quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

UM SANTO GUERREIRO CHAMADO BARACK OBAMA

Nivaldo Pereira

O Presidente dos E.E.U. U BARACK HUSSEIN OBAMA, conseguiu um feito ao meu ver de muita importância para a família negra e para o povo negro deste planeta. Filho de mãe branca e pai negro, queniano; avôs maternos brancos conseguem um feito de ter se casado com uma senhora negra e vai mostrar para o mundo a família negra dentro da casa branca, que poderia ser casa negra.
Muitas críticas ele recebeu por ter sido fruto de uma relação de etnia diferente feitas pelos negros (as) americanos e por que não dizer de outras partes do mundo. No entanto é um homem de coragem, construiu uma família negra e deu esse presente para o mundo, no sentido que todos aqueles (as) que pensavam que no recinto poderoso jamais chegaria um grupo negro.
Talvez alguns negros radicais ou regras não tivessem essa mesma sorte, tivessem lá com uma mulher branca ou um homem branco.
Mas o que me levou a escrever este ensaio na realidade foi eu achar que o Presidente dos estados unidos da América é de ogum. Pois a vitória da sua eleição se deu numa terça-feira e sua posse também coincidentemente aconteceu numa terça-feira Claro que eu não sei se a cultura dele faz parte desse universo espiritual ou outra força que os mais entendidos denominam de força da natureza.
Entretanto, para a nossa realidade, eu posso dizer que Ogum e Oxossi estão no comando já que lhe deu força necessária para a sua vitória e dará para mandato já que a posse também caiu numa terça-feira.
Digo isso porque Ogum é o desbravador. Entre os Orixás da floresta, Ogum é pioneiro: o primeiro e maior entre todos os caçadores, o Orixá que abre os caminhos que conduze a humanidade ao progresso.
O Presidente Barack Obama tem perfis semelhantes á Ogum, pois é o Orixá do avanço, da vanguarda. O perfil do Presidente Barack Obama que jamais desiste de uma batalha sem antes atingir seus objetivos tem haver com o de Ogum que é o Orixá que insiste onde outro desiste, por isso seu nome tornou-se sinônimo de guerra e vitória. Pois espero que as suas propostas de liberdade, solidariedade e tolerância sejam prova desse seu perfil com o Orixá mencionado, mesmo sem saber qual é o seu Universo de crenças. E é bem possível que talvez não tenha no seu universo de conhecimento a figura desse Orixá.

NIVALDO PEREIRA
ADVOGADO, Pós Graduado em Direitos Humanos pelo Ministério Público do Estado da Bahia e Faculdade 2 de Julho, Pós Graduado em Direito Constitucional para os Afro Descendentes pela Uneb e Pós Graduado em História e Cultura Afro Brasileira e Africana pela Faculdade Visconde de Cairú, Participante e Testemunha Ocular da Luta do Calabar e um dos Fundadores da ANAAD – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ADVOGADOS (AS) AFRO DESCENDENTES, EX- VICE PRESIDENTE DO CDCN – CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DO ESTADO DA BAHIA, MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS, MEMBRO DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO OBA/BA. – MEMBRO DO DISQUE RACISMO E MEMRO DO INSTITUTO NÉLSON MANDELA, EX-MEMBRO DA COMISSÃO DE DIREITO E PROTEÇÃO DOS AFROS DESCENDENTES DA OAB/BA.
SALVADOR, 29 DE JANEIFRO DE 2009.

2 comentários:

Marilene disse...

Apreciei o texto do Dr Nivaldo por ele ter expressado,de alguma forma, o contentamento que todos nós,negros e negras de norte a sul do Brasil, sentimos com Obama presidente dos EEUU!E conforme suas palavras,que Ogum guerreiro o proteja dos grandes desafios que se apresentam no seu governo.Forte Asé! Marilene Paré.Porto Alegre/RS

MÃE VAL disse...

É DE GRANDE IMPROTÂNCIA ESSE RECONHECIMENTO, DE GUERREIRO CHAMADO NIVALDO PEREIRA, MAIS SERIA DE MAIOR IMPORTÂNCIA SE ESSE RECONHECIMENTO VIESSE DO ILUMINADO BARACK OBAMA, OGUN HOMEM GUERREIRO QUE ILUMINA CAMINHOS, PROTEGE OS SEUS, E QUE ELE CONTINUE ILUMINANDO E PROTEGENDO BARACK OBAMA, NOSSOS IRMÃOS NEGROS AMERICANOS PRECISAM DELE MUITA LUZ MÃE VAL