segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MAIS UMA POLEMICA COM OS JUMENTOS NAS FESTAS

Sociedade ou sociedades protetoras dos animais reivindicaram a retirada dos jegues da Festa do Bonfim. Agora repetem a ação em relação à Mudançado Garcia.. A alegação é de que os animais são maltratados e são submetidos a estress nestes festejos.

Que ficam estressados eu até acredito. Mas que sejam maltratados não. Ao contrário, vejo seus donos e o povo em geral tratando-os com muito carinho e respeito.

O estress pode advir  do elevendo numero de pessoas e do barulho nestas festas. Pelo peso que transportam e distancias que percorrem não há qualquer maltrato, considerando a capacidade destes animais e fazer bem mais.

Sendo assim, a ação destas sociedades deveriam ser dirigidas para retirar carros, gente e barulhos das ruas, jamais os nossos queridos  jumentos que  são exatamente os que transmitem  a paz,  tranquilidade e  dão  alegria para muitas crianças.

Ao contrario da Sociedade Protetora dos animais, eu preferiria que houvessem mais animais como cavalos, bodes, porcos, e bem mais burros e jumento , ultimo , talvez, simbolo  de romantismo e  inocencia  destes festejos.

Ainda bem que  no tempo de Cristo ninguem o proibiu de entrar em Jerusalem com seu jumentinho: teriamos perdido uma das mais belas  imagens de toda a história da huminidade cristã.

Festa do Bonfim e Mudança do Garcia sem jumento é o mesmo que São João sem foguete, canjica e forró.

`Melhor ação para proteger o nosso querido jumento é educar nosso povo para não maltratá-lo. No mais , melhor serviço farão as sociedades protetoras dos animais se lutarem menos gente e bem mais cavalos, bodes, camelos e jumentos nas ruas.
Outra coisa ,minha gente, vamos fazer estas ações bem antes dos festejos. Fazer já no momento ou vesperadas das festas pode ser visto como coisa meio oportunista o que retira o credito e respeito da população. O que nunca é bom para nenhuma reivindicação.

-publicado no bikebook.com.br

Nenhum comentário: