quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PEDAL NOTURNO MAIS UMA SUGESTÃO

Valci Barreto
advogado, cicloativista baiano.
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com
Folha do Reconcavo.
33229705 - 34913233, a partir das 13.30 às 17.30 horas.
celular 99999221


Com toda uma forma de vida relacionada ao verão , ao mar, à musica, nós, baianos de Salvador, afastamo-nos muito dos pedais quando cai qualquer chuvisco. No verão, porém, todos pegam suas magrelas, novos grupos se formam, intensificam-se os grandes passeios, inclusive para fora da nossa capital.
A insegurança em cada palmo da nossa cidade, aliada à falta de respeito dos motoristas para com o ciclista, nos obrigam a formar grupos organizados de pedais . São muitos os que pedalam à noite, acontecendo todos os dias da semana.

Os grupos existentes, no entanto, de um modo geral, são feitos para e por pessoas que gostam de pedalar mais acelerado, para pessoas com maior condicionamento físico ou que, simplesmente, usam os passeios como atividade física.

São muitas as pessoas, no entanto, desejosas de fazer passeios noturnos com menos velocidade, chegando mais cedo em casa, usar a bicicleta para ir a shows, restaurantes, ou simplesmente dar uma volta em bairros mais próximos.

Ficam elas, no entanto, sem iniciativa para pegar sua bicicleta com dois ou três amigos e começar a praticar este tipo de ação. Esta falta é sentida em todos os cantos da cidade. Morando na região ONDINA/BARRA, sinto esta necessidade em nossa região. Apesar de vários grupos terem seu ponto de partida no Farol da Barra, nenhum deles atende às pessoas que querem pedalar de forma mais lenta, por locais mais próximos, parando em bares, restaurantes, pontos de acarajé, shows de ruas , até mesmo teatro e cinema.
Como é sabido em nosso meio, criamos o jabutis Vagarosos, que vem cumprindo este papel em passeios diurnos, normalmente aos sábados , domingos e feriados, com perfil definido, publicado em nossos sites.
Não, há, no entanto, nenhum noturno,nos mesmos moldes,pelo menos de nosso conhecimento, na região da Barra, Rio Vermelho, Pituba. Considerando que há muita gente reclamando esta falta, não vemos razão para eles não acontecerem, não surgirem,não serem organizados. Por isto, conclamo os moradores da região a nos movimentarmos neste sentido. Não quero,não tenho qualquer interesse nem me proponho a ser líder, criador, administrador destes pedais. Nem vejo qualquer necessidade disso. A liderança, comando, administração deve surgir do consenso em cada evento, em cada encontro. A minha proposta é nos comunicarmos de todas as formas possíveis e nos reunirmos em determinado local, a exemplo do Porto , Farol da Barra, SPEED LANCHES, Ciclovia da Centenário, e, a partir daí, organizarmos grupos e destinos, segundo o interesse de cada pessoa ou grupo.
Ontem, na companhia do advogado Paulo Vilares e do médico Davi, além de conversamos sobre este tema, realizamos um esboço do que seria o nosso pedal noturno e saímos por aí. Iniciamos na Sabino Silva, percorremos a Barra, (vistiamos o Bistro Porto do Sol, local ideal para irmos de bicicleta, principamente pela dificuldade de estacionamento de veiculos) e onde tivemos a agradavel surpresa de encontramos o ITAPAGIPE É DO PEDAL ao qual nos agregamos e seguimos juntos em direção ao Rio Vermelho. No Rio Vermelho eles retornaram para a Ribeira ,enquanto seguimos para a PITUBA. Na ciclovia da Pituba passou por nós um grupo que suponho o do Erva Ciclo , em velocidade maior que a nossa, enquanto seguimos pela ciclovia até o antigo Clube Portuges, de onde retornamos. Era nosso propósito visitar uma anunciada atração cultural em uma das esquinas da Manoel Dias da Silva, com shows , teatro de rua , etc. Passamos por lá e, pelo que vimos, havia sinais de que o evento já teria ocorrido. Percorremos toda a Manoel Dias da Silva , paramos no Rio Vermelho para um bate papo e reidratação, onde encontramos colegas advogados que apoiam a chapa de Dinailton Oliveira, os quais vinham de reunião da mesma chapa com os quais batemos um papo a respeito das eleições da OAB.
Durante e após o passeio, realizamos projetos de novos pedais e vamos divulgar nossas intenções, propondo a criação de grupos de pedais com saída da Região da Barra. Para nós, que sejam com os perfis que atendam ao maior numero de ciclistas possíveis: os que pedalam mais rápido, os que pedalam mais fraco, os que pedalam maior ou menor distancia, para vivenciarmos os atrativos que nossa cidade nos oferece e que podem ser curtidas sem o uso do carro.
Sugerimos a criação , a combinação de irmos a um restaurante, a um show, a uma barraca de praia, à noite, sem o uso do carro. Façamos a experiência. Mesmo chegando suado, vale a pena a experiência. Quem fez e faz, sabe que isto é possível. Nós já fazemos.

Além de todas as vantagens de grupos com seus respectivos perfis em cada região, bairro, localiidade proxima de casa, evita o sacrificio de o ciclista ter que sair da sua residencia para ir para inicio de pedais bem longe do seu domicilio, como tem acontecido. Até para ir em busca de pedais mais longe, se esta for a opção em algum dia, esta agregaçao local facilitará a operação.

A formação destes grupos deve ser incentivada em todos os bairros, ruas, localidades. Conclamaos aos pedalantes da Barra, Ondina, Graça, Rio Vermelho, Garcia, Canela e adjacencias que assim pensarem, a realizar esta ação em favor das bicicletas nas ruas , em pedais tranquilos em nosso centro.


======
=Todas as sextas, no Porto da Barra, acontece feira de artesanato, atrações musicais, comidas típicas, inclusive comida baiana, feijoada, sarapatel, excelente local para os moradores da Barra, Ondina, Rio Vermelho, irem de bicicleta. E tem ainda um sebo ,com livros disponíveis para leitura, que fica aberto durante o evento.Está aí um local excelente para encontro de ciclistas que tenham interesse em pedalar e participar destes eventos.Há muitos outros locais que podemos combinar um encontro, para decidirmos os rumos que cada um quer tomar. Se todos forem para o mesmo local, sem problemas.
Vamos todos nos articulando para isto. Já temos o embrião do nosso, que ontem realizou o primeiro passeio com este perfil.

Aproveitamos este espaço para pedirmos aos nossos motoristas que respeitem a bicicleta na rua. Além de transportar vidas, estamos contribuindo para menor poluição, mais saúde, menos custo social, menos acidentes, menos engarrafamentos e violência no transito. Sentimos não ver atitudes de civilidade nem mesmo nos universitários que saem motorizados das aulas noturnas das faculdades. Lamentável o mau exemplo , que certamente ensinarão aos seus filhos. O egoísmo, arrogância deste pessoal é uma ameaça a quem está pedalando nos horários de termino das aulas noturnas das nossas faculdades. Lamentável.
Mas temos esperança . Por isto pedalaremos sempre.

Nenhum comentário: