Valci Barreto
Muraldebugarin.com
Nasceu mais uma REVOLUÇÃO na França e desta vez o inimigo é o carro. Bastou um frances promover o DIA MUNDIAL SEM CARRO para desejarmos fazer também o nosso.A própria classe média já está de prontidão: se vem da França, é coisa boa, bonita , perfumada e gostosa;então, participarei...
Não precisava vir da França uma ordem para andar de bicicleta, para criação de um dia mundial sem carro. Bastava qualquer um pegar sua bicicleta e sair por ai, qualquer dia e hora.
Mas foi bom ter vindo da França para estimular mais pessoas para o pedal. Se partisse da China não teria o mesmo encanto, o mesmo respeito, o mesmo glamour destinado às magrelas. Há muito que Feira de Santana e Cruz das Almas fazem de todos os dias o seu DIA SEM CARRO; ou o seu DIA DE BICICLETA.
Muitas pessoas já fazem , todos os dias, seu DIA SEM CARRO pois nem carro possuem. São os silenciosos da revolução, iniciada bem antes do DIA MUNDIAL SEM CARRO, Frances.
Por consciência ecológica ninguém vai deixar o conforto, o glamour, a tranqüilidade, o ar condicionado, a segurança, o charme, tudo em fim que o carro oferece, para andar de bicicleta. Vai-se andar de bicicleta porque em pouco tempo, será inviável o uso de carro em muitas circuntâncias, horários e locais.
Ninguém deixará seu carro em favor do meio ambiente, mesmo vindo da França a ordem.
Porém, o dia sem carro mobilizará mais pessoas, chamará mais a atenção de pessoas para as possibilidades que a bicicleta oferece. Mesmo em transito caótico como o nosso, muitas pessoas já vão de bicicletas para locais antes inimagináveis, mesmo nos grandes centros como Salvador.
De repente , este movimento parece querer deflagrar uma guerra contra os carros, como se pregassem a inutilidade destes. Não é assim. O que se quer dizer e se tem dito é: não há necessidade de usar carro para tudo, como para tomar um sorvete , comprar um pão ou o remédio que está a metros da esquina da casa.
Movimento frances, perfume frances, cafés de Paris e a obra inesquecível, de Hemingway,Paris é uma Festa; tudo a ver com bicicleta. Pois bem, já que a França mandou, vamos pedalar.
Então, no dia mundial sem carro, na sua rua, no seu bairro, ande a pé, de ônibus, reúna amigos, sozinho ou acompanhado e faça o SEU DIA SEM CARRO: uma revolução sem baionetas, canhões nem guilhotinas; desta vez só de bicicleta , tudo bem simples como o pãozinho , também Frances, mesmo quando fabricado nos bairros mais humildes.
Os carros que se cuidem: não serão condenados ao lixo, nem os motoristas à forca; a nova revolução ensinará que os espaços das ruas terão que ser partilhados. Não será apenas para os carros, notadamente para o transporte de uma pessoa só. Estes dias estão contatos, pelo menos para uma boa parte dos dopados pelos encantos e poder que ainda ostem em seus veiculos.
Pedimos aos motoristas que não atrapalhem o nosso DIA MUNDIAL SEM CARRO.
Meus caros ciclistas, não espere por líderes, comandos, nem recados da França. Você não precisa de nada disso; pedalar é simples, barato, igual a tomar um cafezinho, acompanhado do pãozinho frances das nossas padarias.
Há várias programações em Salvador para o DIA MUNDIAL SEM CARRO; uma delas será um passeio saindo do DIQUE DO TORORÓ, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário, no dia 22.09. Todos convidados.
SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL.
Muraldebugarin.com
Bikebook.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário