terça-feira, 4 de agosto de 2009

VÁ DE BIKE-Clique nas fotos e em "postagens mais antigas"

VÁ DE BIKE

Valci barreto

Editor do bikebook.com.br
colaborador do Muraldebugarin.com.
E da Folha do Recôncavo.
valcibarretoadv@yahoo.com.br

O centro de Salvador, como de qualquer grande cidade, esconde pessoas; locais interessantes, curiosos, com atrativos que muitos desconhecem, principalmente aqueles que só andam de carro ou apressados. Nem tudo está em jornais, revistas, tv. É preciso descobrir. Com o olhar, corpo, atitude contemplativa, a pé ou de bicicleta, muitas são as descobertas e os prazeres que nos proporcionam tais locais e pessoas, mesmo no tumulto gerado pela pressão, violência, carros e outras mazelas que povoam nossas ruas.

Apesar de tudo , é possível pedalar por toda Salvador. Muitas são as pessoas que já venceram o medo e pedalam por aí, inclusive usando a magrela como meio normal de transporte. Nós estamos entre elas. Costumo pedalar pelo centro de Salvador e visitar lugares que de carro jamais conseguiria . Em nossos passeios, é comum novos pedalantes nos surpreender com declarações de que não conheciam aquela rua, local, pessoa do nosso folclore, ou equipamento urbano, apesar de sempre passar de carro pelas suas imediações.

A pé ou de bicicleta tornamo-nos mais íntimos de onde vivemos, absorvendo melhor a cultura, desvendendo mistérios,adquirindo conhecimento, trocando informações.

Alguns locais que costumamos visitar em nossos passeios:

COMIDAS:

PASTEL KI DELICIA- da família de Jorge, funcionário da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado da Bahia-ABAT.

Pastéis enormes, vários tipos de recheios, no Pau Miúdo, Rua Marques de Maricá, ao lado do Colégio Marques de Maricá. Os “boys jurídicos” adoram. Muitos advogados trabalhistas, amigos de Jorge também marcam presença.


ALMOÇOS, AOS SABADOS E DOMINGOS,e Mesa de Café de Fazenda, aos domingos:

Sábados e domingos, sempre dois pratos que podem ser feijoada, mocotó, dobradinha, maniçoba, vaca atolada; e variado cardápio de petiscos,aos sábados e domingos das 11 às 16 horas.

Aos domingos, além do almoço,há uma mesa de café da manhã, das 08 às 11 horas, com aipim, banana da terra, sucos, batata doce, bolos e outras iguarias.Fones: 87021354 81034098 - Rua José Haeckel de Almeida, 4 Piatã, entrada ao lado do Posto Esso de Piatã, primeira entrada à esquerda.À noite noite, funciona creperia. Nome do local:SACREPERIA.

-SUPER DELI, na Sabino Silva, Jardim Apipema, em frente à Academia Paulo Meyra, : sopas, café da manhã, feijoada, sarapatel, inclusive aos domingos.


Bolo e Cia: Produtos de fazenda, Doces, salgados, Sopas, Mingaus, Produtos Diet , Bolos, Tortas, Sobremesas, Kits Festa. Encomedas: 324002614. Uma das parceiras da BOLO E CIA é SILVIA, a simpática Caixa do Banco do Brasil, da Justiça do Trabalho do Comercio.
-Rua Espírito santo, 09, Amendoeira Center, Loja 4, Pituba.


Aconchego da Zuzu, final de linha do Garcia, espaço cultural, comida caseira, baiana e quase todos os dias uma atração artística. Tudo administrado pela própria família, proprietária e moradora do local.

LIVROS USADOS

-Para quem gosta de ler, e não se importa em gastar menos , comprando usados:
-Sebo do Juvenil; Sebo do Eraldo; Papyro; todos no Terminal da Lapa;
-Senhor Alfredo, na Ladeira do Funil, Sete Portas. No caso de seu Alfredo é uma pequena barraca, com um bom estoque fica exposto na rua, inclusive aos domingos, até as 13 horas.
-De Segunda a sexta, no Comércio, em frente à Justiça do Trabalho, o Alemão mantém uma pequena banca com exemplares bem conservados .
-Banca do Índio, Campo Grande;

-Sebo do Daniel, na Rua da Ajuda, 03, terminal de ônibus da Rua Chile,
-Sebo Berinjela, no Terminal de Ônibus da Rua Chile.

SEBO , CAFÉ E INTERNET:O mais novo, excelente local é o SEBO – CAFÉ, no Porto do Barra, ao lado ao lado do Módulo Policial, em cima de uma sorveteria, com excelente espaço para café, internet e leitura. Igual a este não há outro em Salvador, pelo menos do nosso conhecimento. Promove eventos culturais como lançamento de livros, encontros de poesia e leitura, agito cultural.

SELOS, MOEDAS, CARTÕES POSTAIS.

Para admiradores, colecionadores de selos, cartões postais, fotos antigas, moedas, o local é a séde dos Correios, na Pituba; aos sábados, das 09 às 12 horas.
-No Orixás Center, LOJA DE HUMBERTO, há muitas curiosidade, miudezas, fotos antigas de cinema, esportes, lps, maletas , pastas, gramofones.

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA

Uma visita ao MAM, um dos locais mais aprazíveis de Salvador, é um presente dos céus para os nossos olhos. Além das artes que podem ser vistas sem nada pagar, o visual é deslumbrante em qualquer hora do dia ou da noite. Habitualmente, artistas plásticos vão ali realizar oficinas de artes para crianças oferecendo aulas e materiais gratuitos.

A Caixa Cultural, na Carlos Gomes e o Espaço Unibanco , na Praça Castro Alves são dois espaços que não se pode deixar de visitar. O acesso é gratuito para a maioria dos eventos.
-Teatro do Sesi e sua varanda, sempre com atrações musicais e teatrais, com chorinhos, mpb, samba , samba de roda, todos os dias.

RUA DE LAZER, FAROL DA BARRA

Aos domingos, das 08 às 14 horas, o espaço a ser visitado, com muitas atrações, é a RUA DE LAZER, no Farol da Barra: Quadriciclos, pula - pula, artes , danças, capoeira, músicas. Ótimo local e horário para ensinar crianças a montar bicicletas. Tudo pode ser visitado a pé ou de bicicleta.

GRANDE PASSEIO CICLISTICO DE SALVADOR


Todo primeiro domingo do mês, saindo da Fonte Nova, às 09 horas, um grande passeio ciclístico, bem povão, com mais de mil pessoas pedalando pelas ruas de Salvador. Muitos dos participantes vêm de cidades vizinhas; É um passeio lento, organizado, tem apoio dos órgãos de transito, Pelotão Águia e Polícia Militar. Participam crianças, adultos e pode ir com qualquer bicicleta, desde que rode. O passeio é uma festa, organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS BICICLETEIROS DO ESTADO DA BAHIA.-ASBEB.

MUSICA NA RUA E DE GRAÇA

-CANTO DA PRAÇA:Todos os domingos, das 09 às 12.30 horas, no Jardim de Nazaré, músicos amadores e profissionais se reúnem para tocar e cantar, gratuitamente. chorinho, mpb, serestas, são as mais tocadas. Se você toca ou canta, será sempre convidado para mostrar o seu talento.

-BAR DO MARIO, ou Prosa de Viola, no Parque Julio Cezar, ao lado do Supermercado Ideal: de segunda a sábado, no verão também aos domingos, artistas, amadores e profissionais tocam e cantam, sem nada cobrar. Para quem toca e canta, mesmo sem saber, o espaço é sempre oferecido para o interessado exibir o seu talento; ou falta dele...

Bar e Mercadinho Mini Tem, esquina da Joana Angélica com a entrada do Tororó. Aos sábados e domingos, a partir das 11 horas, churrasquinho de camarão e de carnes. Ou você come um requeijão com frutas, com tempero que você pode fazer na hora, do seu jeito. É um local de bate papo, freqüentado por gente de todo o estado da Bahia, ainda que para uma passada rápida. Maurição, ou “Bonitão”, é um agregador nato.

BANCA DE FRUTAS DO RENAN, no Largo Dois de Julho, onde você come sua fruta de forma civilizada: faca, prato, com água para lavar as mãos na pia. Você compra a fruta e pede um pratinho, faca, garfo e chupa as mais variadas frutas no espaço.

Delicatessem Albani: café da manhã, com vários ítens da comida interiorana, almoço e janta; na Pituba em frente à sede dos Correios.

LOJA E RESTAURANTE ESCORIAL, na Barra, em frente ao portão de acesso dos carros da Associação Atlética da Bahia, mesma rua em que está a Caixa Econômica; abre também aos domingos. Aos domingos, só para café da manhã e almoço. Variados pratos, inclusive sarapatel, cozidos, caldo verde; ambiente bem decorado e por demais acolhedor. Os objetos de decoração são disponibilizados para venda.
- ARMAZEM 45, na Saúde. Este ,é divino em comida caseira.
-SORVETERIA LA PORTE, no Pelourinho, Terreiro de Jesus, ao lado da Igreja de São Francisco. Todos os sorvetes feitos da própria fruta pela família proprietária.

No Pelourinho nas proximidades do Teatro XIII, há uma padaria simples, que tem uma característica: NÃO FECHA EM NENHUM FERIADO. ATÉ SEXTA FEIRA DA PAIXÃO ABRE. Administrado pela família proprietária, todos se reservam para que ninguém fique sem pão . Há salgadinhos, biscoitos, queijadas, muitas iguarias que fazem lembrar, para quem teve estas coisas de mães e avós, as “madeleines”, de Marcel Proust. Eu me lembro das queijadas e broas da minha infância, apesar de não ter o mesmo coco das padarias daqueles tempos.

-BOCA DE GALINHA, na Suburbana, ,mantido por Nilton e sua Família, com um cenário deslumbrante da nossa Bahia, que festeja cada passa de trem que ainda circula bem ao seu lado.
Nós vamos de bicicleta, do centro até lá, ou pedalamos até a calçada, a partir de onde vamos de trem. De qualquer jeito que se chegue, além do sabor das suas moquecas de camarão, peixe frito, bom lugar para bate papo, é um maravilhoso passeio. Com freqüência pedalamos até lá.

-Todos estes locais são visitados, são pontos de parada do grupo de passeios ciclísticos do grupo JABUTIS VAGAROSOS, de Salvador.


-Ciclovia da Centenário, em frente ao Shopping Barra, excelente local para aprender a andar de bicicleta, caminha, exercitar-se. Tudo de graça.
Há espaços para caminhadas e exclusivo para bicicleta. A parte chata fica por conta de um bom número de pedestres que, mesmo tendo seu espaço para caminhada, e ser a ciclovia bem sinalizada , deixam livres seus espaços para ocupar a ciclovia. Não há explicação para este comportamento a não ser falta de educação, respeito, disciplina, de uma boa parte da nossa população; Um pedalante, afirma que pode ser a atração de alguns caminhantes pela cor vermelha. Há também ciclistas mal educados que não respeitam os pedestres. Mesmo assim dá para pedalar.

Participe dos nossos passeios e ações em favor das bicicletas nas ruas de Salvador, acessando os sites.
Veja neles os grupos organizados e escolha aquele que mais se afinar com o seu jeito e desejo de pedalar.

Seja qual for o grupo escolhido, na vá para nenhum sem antes se preparar, pedalando, mesmo na garagem ou academia, pelo menos uma hora sem descer da bicicleta, duas vezes por semana. É o mínimo para iniciar nestes grupos. Os mais indicados para começar: ASBEB, muraldeaventuras, Pedal da Família. Você tem ainda a opção de tomar aulas com Tio Lu, aos sábados, 16 horas, na Ciclovia da Centenário, combinando antes: Tio Lu, do grupo ANJOS DE BIKE: 99191490.

Não há desculpa: até em garagem dá para treinar e aprender a andar de bicicleta. É onde treino quando chove, não sou tão mal e a minha garagem é pequena. Em uma ainda menor ensinei ao meu enteado Victor Caricchio. Nesta parte, não descuidei das filhas: também aprenderam em pequeno espaço, em estacionamento de Condomínio, não tão grande. Porém, menor do que o que muita gente pensa ser necessário para aprender uma das coisas mais gostosas que a vida nos oferece: pedalar por aí.

Para os que acham que a idade é fator limitante, transmito o depoimento de um escritor , publicado na Seleções , a respeito do livro “Quem Fez o que e com que idade.”
O escritor, vendo a historia de cada um dos biografados, escreveu: “Pelo menos em um eu bati: Leon Tolstoi. Não estou falando do autor de Guerra e Paz. Estou falando do Leon Tolstoi que, aos 66 anos aprendeu a andar de bicicleta para conquistar uma namorada. Eu aprendi aos 7; e sem rodinhas”.

Quem deseja pedalar, está esperando o que?

Quem quiser participar dos pedais, das nossas ações em favor das bicicletas nas ruas, veja nossos sites.

Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com

valcibarretoadv@yahoo.com.br

Nenhum comentário: