sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O QUE VAI MUDAR O HÁBITO É A NECESSIDADE.


O QUE MUDA HABITO É A NECESSIDADE.


Valci Barreto
Advogado
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br

Ninguém vai deixar de andar de carro por amor à natureza, por amor à pátria, por amor ao planeta.  Ninguém vai trocar o glamour, o poder, o ar condicionado, o conforto ,  o perfume dos poderosos e poderosos, que “se acham”,  pelo suor, esforço físico,  sinal de pobreza, “sujeira”, da bicicleta.

Não faltam argumentos para não se andar de bicicleta em Salvador: calor, ladeira, agressividade dos motoristas.

Todos estes obstáculos, serão vencidos à medidas que maiores dificuldades forem sendo criadas para a circulação de veiculos automotores.

Se  o transito parar, por conta do excesso do carro, o povo não vai deixar de circular: vai a pé, de transporte público  ou de bicicleta. Falam que Salvador não dispõe de transporte público. Quem não pode ter carro, mesmo com todos os incomodos do ônibus, inclusive os apertos , desconfortos, odores insuportáveis, esfrega-esfrega, e não tem coragem de andar de bicicleta, vai é nele mesmo. Quem anda de ônibus é porque não tem carro. Ninguem entra em um deles por achar ótimo. Vai por necessidade. 

Mas à medidas que os estacionamentos ficarem mais caros; não atenderem à demanda, o transito de veículos ficar impossível em determinados lugares, muita gente vai optar pela bicileta, pelo menos para as pequenas distancias, assim consideradas até cinco, seis  quilometros.

Então , o que vai levar mais gente a escolher a bicicleta, como meio de transporte em muitas situações,  será  a necessidade; jamais a consciencia ecológica, ou cuidado com o planeta.

Por problemas de custos, comodidades, segurança, as pessoas abandonaram  as moradias em casas, com as devidas exceções dos muitos ricos e dos muitos pobres. Fizeram uma troca ,em quase tudo pior, pelo apartamento. E mudaram por necessidade: custo alto, insegurança para quem mora em casa nos grandes centros.

Por conta desta necessidade, e por ter descoberto as possibilidades da bicicleta, muitos pessoas já aderiram a este sistema de transportes para muitas tarefas diárias .Muita gente em Salvador já faz isto.

É possível andar de bicicleta em Salvador, mesmo com as dificuldades que todos conhecem.

A bicicleta vencerá a guerra em muitos espaços: se não houver carro nenhum na rua  ou se houver carro demais, a ponto de impossibilitar a sua circulação. No caso da primeira hipótese, só se conseguirá com medidas públicas. As pessoas irao se acostumando com os engarrafamentos. Pensam elas que, é melhor andar a vinte quilometro dentro de um carro com ar condicionado, do que andar a doze suando em bicicleta.  No caso da segunda hipótese,   não necessitarão os ciclistas de nenhum esforço: quanto mais carros na rua, melhor para as bicicletas, pois, em  determinados momentos, simplesmente não  se vai poder circular de carro. Torceremos  para que uma ou outra situação ocorra, embora preferíssemos ver funcionar a consciência ecológica, o respeito do motorista pelo ciclista, a consciência de que bicicleta e carro devem ocupar os mesmos espaços, de forma compartilhada, como já prevê a lei.

Melhor que , tanto carro como moto e bicicleta se entendessem. Mas isto é utópico.

Morar em casas ficou muito caro. Andar de carro, em muitas situações também o será. Ai, ou usa o ônibus,  mesmo apertado, e as pessoas se esfregando uns aos outros,  a pé, ou de bicicleta. A necessidade é quem vai dizer.  Quem vai determinar a mudança de hábito é a necessiade. E esta já está ocorrendo.

O que não se espera é começarem os ógãos públicos a taxar caro quem andar de bicicleta. Não se pode também duvida de que isto poderá vir a ocorrer. Mas aí já será outra história.

Salvador é plana para bicicleta. Pode-se pedalar de Prias do Flamengo até a suburbana, passando pelo Comercio, Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer.  Se o poder publico liberar o acesso de bicicleta pelo plano inclinado , escadarias da Lapa, será ainda mais facil para os bicicleteiros baianos e o cicloturismo urbano. 

Para quem anda de bicicleta em Salvador, a única dificuldade é a ignorância , a estupidez, a falta de educação de um elevado número de motoristas que acham que a rua é do carro; que não respeita quem está em bicicleta , ou mesm de carro em sua frente. Para quem anda de bicicleta em Salvador, esta é a unica dificuldade. 

Apesar deste  comportamento de muitos motoristas é possível pedalar em Salvador. Nós já fazemos isto. Quem quiser saber como, acesse nossos sites:


Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br

Nenhum comentário: