domingo, 3 de outubro de 2010

pedalando para votar - favor repassar para ajudar a diminuir os carros nas ruas


PEDALANDO PARA VOTAR.


Valci Barreto
Muraldebugarin.com



Moro na Sabino Silva e voto no Celégio Luiz Viana Filho, na Av. Dom João VI, em Brotas.Como fiz em algumas outras eleições, dispensei carro, moto, ônibus e fui votar pedalando.

Saí de casa às 10 e 40 horas, seguindo pela Centenário, Ultrapassando Dique do Tororó, subindo o pequeno aclive que dá acesso ao Bonocô,  seguindo por esta avenida até outro aclive, após a entrada do Ogujá, que dá acesso a Avenida Dom João VI que estava  com o transito todo engarrafado, o que facilitaria pedalar , se  não fosse a quantidade de gente andando pelo asfalto, passeios estreitos, piorado pela quantidade de carros estacionados nas ruas estreitas e em cima dos passeios em toda a extensão da rua. Considerando estas dificuldades fui alternando poucas pedaladas com caminhada até chegar ao Colégio Luiz Viana Filho.

Cheguei ao Cole´gio, amarrei a bike em um portão interno do colégio e, sem precisar tirar minha camiseta manga comprida de ciclista, nem trocar a bermuda para votar, dirigi-me à minha seção eleitoral para depositar meu voto, esperando o fluir de 17 pessoas, contadas por mim, que aguardavam o momento de votar. Tirei um livro da minha mochila, o melhor  remédio que conheço para qualquer tamanho de fila, comecei a leitura , torcendo até para que as poucas pessoas usassem  um tempinho maior para votar, a fim ler mais um pouco. A fila andou repido, adiou minha leitura e deixei o restante para  outra oportunidade.

Depositado meu voto, peguei minha bike, dirigi-me para o portão de saída, quando já na rua vejo passando pela rua  um dois, três, depois muitos ciclistas do grupo Narandiba que ali esteve para que o seu componente “Bin Lader” votasse.

GRUPO DE CICLISMO NARANDIBA

O grupo de Narandiba, que tem este nome por conta do bairro de onde se origina, é um grupo organizado de passeios ciclistas de Salvador que participa, estimula, está presente, atua e pedala em favor de todos os movimentos cicloativistas baianos, inclusive  de  reuniões com políticos , órgãos públicos e entidade privadas que tenham como tema a bicicleta.

Em todo e qualquer pedal , toda e qualquer reunião relacionada ao cicloativismo baiano lá estará presente um , vários ou todos os membros do Narandiba. Além destas e de outras virtudes, trata-se de um grupo que deixa marcado o bom humor, alegria, competência em pedal, por onde passa.

Assim também se comportam por ocasião das eleições quando saem para os mais variados bairros e seções eleitorais para que cada um dos seus membros exerça o seu voto. Quando os encontrei, meio 12 e  40 hs , só  restavam três membros para votar ,  em bairros diferentes como Santa Cruz e Nordeste de Amaralina.

Alem de um dia fixo no mês, chamado o Pedal de Narandiba, este grupo pedala  em todos os domingos e feriados. Se assim fazem nestas ocasiões,  nada  melhor do que associar o dever cívico com uma festejada pedalada, que termina , quase sempre,  com um delicioso churrasco, feijoada , tudo com reidratação especial.

Feitas as saudações, eu seguiria o Narandiba até a Ceasa do Rio Vermelho, onde nos separaríamos para que eles  seguissem seu roteiro eleitoral e eu o da minha casa.

VOLTANDO SOZINHO, DO JEITO QUE SAÍ.

Saudações feitas na Ceasa do Rio Vermelho,  segui em direção a  Av. Garibaldi até a Sabino Silva. A partir do encontro com o Narandiba não mais anotei as horas gastas no passeio-votação. Quando resolvi olhar o relógio ,  marcava  13.40. Mas neste horário eu já havia passado na Padaria Apipão para comprar algumas frutas,  tomado banho ,  trocado de roupa e já me dirigia ao  computador para escrever mais esta experiência para animar mais pessoas a viver o mundo mágicos dos pedais baianos.

Como se pode vê, com o que aqui está escrito, é possível pedalar em Salvador, sozinho ou em grupo; que Salvador é plana para bicicleta; que me senti melhor indo de bike do que de carro ou moto , que  fui e voltei sem qualquer stress, medo , aborrecimentos;  e estou em casa  bem mais leve e com bem menos gordura indesejada.

Como nem tudo é completo, em solidariedade e Buga e Itana, meu Jabuti de hoje não teve o ritual final do salame ,pão e frutas na mesa da Padaria Apipão.

Levei minha máquina; porém, como não tenho a coragem de Buga, que fotografa mesmo quando está sozinho pelas ruas, só fiz duas ou três  quando encontrei  a turma de Narandiba. Faço aqui o registro porque, é a primeira  coisa que buga pergunta quando dizemos que fizemos algum passeio. Ainda bem que não ficou de zero . A multa cobrada pelo Buga é cara.

Fotos e vídeo que fizemos estão postados no muraldebugarin.com e no you tube.

PROXIMAS ELEIÇÕES

Em todos os feriados e domingos estamos pelas ruas de Salvador. Quem quiser participar das nossas festas, das próximas eleições, em bicicleta, estaremos de braços abertos para todos.

DETALHE IMPORTANTE

Para chegar ao Luiz Viana não escolhi o caminho mais curto e fui de bicicleta de ferro, que comprei usada, por cem reais, na oficina de Regis, Vasco da Gama; E SEM MARCHA!


PARA QUEM QUISER PARTICIPAR

Quem quiser, em ocasiões como estas, ou mesmo todos os dias , especialmente em feriados e finais de semana, trocar o conforto do ar condicionado pelo suor, vento, amizade, gorduras indesejadas, da bicicleta, é só nos procurar. Receberemos todos de braços abertos e certos de que, depois que conhecerem os nossos pedais, entenderem nossas mensagens , gostarem das nossas festas, nem tudo que hoje fazem na companhia de quatro pneus, um monte de ferro estress e poluição que é o carro. Para muita coisa , inclusive votar , nós preferimos a bicicleta. Todos nós voltamos mais alegres . Por isto, repetiremos sempre.

=Se tem pedal, tá NO MURAL :  muraldebugarin.com
=============================================

====================================================Valci Barreto, advogado, Procurador da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Colaborador do jornal e site FOLHA DO RECONCAVO(www.folhadoreconcavo.com.br); editor do bikebook.com.br, colaborador domuraldebugarin.com, ESCRITORIO DE ADVOCACIA: Rua Barros Falcão, 542, Matatu, Largo dos Paranhos, Salvador Bahia - Brasil . Fone 34913233, das 13.30 às 17 horas, de segunda a sexta. Celular: (71)99999221- Não jogue livros no lixo, faça doações.
postado por Bug

Nenhum comentário: