terça-feira, 9 de setembro de 2008

PROGRAMA QUE É A CARA DOS JABUTIS VAGAROSOS!

JABUTIS VAGAROSOS VAI MARCAR PRESENÇA CONSTANTE.

valcibarreto
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com



Feiras Criativas são destaque da programação cultural do Pelô

A partir deste mês, a agenda do Pelourinho será incrementada pelas tradicionais feiras livres e eventos culturais para toda a família

A agenda cultural do Pelourinho ganhou novidades em setembro que prometem agradar a toda família. Charmosas pela variedade e, muitas vezes, raridade de seus produtos, delicadeza e originalidade dos trabalhos manuais, as tradicionais feiras livres, que reúnem centenas de pessoas num clima de descontração e harmonia, agora também acontecem no Pelô, acompanhadas de teatro de rua e de bonecos, atrações musicais e projetos como o Pinte no Pelô, para as crianças.

A iniciativa é do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia. "As feiras devem se tornar uma programação fixa no Pelourinho. Já temos agenda até o final do ano. A partir deste mês, alguns projetos serão realizados de forma contínua, a fim de fidelizar a vinda do público ao Pelourinho", anuncia a Diretora do Programa, Ivanna Soutto.

Em setembro, o público vai poder conferir a feira de trocas O Escambal (12), na Galeria Pedro Archanjo; a Exposição de Carros Antigos (13), no Largo do Pelourinho; a Feira Hype (13) e o Bazar dos Nômades (20), no Largo Tereza Batista, e a Feira de Artesanato do Mauá (27 e 28), no Cruzeiro de São Francisco.

Uma novidade é a realização da primeira edição, em Salvador, da Feira de Antiguidades (dia 20), que acontecerá no Cruzeiro de São Francisco, com participação de 16 antiquários do Centro Histórico. A idéia é divulgar as peculiaridades dos antiquários da região e atrair novos expositores para as próximas edições, que devem ocorrer sempre no terceiro sábado de cada mês. O público também poderá acompanhar, nessa primeira edição, o repertório musical do grupo instrumental Janela Brasileira, que inclui chorinho, samba, polca e frevo.

Na Feira Hype (dia 13) também acontecem shows musicais, além de oficinas, palestras e mostras de vídeos. E outra atração que já causa expectativas no público é a cantora Thati, destaque do Bazar dos Nômades (dia 20).

A programação das feiras no Pelô inclui teatro de bonecos e de rua, numa parceria com a Diretoria de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O público vai conferir espetáculos como Sagrada Folia, da companhia Finos Trapos; Marama, do grupo Ereoatá; e Macunaíma, de Os Cinquentões.

Quem visitar as Feiras Criativas que ocorrem nos últimos dois sábados de setembro (20 e 27) pode levar as crianças para participar do Pinte no Pelô, projeto de pintura livre que busca incentivar, de forma lúdica, o encontro do público - sobretudo infantil - com o universo das artes. O projeto, que será realizado, a partir de outubro, em todos os sábados do mês, à tarde, no Cruzeiro de São Francisco, é fruto de uma parceria com a Diretoria de Museus do IPAC e o Museu de Arte Moderna da Bahia, que idealizou o bem sucedido Pinte no MAM.

No último final de semana de cada mês, as Feiras Criativas do Pelô contarão ainda com outra atração que vai envolver toda a família: a Jornadas Literárias, projeto desenvolvido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), outra unidade da Secult. O projeto, que visa incentivar a leitura através de oficinas de literatura de cordel, xilogravura, rap e confecção de brinquedos, chega agora ao coração do Centro Antigo de Salvador, ocorrendo, este mês, em paralelo à Feria de Artesanato do Mauá, nos dias 27 e 28 de setembro, a partir das 9h, na Praça das Artes, e no largo Tereza Batista, às 14h do dia 28.

Para Dimitri Ganzelevitch, Presidente da Associação Cultural Viva Salvador e um dos entusiastas da realização de feiras livres no Centro Histórico, o projeto vai conquistar tanto o público quanto a classe artística, que terá uma oportunidade de expor o seu trabalho. "A nossa Associação ficou honrada em ver suas sugestões acatadas pelo IPAC e o Pelourinho Cultural. Manifestações organizadas como estas já são tradicionais em capitais como o Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu, México, Madri, Lisboa, Paris e tantas outras. As feiras irão motivar as pessoas a procurar o Pelourinho nos momentos de lazer", destaca.

O secretário de Cultura, Márcio Meirelles, chama atenção para o novo perfil da programação do Pelourinho Cultural, que agora passa a contar com a parceria de todas as unidades da Secult, com projetos semanais e mensais regulares ligados às linguagens artísticas, à literatura e memória, rádio e audiovisual, patrimônio e museus, além de uma ampla programação de cursos e workshops. "O Pelourinho é de todos os baianos, é o coração do Centro Antigo de Salvador. A idéia é atrair públicos cada vez mais diferenciados para esse espaço, que deve ser um lugar de encontro entre pessoas do mundo inteiro".

Confira abaixo mais detalhes sobre as Feiras Criativas:

* O Escambal

Artesanato, roupas, livros, discos, brinquedos, miniaturas, maquiagens, móveis, postais, vidros e pinturas. Estes são apenas alguns dos produtos da rede de troca da feira O Escambal. Público, profissionais e expositores poderão negociar suas mercadorias e até serviços na feira, que tem como principal objetivo a interatividade das classes.

Onde: Galeria do largo Pedro Archanjo

Quando: Sexta (12)

Hora: 17h às 20h

Atração: Espetáculo Sagrada Folia, às 19h.

Gratuito

* Exposição de Carros Antigos

A Veteran Car Club do Brasil - Bahia leva para o Pelourinho uma coleção de carros antigos. São cerca de 30 veículos dos anos 20 aos anos 70. O público vai conferir clássicos como o Galaxie 500, a Pick-up F1 e o Fusca. Participam da exposição relíquias de marcas Chevrolet, Ford, Citroen, entre outras. A exposição busca reunir proprietários e admiradores de veículos antigos para a troca de idéias e informações.

Onde: Largo do Pelourinho

Quando: Sábado (13)

Hora: 14h às 18h

Atração: Espetáculo Marama, às 17h30.

Gratuito

* Hype

Comercializar artigos como roupas, discos, livros, vídeos e objetos de arte, além de favorecer o intercâmbio dos mais variados segmentos da cultura pop/tech é a proposta da feira Hype. A expectativa é que público, lojistas, artistas, e produtores culturais se integrem no evento, que também oferece palestras, mostra de vídeos, oficinas e shows musicais.

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: Sábado (13)

Hora: 14h às 22h

Atração: Capitão Parafina & os Haoles, Banda de Rock, Os Irmãos da Bailarina, além de DJs e o espetáculo Larilará Macunaíma Saravá, às 16h.

Gratuito

* Antiguidades

Em sua primeira edição, a feira de antiguidades do Pelô vai exibir louças, cristais, santos, objetos de arte e móveis. Composta por 16 expositores, tem como propósito aproximar o público da história da Bahia, através da exposição de objetos que retratam a cultura de um povo e revelam riquezas de diferentes épocas e estilos. O público confere ainda à apresentação musical de chorinho, samba, polca e frevo. O repertório inclui obras de compositores como Pixinguinha, Ari Barroso, Villa-Lobos, Dorival Caymmi, entre outros.

Onde: Cruzeiro de São Francisco

Quando: Sábado (20)

Hora: 10h às 17h

Atração: Grupo Janela Brasileira, às 15h, e o recital Ver-a-cidade com-tradições, às 14h.

Gratuito

* Bazar dos Nômades

Evento itinerante, o Bazar promete movimentar a cena alternativa do Pelourinho. Composto por 40 expositores, oferece produtos como acessórios, objetos de decoração e roupas de estilistas baianos e de outros estados brasileiros. A feira contará ainda com a participação especial da cantora Thati.

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: Sábado (20)

Hora: 15h às 20h

Atração: Thati, às 21h, e o espetáculo Plano Z, às 16h.

Gratuito

* Feira de Artesanato do Mauá

Promover o setor artesanal na Bahia, valorizar o artesão e preservar suas tradições é o objetivo da feira do Instituto Mauá. Qualidade e criatividade são a marca da feira que contará com 20 expositores credenciados pelo Instituto. O público encontrará objetos em cerâmica, metal, couro, madeira e fibras naturais, além de bordados, rendas e tecelagem.

Onde: Cruzeiro de São Francisco

Quando: Sábado e Domingo (27 e 28)

Hora: 11h às 17h

Atração: Dia 27 - Aloísio Menezes, às 15h, e o espetáculo O nariz do poeta, às 14h. Dia 28 - Catadinho do Samba, às 15h, e o espetáculo Gargalhadas, às 14h.

Gratuito

Mais informações:

Assessoria de Comunicação – Pelourinho Cultural: (71) 3117-1509

Largo do Pelourinho, Nº 12 – Salvador / BA. CEP – 40025 - 280

Telefone: 3117–1509 / 3117-6452

Daniela Lustosa
Assessora de Comunicação
PELOURINHO CULTURAL - IPAC
Secretaria de Cultura da Bahia - Secult
Contato: (71) 3117-1509/ (71) 9157-9717
E-mail: danielalustosa.ascom@gmail.com

--
Juliana Drummond
71 99682908
juliana.drumond@gmail.com

Blog de abug Adicionar novo comentário
Comentários
ter, 09/09/2008 - 18:52 — Anônimo
Essas feiras são a cara dos
Essas feiras são a cara dos Jabutis !!!
Vamos agendar de ir jabutisticamente ! rsrs
Itana

responder

Nenhum comentário: