza típica das marcas do tempo, que muito aprecio. Surpreendente, também, o elevado número de pessoas que participavam de passeios ciclísticos pela primeira vez.
O vereador Everaldo Augusto queria ir pedalando. Sucede que, enquanto dava os avisos finais para o início do passeio, o motorista foi dando a partida no veículo enquanto os ciclistas seguiam, “aprisionando-o” como locutor. Resultado: o vereador ficou sem poder passar o microfone para que outra pessoa assumisse aquele função.Terminou por demonstrar uma inusitada intimidade no comando do passeio, na linguagem de tais eventos, com saudação a transeuntes, barracas, associações e entidade filantrópicas da região. Citou, durante todo o trajeto, os nomes de quase todos os grupos que compunham o passeio, sites e blogs , como muraldebugarin.com, Amigos de Bike, Pedais na Estrada , Amigos do Tony, Pedalada da Noite, Naturabikeação, Anjos de Bike, Pedal União, ASBB, Bike Brasil, e muitos outros grupos e entidades.
De parabéns o vereador.
Participou do passeio, também, o vereador REGINALDO OLIVEIRA, que batizou uma bicicleta nova adquirida, adquirida especialmente para o evento, e que será usada nos que se seguirem. No final da Volta, juntamente com o Everaldo Augusto, fez pronunciamentos em favor das bicicletas como meio de transporte, afirmando ainda que os mandados de ambos estarão empenhados neste propósito, como mais um instrumento de proteção ambiental e de transporte para nossa cidade.
Participaram grupos como Turma de Narandiba, Amigos do Tony, Jabutis Vagarosos, Pedal União, Pedais de Ouro, Pedais na Estrada, Anjos de Bike,(a familía de Tio Lu marcou presença), Pedalada da Noite, Amigos de Bike, Redenção do Redenção, Sincronia , naturabikeação , ASBB , e muitos e muitos outros grupos de pedais.
Gilson Cunha não pedalou, mas faz questão de ir até lá , saudar os vereadores, participantes , justificar a sua ausência em cima da bike naquele passeio e dizer que estava apoiando e desejando sucesso absoluto a mais este evento ciclístico.
Muito citado o nome do grande apoiador Jorge do Apito pelo seu inconfundível trabalho na organização, segurança e disciplina do passeio, que realizou com o sempre presente Nestor.
Guerreirão, esta figura impar, como sempre atuando de forma apaixonada e fazendo, também o seu discurso , tanto no início como no final, aplaudido por todos.
Presença do Honório, na mesma trilha e ANA BIKER , com roupa especial, colorida, “patrocínio da Caloi”. Elzira, como sempre acompanhada pelo Carlão, sempre lhe dando trabalho . Assis, o “rei do arrocha”, voltando com tudo, junto ao Sincronia.
As camisetas não foram suficientes para todos os pedalantes, decorrendo pedido de desculpas pelo vereador, com a compreensão de todos, em função do número surpreedente de participantes.
Sentimos falta de muita gente, como nosso “bonitão do Dique”( George Argolo), Alberto Bugarin, que tive a honra de representá-lo, embora de forma bem incompleta ,e outros assíduos freqüentadores deste tipo de passeio.
A cobertura fotográfica ficou por conta de Léo Ornellas, um dos grandes fotógrafos da Bahia, Lázaro, do Naturabikeação e Cleber, do Gabinete do Vereador Everaldo Augusto. Luciene, do mesmo Gabinete, e Luciente , trabalharam muito mas afirmaram terem ficado encantadas com o resultado.
As fotos serão postadas no muraldebugarin.com com permissão para que todos os blogs e sites possam fazer uso, com o cuidado de postar o crédito.
Léo e Lazáro autorizam a publicação das fotos, pedindo a gentileza de nominar o crédito.
Participou ativamente, pedalando, toda produzida, a artista PORRETA, que atua em aberturas de todo tipo de eventos em Salvador.
Chamou a atenção de muitos o número de bicicletas antigas. Um cena comoveu a muita gente: Um senhor enfartado, em fase de recuperação, era transportado pelo filho em uma bicicleta “cargueira, em um passeio pela região. Ao perceber a Volta, acompanhou-a até o final, merecendo o elogio de todos os pedalantes. Um exemplo a ser seguido.
Varias fotos da dupla serão postadas no muraldebugarin.com , em “galeria de fotos”.
Mais um passeio que veio para ficar, já tendo a garantia do vereador de que será incluído, em definitivo, no calendário de passeios ciclísticos de Salvador.
Limpo, belo, elegante e muito alegre e produtivo, como poucos dos que já participei. E não foram poucos!
De parabéns o vereador, sua equipe e todos que participaram de mais um grande evento em favor das bicicletas nas ruas de Salvador.
Publicado no muraldebugarin.com
Publicado no muraldebugarin.com
E no
-bikebook.blogspot.com
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.