domingo, 7 de setembro de 2008

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 06.09.2008.

— valci barreto
Editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com

O Jabutis tinha saída prevista para as 09 horas, no dia 06.09.2008. Seria o batizado de Kelly, sobrinha da já “associada", Elena. O pedal era, como todos os batizados, feito para a batizanda. O comando, determinação, roteiro, ritmo seria por ela ditado.

Antes do horário, uma linda, lindíssima, garota estava retirando a bike do carro: era a Kelly. Manifestando nossa sincera e respeitosa admiração, levamos orgulho para a tia coruja, que assim se expressou: "não é por ser minha sobrinha, mas não é linda mesmo!?" E é.

Ajudando a retirar as bikes, aparece o Diógenes e em seguida, não sei saido de onde, uma figura que, dizia ele, sempre passava por aqui e não via o Jabutis saindo; que achava muito interessante a nossa proposta de pedal, havia lido e concordado com a Cartilha dos Jabutis Vagarosos. Tratava-se do Deraldo, que conhecíamos de vista dos pedais e de passagem aqui pela rua. É veterano nos pedais, vai longe, uma figura incorporada aos nossos movimentos mas que ainda não conhecia o Jabutis.

Antes da partida, pedi a Kelly para dar uma volta por uma certa extensão: ritual primeiro dos batizados nos Jabutis. Dada a volta, antes do tempo e extensão pretendida, vi tudo, "nem precisa ir mais, Kelly. Melhor impossível. Bom jogador se conhece no “arriar das malas”. Vi que Kelly tem o domínio absoluto da magrela, postura e condicionamento físico mais do que suficiente para o Jabutis. Nem precisou continuar.

Iniciamos, então, de imediato o pedal: Sabino Silva, orla, em direção a Ondina e Rio Vermelho.

Aqui, aparece não se sabe também de onde nem como, o que é comum ele fazer, o nosso querido, parceiro de pedal e de bikebook, SÉRGIO BEZERRA. Comemorando o encontro, que aconteceu após termos visitado os restaurantes do Mercado de Peixe do Rio Vermelho, muito admirado por Elena ao avistar a capelinha que desconhecia, compramos uma luva na Erva Ciclo do Rio Vermelho e seguimos em direçao à Pituba onde visitamos O CANTINHO DO SEBO, tiramos algumas fotos e seguimos para a sede dos Correios, onde todos os sábados, das 09 às 12:30min acontece feira de moedas antigas, selos, cartões, fotografias. Em seguida, fomos tomar uma água e fazermos uma merenda na ALBANY. O papo rolou fácil, sempre sobre bike e nossos projetos de pedais mais longos, agora que o sol começa a ajudar.

Estávamos adiantados para chegarmos às 13 horas na exposição de veículos antigos, como programado. Resolvi, então, fazer uma supresa, visitando minhas filhas em sua casa. Já no meio do caminho, uma delas, Mariana, de carro, aparece no caminho; fizemos a festa do encontro. Ela seguiu de carro e nós, da melhor forma, de bike.

Em frente da morada delas, peço ao porteiro:

“Interfone para o Clube da PREGUIÇA DE ANDAR DE BIKE”. Já sabendo onde era, liga e elas aparecem , junto com a secretária Conceição, para saudar os ciclistas; acenos e festas da visita!

Desceu a nossoa “literata, fotógrafa, jornalista e advogada, Luciana, Presidente do Clube DA PREGUIÇA DE ANDAR DE BIKE. Foi a salvação: fez-se acompanhar da máquina “profissional” para nos fotografar.

Graças a Lu, verão voces o belo grupo dos Jabutis! e “capa da revista”, em close a pedido de todos,” da batizanda.

Despedimo-nos e fomos para a exposição: Itaigara, Parque da Cidade. Lá encontramos um dos diretores do Clube de Carros Antigos de Salvador, meu querido amigo Gouveia, muito nervoso, estressado: “vontade de arrumar, de organizar o evento.” Demos o tempo para ele “DESESTRESSE” que, como sabíamos, veio a contecer; Após, veio nos abraçar e nos apresentar aos demais membros do Clube. Mais festas para o Jabutis.

Passamos pouco tempo, pois nossa querida Elena tinha compromissos familiares. Antes “apresentamos” ao grupo o Bar do Mário, ou PROSA E VIOLA, para onde faremos um JABUTI NOTURNO, segundo a sugestão no nosso querido DERALDINHO(NÃO CONFUNDIR COM O OUTRO DERALDO, QUE É DIAS, OU PROFESSOR DERALDO, QUE NÃO VEIO).

Antes de chegar ao Bar do Mario, encontramos e cumprimentamos um dos grandes compositares da bahia, nosso querido Walmir Palma, com o seu violão, em um bar vizinho ao de Mario. Ele é também da "diretoria" do "Prosa e Viola", no final de linha do Parque Julio Cezar.

Após a exposição e visita rápida ao Prosa e Viola, retornamos para casa, deixando Sérgio no Rio Vermelho.

Foi mais um belo Jabutis, agora com mais dois incorporados à nossa missão, ao nossos pedais, com festas, abraços, encontros, papos, descobertas e divulgação do que pode ser visto de bike em nossa Bahia.

Da batizanda, além de uma beleza , simpatia, educação incomum, com certeza, é uma grande pedalante. Pode participar de qualquer trilha, grandes pedais, sem nenhuma dúvida. É ciclista pronta para qualquer pedal. E qualquer capa de revista de belas garotas!

Muito obrigado a todos que me deram mais este dia de alegria: Diogenes, Sérgio, Deraldinho, Elena e Kelly)

Virão muitos ainda por aí. E preparem-se: brevemente, Ilha de Itaparica, Nazaré das Farinhas e Milagres.

As poucas fotos serão postadas depois.

As que minha filha tirou, vou chorar muito antes, mas ela mandará ...um dia!

As poucas que fizemos, cheias de defeitos, melhoradas graças ao Dr. PARDAL DOS JABUTIS, SERGIO BEZERRA, serão postadas logo, logo.

Pela primeira vez a cestinha de Elena se desgrudou do bagageiro. Mas o Sérgio estava lá: com um cordão, uma tesoura e um parafuso o homem é capaz de construir até barco e avião!

Ficamos com saudade dos demais Jabutis que não compareceram. Especialmente - não fiquem com ciúmes - dos mais constantes: Rose, Itana e Bugarin.

Muito obrigado ao querido Gouveia pela referência à nossa visita à sua exposição, à qual, em um futuro próximo, vamos agregar bicicletas antigas. Já temos algumas; e muitas pessoas interessadas no tema.

Quem tiver bicicleta antiga, vai juntando, restaurando, pintando, para fazermos bonito, brevemente.

Um belo Jabuti. Amei mais este!

Sérgio Bezerra disse...

Só postarei meu relato do jabuti de sábado mediante fotos!