sábado, 13 de dezembro de 2008

I Festival de Capoeira de Amargosa - fotos

Prof. Passarinho (de frente, no centro)










Amigos, aqui vão algumas fotos do I Festival de Capoeira de Amargosa, promovido pela Associação de Capoeira Lei Áurea no final de semana passado, sob o comando do Mestre Beto Mansinho, natural daquela cidade e radicado em Salvador desde 1980.
Mansinho iniciou seu aprendizado e "formou-se" na capoeira no Forte de Santo Antônio Além do Carmo (hoje chamado de Forte da Capoeira por abrigar uma ong com este nome) com o Mestre João Pequeno de Pastinha, que ainda é vivo e joga capoeira angola. Ele (Beto Mansinho) orienta na capoeira vários professores em Salvador, Amargosa, Milagres e Santo Antônio de Jesus. Além dos discípulos que estão fora do Estado ou do país: Riko, por exemplo, está na Rússia (Moscou), há alguns dias, em sua segunda temporada naquele país, entre outros.
João Pequeno é um dos últimos capoeiristas "daquele tempo", de quando não havia academia, capoeirista era perseguido e mal visto, tendo que suportar discriminação pesada para provar seu valor e idoneidade, sem deixar de lado a malícia das ruas e da sobrevivência na lei do mais forte - ou do mais habilidoso.
Hoje os tempos são outros e a Capoeira modificou-se, transformou-se e foi elevada ao patamar de Patrimônio Cultural Brasileiro.
Axé!!

Nenhum comentário: