sexta-feira, 2 de julho de 2010

VÁ DE BIKE




BIKEBOOK.COM.BR
Editor : Valci Barreto, advogado, cicloativista baiano.
WWW.folhadoreconcavo.com.br


Dia nublado e feriado pela manhã é o melhor para pedalar. Mas sair de casa já chovendo, e em dia de jogo da Seleção Brasileira, como é o caso de hoje, melhor ficar em casa, principalmente para quem gosta de livros, computador, televisão, receber ou visitar amigos  e ou familiares.

Havia-me programado para ir pedalando até a Lapinha neste Dois de Julho. Porém,  já sair com chuva e tendo opção de TV, internet e livros, prefiro ficar em casa ou sair e  assistir ao jogo em algum lugar, que pode ser Padaria Apipão ou BARRAVENTO, na Barra.
No sábado e domingo, também se não chover,  estarei pedalando pela nossa Capital, de preferência na região da Barra, Pelourinho, Rio Vermelho, talvez até a Pituba.

Aqui vão algumas sugestões para quem estiver pedalando na Capital baiana.


PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR.

Todo primeiro domingo do mês  há um passeio ciclístico em Salvador, envolvendo mais de mil pedalantes, com saída às 09 horas, do Dique do Tororó. O passeio é lento,  com qualquer roupa de uso comum, gratuito, educativo, filantrópico, participam pessoas de todas as idades e com  qualquer tipo de bicicleta, desde que rode. O próximo será no dia 11.07.2010.
Maiores informações, inclusive roteiro, ver no  bikebook.com.br, e ou no muraldebugarin.com

-Museu da Arte Moderna da Bahia, na Avenida Contorno.

-Exposição de Veículos Antigos, todo primeiro sábado de cada mês, no Parque da Cidade, a partir das 14 horas.

-Canto da Praça, das 09 às 12.30. grupo de músicos, amadores e profissionais, cantando de graça, chorinhos, sambas, MPB.

-Parque da Cidade, notadamente nos dias de shows, que são sempre gratuitos.

-Alto de Santo Antonio, Pelourinho, Dique do Tororo.

-Rua de Lazer, todo domingo, das 09 às 14 horas, ruas fechadas para o transito. Há várias atrações para todas as idades, pônei, jogos, quadriciclos. As crianças fazem a festas.

-Rua de Lazer
-Comer frutas no Largo Dois de Julho, na Barraca do João.

-Visitar  Feira da Sete Portas, São Joaquim; Biblioteca Monteiro Lobado, no Jardim de Nazaré,  e Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, que ficam abertas também aos domingos até as 16 horas.
-Ponta de Humaitá, belo lugar para ir de bicicleta.

-Sorveteria da Ribeira, Praia da Ribeira.
FEIRA DE SELOS, POSTAIS, MOEDAS ANTIGAS.

Em frente aos Correios, na Pituba, todos os sábados, até o meio dia, feira destes itens. Leve seus filhos que com certeza vão adorar o passeio.





LIVROS USADOS-

Livros usados possuem  o mesmo conteúdo dos novos, estes muitos caros. Em Salvador os  usados podem ser adquiridos por menos da metade do preço de um novo em pontos de vendas ou sebos que indicamos em Salvador:

O Gaucho, pequena banca em frente à Faculdade UNIJORGE  do Comercio, ao lado do EdfO. Paraguaçu.

O senhor Alfredo, na Ladeira do Funil, Sete Portas, em frente à empresa Resul, de domingo a domingo. O senhor Alfredo só não está quando chove, viaja ou está doente. Fora destas ocasiões, está sempre lá, no batente.  Pessoa humilde, recebe  e agradece doações. O melhor é ir lá aos domingos pela manhã, pela facilidade de estacionamento, ou sábado à tarde, antes das 16 horas.

-Caju,em frente à Biblioteca Pública dos Barris, com bom estoque.
-Berinjela, no Edfo. Martins Cathrino, terminal de ônibus da Rua Chile.
-Eraldo, Papyro e senhor Juvenil, todos no terminal da Lapa. Os dois primeiros fora do terminal, o do Sr . Juvenini, dentro do Terminal, após subir a escada rolante.



FAZENDO O BEM, SEM MAIORES SACRIFICIOS,  CARIMBOS OU BUROCRACIAS

Quem tem brinquedos, livros, roupas, itens outros dos quais não mais se necessita, em vez de jogá-los no lixo, faça doações. Muita gente só consegue fazer doações com apelos de padres, artistas , jogadores de futebol, bispos, pastores, jornais, TV, programas populares. Todos estes meios são válidos, especialmente para as grandes doações.

Mas você pode fazer doações de forma simples, descomplicada, principalmente se anda a  pé ou de bicicleta.

Não precisa ser santo, arvorar-se a BENFEITOR DA HUMANIDADE; tudo pode ser feito de forma bem simples. Não precisa de curso , mestrado, doutorado, carimbos, preenchimento de formulário para pequenas doações.

Costumo fazer pedalando: ponho um livro na mochila ou no bagageiro e ao passar em alguma entidade que o receba, deixo-o, simplesmente, na porta .

O NACCI, por exemplo, na Saúde, tem sempre alguém para receber doações. Então, se estiver passando por lá, principalmente de bicicleta, deixe na janela brinquedos, revistinhas infantis, mesmo usadas. As crianças adoram.

Se você conhece alguma criança,  ou mesmo adulto que goste de ler, pegue o livro ou revista que esta pessoa gosta e deixe na porta da sua casa, ou na portaria do prédio.

A cidade grande impõe-nos sacrifícios nos deslocamentos. Mas podemos  descobrir locais no nosso trajeto casa/trabalho/passeios.

A biblioteca comunitária do Calabar, por exemplo, quando não está aberta, você pode deixar livros com vizinhos os quais fazem a entrega, até mesmo em dia de domingo.

Alguns órgãos ou entidades complicam para receber doações. Além da “cara feia” de muitos funcionários, subidas e descidas de escadas, preenchimento de papéis etc. Deixem estas para as doações das empresas ou entidades poderosas, que fazem grandes doações.
Escolha as sérias, simples, que não lhe imponham sacrifícios, burocracias, carimbos.


ASGAB-ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE, GRUPO DE APOIO AO DOENTE PORTADOR DE CANCER.

De nome grande, esta associação funciona na Rua Campos França, Lapinha, número 08, ao lado da Padaria Senhor do Bonfim;  tem 15 anos de existência e  como Presidente o dr. FRANCISCO DANTAS , do Hospital Santa Isabel.

Trata-se de uma entidade que vende pacotes de sacos plásticos para lixo. Você compra o saco plástico e ajuda pessoas com câncer, notadamente as quem vêm do interior , sem condições de se manter-se  em Salvador.

Funciona de segunda a sexta, das 08 às 18 horas.

Telefones para contato: 32421809 

Os pacotes de sacos plásticos são entregues também a domícilio.

Contato: 32421809 30172727

Quem estiver pedalando pela cidade, ponha algo na mochila ou bagageiro e faça doações ou compre material para seu consumo em entidade como a ASVAG.

A doação do que você não precisa, além de um gesto que fará alguém feliz, contribui para a proteção ao meio ambiente. Sempre há uma entidade ou pessoa, pertinho de você, ou por onde você passa, precisando de algo que você iria descartar no lixo.

Alguns locais que recebem livros, roupas, utensílios, brinquedos usados: Igreja Nossa Senhora da Luz, Pituba, Igreja da Vitória, no Largo da Vitória, Nacci , em Nazaré, biblioteca comunitária do Calabar, entrada pela Av Centenário, próximo ao Posto de Gasolina.

Quem viajar, em qualquer época, para Jaguaquara,   pode entregar livros para Moisés, no Hotel Irmãos Vaz. Moisés sonha formar uma biblioteca comunitária no bairro da Casca. Algum que ele não precisar será entregue para a biblioteca pública da cidade, que fica perto do seu trabalho, no Bairro da Muritiba.

Terezinha Costa, que reside na localidade do Alambique, também os recebe para leitura. Após a leitura, faz doação para outras pessoas, crianças ou para a biblioteca Pública de Jaguaqura. As doações para Terezinha podem através de seus familiares, na Rua Otávio Mangabeira, 98, Jaguaquara Bahia.

Fácil,não?
============
LEIAM A FOLHA DO RECONCAVO.COM.BR
VEJAM O MURALDEBUGARIN.COM.

Se tem pedal, tá no mural.
muraldebugarin.com


Vejam vídeos dos nossos passeios de bicicleta em Salvador:

Jabutis vagarosos na Ribeira-


Rua de Lazer, no Farol da Barra, Wilson com  seu  pônei “faz a festa” para crianças.


rua de lazer, farol da barra, gravado em 20.06.2010



Jabutis no Barravento, Brasil x costa do marfim.


jabutis vagarosos no Museu de Arte Moderna da Bahia.
 Leve seus filhos para pintar, de graça,  com Maninho no MAM, Contorno.


Sebo Praia dos Livros, porto da barra, salvador bahia


==============================================


Nenhum comentário: