quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Choro pede passagem e toma conta do Pelourinho

Choro pede passagem e toma conta do Pelourinho

Uma festa para celebrar a importância do chorinho em nossa terra. Esta é a proposta do programa Encontro com Chorinho que irá ao ar na próxima sexta-feira (12/12), ao vivo, direto da Praça Tereza Batista. Aula espetáculo de pandeiro com o mestre Cacau do Pandeiro e roda de choro com a participação de Luiz Caldas e Fred Dantas são algumas das atrações que o programa trará para a festa. O evento cumpre a quarta edição do projeto Educadora FM no Pelô – Se é Bom a Gente Toca que até fevereiro levará para a Praça alguns de seus programas.
A festa começa a partir das 19h com o Mestre Cacau do Pandeiro fazendo uma aula-espetáculo. Às 20h um grupo formado por Juvino Alves, coordenador e curador do evento, na clarineta, Milton Candeias no violão 7 cordas, Leonardo Barros Reis no violão 6 cordas, Messias Britto no cavaquinho e Cacau do Pandeiro, que serão os anfitriões acompanhando os convidados especiais do programa numa grande roda de choro com a participação do Grupo Mandaia, e Fred Menendez. Luiz Caldas marca presença tocando em homenagem ao grupo Os Ingênuos, difusores do choro na Bahia. Às 21h entra ao vivo o programa Encontro com Chorinho com muita música, claro, entrevista, bate-papo e uma homenagem especial aos 35 anos do grupo Os Ingênuos. Os amantes do chorinho que comparecerem à Praça ainda poderão comprar CD's, DVD's e raridades no estande da Pérola Negra.

Apresentado pelo radialista e pesquisador Perfilino Neto, o Encontro com Chorinho está no ar há 18 anos pela Educadora FM. Mas, desde 1970 o pesquisador tem a responsabilidade de divulgar o gênero através das ondas do rádio. Exatamente neste ano ele passou a apresentar o programa Em Tempo de Choro, pela rádio Cultura AM. Em 1984, já na Educadora FM, Perfilino leva ao ar, todos os dias, às seis da manhã, o Chorinho e Chorões que em 1990 recebe o nome e o formato que conhecemos hoje.

Não é exagero dizer que a história de Perfilino e seus programas estão intimamente ligados à história do choro no estado. "Foi no Em Tempo de Choro que apresentei o primeiro grupo deste gênero musical na Bahia. Tocava-se choro, claro, mas Os Ingênuos foram os primeiros a dedicar-se com exclusividade", conta o radialista.

ASCOM IRDEB
71 3116 7359

71 3116 7443

ascom@irdeb.ba.gov.br

assessoriairdeb@gmail.com

Nenhum comentário: