quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA

Bugarin, do muraldebugarin.com, pioneiro em passeios e site ciclistico de Salvador, pedalando no Pelourinho, em Salvador. Buga pedala em todos os grupos da Bahia, especialmente no Jabutis Vagarosos. Contato: Alberto.bugarin@gmail.com

Valci Barreto,
advogado,  cicloativista baiano.
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br



O excessivo uso do carro  fechou os olhos das pessoas para as possibilidades  da bicicleta como meio de transporte.  Salvador é  plana para uso da bicicleta: pode-se pedalar de Praias do Flamengo até a Suburbana, passando pelo Bonfim; Ribeira, sem subir uma ladeira sequer.

O acesso para a   “cidade alta”, como Praça Municipal, Avenida Sete, Terreiro de Jesus, Piedade, pode ser feito através de  pequenos  aclives como Contorno, Montanha, Pelourinho, Ladeira da Preguiça , Taboão, São Raimundo,  em menos de dez minutos, empurrando a bicicleta, sem se cansar.  Este tempo é, na maioria dos casos,  menor do que a espera por um ônibus. Se a Prefeitura liberar o acesso de bicicleta pelo plano inclinado e escadarias da Lapa, para a chamada Cidade Alta, as facilidades serão ainda maiores.

Não está mais de acordo com nossos tempos a pessoa morar na  Pituba, Bonocô, Rio Vermelho e só poder ir ao Iguatemi ,  Shopping Barra de carro.

As pessoas não mais imaginam ser possível ir de bicicleta comprar  um remédio; pão; tomar um sorvete ; dirigir-se a uma praia com distancia entre dois a cinco  quilômetros de casa, tão dependentes que se tornaram do veículo motorizado.

BICICLETA É PARA QUEM QUER PEDALAR; NÃO É PARA QUALQUER PESSOA.

Há pessoas que se acostumaram tanto em andar de carro que sequer se imaginam em cima de uma bicicleta. Outras não se vêem chegando a uma loja,  padaria, farmácia,  com  cabelo desalinhado pelo capacete ,vento , suor misturando com seus perfumes caros, bolsas e sapatos de desfile de moda.  São milhares de pessoas com este jeito de ser  que, mesmo para ir tomar um sorvete, ou ira à academia ao lado da casa não se  desgruda do carro . A bicicleta não é para estas pessoas. Pode até ser, mas para uma voltinha em um condomínio fechado; esportes, mas para uso como meio de transporte, jamais. Pelo menos em Salvador não é. Porém, são milhares de pessoas que, mesmo gostando de carro, coisas finas, perfumes franceses, bons e caros restaurantes , vestes formais, desejam pedalar, querem  desgrudar-se um pouco do carro pelo menos para algumas  atividades do seu dia a dia.  E muitas destas querem pedalar , inclusive como meio de transporte; mas são desencorajadas por outras razões ,notadamente por conta da falta de educação dos nossos motoristas que não respeitam os ciclistas. Aliás, nossos motoristas só respeitam multa alta e soldado apontando-lhe uma metralhadora. Quando isto acontece ficam bonzinhos. Fora daí, é agredindo, buzinando, acionando motores e luzes como a dizer: saiam da minha frente que quero passar; a falta de educação e egoísmo destas pessoas fazem na agir e pensar como se as pessoas em sua frente fossem obrigadas a dirigir em sua velocidade; como  se seu direito fosse maior do que o dos outros. Muitos , para compensar a falta de organização, o seu atraso imprimindo velocidade , dirigindo perigosamente, pondo em risco outras pessoas e contribuindo para todo tipo de agressividade no transito cujos riscos todos conhecem.

Nossos textos são feitos para dizer às pessoas que , apesar de toda esta agressividade no transito é possível pedalar em Salvador e que, há muitos anos já fazemos isto. E o fazemos, cada vez com maior intensidade .

A RUA NÃO É SÓ DO CARRO.
-Autoriza o código de transito nacional que a bicicleta circule na mesma pista destinada aos carros.
-No transito, a preferência é da bicicleta e  não do carro.
-o ciclista, empurrando a bicicleta, goza do mesmo direito que é atribuído ao pedestre.

QUEM MATA E ATRAPALHA O TRANSITO É O CARRO.

-quem atrapalha o transito é o carro, não é a bicicleta.
-Quem mata, estressa, engarrafa, mutila pessoas, não é a bicicleta e sim o carro.

Os maiores inibidores para as pessoas pedalar  em Salvador não são as ladeiras, suor e outros inconvenientes; porém,  a brutalidade, a falta de educação, a falta de respeito do motorista de carro.

Pensam eles motoristas que a rua é somente do carro, que todos são obrigados a sair da sua frente; que o ciclista está atrapalhando o transito. Por isto,  acionam agressivamente motores, buzinas e sinais de luzes, assustando,  pondo em perigo o ciclista. 

Houvessem  menos carros e mais bicicletas nas ruas, os engarrafamentos seriam menores. Se as pessoas pudessem circular com segurança em nossas ruas, seriam mais pessoas trocando o carro pela bicicleta em muitas tarefas e passeios diários.

O medo de pedalar, por conta da brutalidade dos nossos motoristas não é ignorado por nós que andamos de bicicleta a passeio , esporte ou meio de transporte em Salvador. O perigo existe e procuramos dele nos defender. Por isto, não aconselhamos ninguém a iniciar-se nas ruas sem as devidas cautelas , observação, cuidados. Aconselhamos aos iniciantes a formarem grupos de amigos , escolherem  locais menos movimentados para adquirirem  confiança; procurarem grupos já organizados para se orientarem.
Muitas pessoas começam sozinhas e acertam;outras,  em grupo também aprendem e se desenvolvem. Muitas outras começam e param. Os  que continuam somente se arrependem por não terem começado antes.

Todos os dias , inclusive domingos e feriados, há passeios ciclísticos em Salvador com grupos organizados. Descubra qual o que tem mais afinidade com seu jeito de ser, de pedalar e agregue-se a ele.

PEDAL DA ASBEB.
Todo primeiro domingo do mês acontece um grande pedal em Salvador. É o pedal da Asbeb-Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia, saindo da Fonte Nova, Dique do Tororó, às 09 horas da manhã.

É um passeio democrático, participando  pessoas de todas as cores, credos, com qualquer tipo de roupa de uso comum e com qualquer bicicleta, desde que rode.

È um passeio lento, vem gente dos bairros mais afastados da cidade e até de cidades vizinhas como Candeias, Lauro de Freitas, Camaçari, Ilha de Itaparica, sempre com mais de mil pessoas pedalando. Número que diminui no período de chuvas.

Quem tiver interesse no mundo do pedal baiano, acesse nossos sites: muraldebugarin.com – bikebook.blogspot.com muraldeaventuras.com.br

Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando em:

Bikebook.com.br –
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com/

O passeio da ASBEB é gratuito, tem apoio da Policia Militar, DETRAN, Pelotão Águia , Transalvador. Pede a doação de alimentos, que são entregues , no próprio pesseio, a entidades filantrópicas. Quem faz a doação, além do passeio, participa de sorteios de bicicletas, peças e brindes ao final de cada passeio. É uma festa que fazem os ciclistas, todos  primei

É recomendado o uso de capacete e luvas para maior segurança do ciclista.

-Todos os dias há passeios noturnos e sempre nos finais de semanas muitos grupos realizam passeios por toda a Salvador e cidades vizinhas, inclusive Praia do Forte, Ilha de Itaparica, Guarajuba, Candeias, Santo Amaro.
===============================

NOSSOS SITES E BLOGS.

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Bikebook.com.br
Muraldeaventuras.com.br


GRUPOS DE PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR:

PEDALADADANOITE
SINCRONIA
FAROL LIGHT
ITAPAGIPE E DO PEDAL
GRUPO NARANDIBA
AMIGOS DE BIKE
OGUNJA
JABUTIS VAGAROSOS
ASBB
ASBEB
PEDAL DE OURO
AMIGOS DE TONY
JARRAW.
SEM DESTINO
MURALDEAVENTURAS e muitos outros, todos que conhecemos têm perfil publicado no  bikebook.com.br e no muraldebugarin.com
Bikemania rua pau da lima, Beto bikemania rua artugr gonzles, 157, Pau da lima.32132410
==========================
=Não jogue livros usados no lixo, faça doações.

=Leve seus filhos para descobrir o mundo das coleções de moedas, selos, cartões e fotos antigas na sede dos correios, na PITUBA, todos os sábados, das 09 às 12 horas. Seus filhos vão agradecer o presente.

VIDEOS DE PASSEIOS E AÇOES CICLOATIVISTAS NO YOU TUBE.

Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando em:

Bikebook.com.br –
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com/
valci barreto
passeio ciclístico em salvador

=SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL

Muraldebugarin.com
Bikebook.blogspot.com


BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE EM SALVADOR.


Valci Barreto
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com




Lápis, bicicleta, caneta, livro usado são itens que, apensar de comuns, simples e baratos, resolvem muitas coisas na vida da gente. Quantos  não já perdeu um negócio, viu fugir quem sabe o amor da sua vida por não ter anotado o fone , endereço, nome de alguém  em um destes encontros únicos que a vida promove e deixamos escapulir? Quantos não perderam um negocio, um programa pelo mesmo motivo? Quantas pessoas poderiam fazer belos passeios usando uma coisa tão simples como uma bicicleta? Quantos não deixaram de se emocionar com uma historia por ter deixado de abrir um livro, ou tido paciência para escutar alguém?  Tenho o  cuidado de ter estes poderosos instrumentos ao meu redor, mesmo nestes tempos de avião barato, metrôs, internet e livros de capas tentadoras nas prateleiras das livrarias.

Há certas coisas que a classe média, o novo rico, somente vai usar se um dos seus pares o fizer. Ou, especialmente, se a imagem aparecer em alguma novela.  O requisito para muita gente usar algum objeto, morar em algum bairro, é ser  aprovado pelo uso de alguma celebridade, notadamente artistas e atletas. Se aparecer na novela, então, aí é certo que no dia seguinte tem gente “chic” fazendo o mesmo. Outra forma é aparecer alguém e afirmar: “é a ultima moda Europa”. Chegou dos Estados Unidos. Se for da China, não vale. Senão, todo brasileiro usava bicicleta.

Raramente assisto a algum capitulo de novela.  Nada tenho contra elas, tendo-as, inclusive, como um grande gênero cultural que muito ensina à nossa população. As restrições que faço é que demoram muito para a trama ser contada, a  maioria dos diálogos não me interessam e nos horários eu prefiro sempre ler, ver revista ou fazer alguma atividade física, ainda que andando na garagem. Ultimamente a bicicleta tem entrado nas novelas, o que me tem agradado muito, principalmente porque nelas pedalam  personagem que representam classes de media para cima. Estas cenas, sem duvida, levarão mais pessoas a pedalar, A revista Caras, fotografando artistas circulando em bicicleta nas praias das celebridades do Rio de Janeiro e também no exterior têm prestado  grande serviço em favor das bicicletas.

Antes, você podia andar  até de paletó em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ,de bicicleta. Em um outro momento, seria “vergonhosa”, “coisa de pobre”. Chic, como ainda é  a  CAMINHONETONA!! De preferência preta

Hoje, pela manhã, precisava resolver um problema no cartório da Barra. Com nestas repartições não se pode entrar de bermuda, vesti uma camisa manga comprida, calça , meia e sapato social e assim me dirigi para o cartório. Resolvi tudo de forma rápida , sem estress, sem pressa, e, como era antes das dez, sem suar. Não é a primeira vez que assim procedo. Se fosse de carro, e até de moto, considerando outros lugares que tive de parar, teria demorado bem mais, encontrado flanelinhas chatos(há os bons, educados, sim) e outras mazelas que encontram quem anda de carro pelo centro.

Não quero lançar moda. Não tenho vocação nem perfil para  o ramo. Não sendo jogador de futebol, pastor, autoridade, ninguém vai andar de bicicleta “porque valci também anda”.

Porém , para os que tem vontade, e espera alguma celebridade assim proceder, já há um motivo bem forte  que  acredito farão mais gente da classe media encarar a magrela como meio de transporte alternativo: trata-se do social bike, que parecer vir também para ficar

 Vejam o vídeo abaixo para entender  melhor do que estou falando. Agora a moda vem da Dinamarca. Só que lá nunca foi moda: é do dia a dia das pessoas. Mas pondo como “moda vinda da Dinamarca”, tem um lado mais chic para ser considerado. Não seria o mesmo se dissesse: vem da China ,  Nigéria ou do México.  Para quem tiver alguma dúvida, acesse o vídeo abaixo:



Comercio de Salvador , ótimo e tranqüilo local para pedalar em domingos e feriados.


restaurante Juarez mercado do ouro

canto da praça, entrevista a Nivaldo.





café da manha, no mercado do rio vermelhom de domingo a domingo




fazenda real , Simões filho, entrevista a diogentes e crianças e a senhora

==========================================

Nenhum comentário: