segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Audiência Pública com Cicloativistas em Salvador

Texto e fotos: Itana Mangieri




Ocorreu hoje, em 10/Set/07 a Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Salvador para tratar de assuntos relativos ao uso da bicicleta, projetos em andamento, a instalação de bicicletários em pontos da cidade e a construção de ciclovias/ciclofaixas, presidida pelo Vereador Reginaldo Oliveira e que teve sua mesa composta de representantes de órgãos municipais e ciclísticos deste município como: Gilson Cunha (ASBB), Lúcia Saraiva (Ciclobahia), Valci Barreto (representando a ASBEB), Dra.Gisnaia Sampaio (SET/SETIN) e Dr.Carlos Querino (Secretaria Meio Ambiente).
O Vereador Reginaldo Oliveira iniciou comentando os benefícios que a bicicleta, como meio de transporte, traz para os cidadãos e para a cidade/prefeitura como mobilidade saudável e econômica e que a prefeitura está se mobilizando no sentido de incentivar sua utilização. A Dra.Gisnaia Sampaio fez citação ao acordo de Kyoto referente a diminuição da poluição mundial e melhoria da qualidade de vida. Mencionou as ciclovias e ciclofaixas existentes em Salvador, que os órgãos públicos tem consciência de que são poucos para a demanda Soteropolitana e informou alguns projetos de interligação das ciclovias existentes como Orla e Lagoa do Abaeté e de novos projetos de ciclovias/ciclofaixas na Calçada, Feira de São Joaquim, Largos dos Taineiros e Mussurunga. Dr.Carlos Quirino enfatizou que o desenvolvimento de meios de transportes modais limpos, econômicos e saudáveis que refletem benefícios e preservação ao nosso meio ambiente depende não somente dos órgãos públicos, mas também da educação social e do combate ao preconceito que ciclistas sofrem pela sociedade consumista e motoristas em geral. Lúcia Saraiva, além de informar a importância de movimentos e ações do Ciclobahia, informou sua participação em eventos de cicloativismo e mobilidade ciclísticas nacionais. Gilson Cunha em parceria com órgãos públicos como Hemoba, tem realizado ações para o incentivo não só ao ciclismo como à doação de sangue e plantio de árvores para melhoria da qualidade de vida física e do meio ambiente. Dr.Valci Barreto explanou sobre a agregação social que as bikes causam nas ruas e que, à pé ou de bicicleta, Salvador torna-se mais bela se admirada dessa forma. Convidou novatos para iniciarem suas pedaladas no grupo que coordena, os Jabutis Vagarosos, e divulgou ações sociais de grupos do subúrbio de Salvador que desenvolvem passeios filantrópicos e educativos como o passeio "Bicicloteca".




Passada a palavra ao público, que manisfestou-se positivamente aos projetos futuros divulgados, falaram: Ary Gil (Funcionário Público que utiliza a bike como meio de transporte, lazer e esporte), Jorge Guerreiro (Coordenador do Grupo de Narandiba), Itana Mangieri (Membro Ciclobahia e meios de Comunicação Ciclísticos de Salvador), Lázaro (Coordenador do Grupo Natura Bike Ação), Joceval Tibúrcio (Representante do Movimento em Defesa do Metrô), Nadson (estudante de Economia) e o Presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador.