sexta-feira, 14 de setembro de 2007

LEITURA RECOMENDADA : A PAIXÃO PELOS LIVROS



A PAIXAO PELOS LIVROS

Valci Barreto,
editor do bikebook.blogspot.com
e do meu zine
colaborador do muraldebugarin.com



Raramente compro livros novos, a não ser para presentes. Mas frequento, habitualmente, as livrarias. Tenho como ponto de encontro e de visitas habituais, com amigos , que gostem ou não de livros, e com minha família, a minha vizinha Siciliano do Shopping Barra. A SISSI , como carinhosamente eu e minha família a denominamos é onde marco encontros com amigos e familiares, quando o local escolhido é aquele shopping, muitas vezes torcendo para que eles demorem de chegar. Em uma das passagens por ali, dando uma "passadinha de olho" pelas prateleiras , um título me chama a atenção:

"A paixão pelos Livros". A frase e foto da capa eram suficientes para que não ficasse apenas nos olhos. Nem precisava haver nada escrito nele, para que eu o pegasse, abrisses, contemplasse, iniciasse uma leitura daquelas que todos ratos de livrarias e bibilotecas conhecem muito bem. Se nada houvesse em conteudo, a capa já serviria para adornar uma das minhas prateleiras."Mesmo novo vou comprar" ; "E será para minha filha Luciana! " pensei.Também não tive dúvidas de que diante de mim estava um troféu, oferecido por gênios da escrita para a humanidade.

Adquiri-o, sem dó do meu bolsinho carente. A emoção da leitura iniciada, terminada depois em casa, até hoje se repete quando o pego ou simplesmente dele me lembro. A Suas poucas paginas, contém histórias, estórias, contos cronicas e depoimentos de genios da literatura, de várias épocas, e origens, reveladores das suas paixões pelos livros. Um deles, dos mais emocionantes que li, O Varlam Charlamov, 1907-1982, vítima das complicações políticas da sua época, relata o seu desepero para ter acesso a livros por onde passava: prisões, hospitais, pensões por onde andou. Se o Título e a capa já me bastavam para comprá-lo, este relato já seria um lucro inestimável. Acheio o mais emocionante. Mas nele há muito mais, como o depoimento de Michel de Montaigne :


"Quando moço, estudei para brilhar; mais tarde , para alcançar a sabedoria e, agora, faço-o para distrair-me, sem pensar em tirar proveito."


"São os livros , de muitos pontos de vista, extremamente agradáveis para quem os sabe escolher. Mas não há prazer sem contrapartida, e o que eles proporcionam tampouco é puro. Têm seus incovenienes e alguns sérios. O espírito exercita-se com eles, mas o corpo, que não devemos esquecer, fica inativo, o que acarreta tristeza e abatimento. E não há coisa mais prejudicial e a ser evitado no fim da vida"


Há no livro, textos de Mindlin, Petrarca, Caetano Veloso, entre outros.

Mesmo novo, comprei. Para não fugir aos meus "principios", depois da leitura seria destinado à minha filha Luciana, viciada também em literatura.

Se você tiver um amigo que goste de leitura, não o deixe sem este livro. Dê de presente. Se voce , ou destinatário, é daqueles que acha que livro não é um bom presente, dê-lhe qualquer outra coisa. Porém, mande acompanhado de um bilhetinho :"leia "A Paixão pelos Livros" , editora Casa da Palavra, vários autores.)

publicado em bikebook.blogpot.com



===============================================================================