sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ANTIQUARIO ADA

DONA ADA, SENHORA DO TEMPO


Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com



Dona Ada, nascida em Amargosa, há mais de 20 anos é a verdadeira dona do tempo, no centro histórico de Salvador. Mantendo duas lojas de antiguidades na Rua do Gravatá e uma na Ladeira da Praça, por ali passam peças, livros, imagens, bolachões , jarros, candelabros, canetas e  tinteiros  antigos, móveis, pratas, bronze, vidros que contam histórias de todos os tempos, notadamente da Bahia.

Além de apaixonada pelo que faz, encontrar dona ADA em sua loja é uma aula de história, cultura e verdadeira terapia ,tamanha a sua gentileza , sorriso, alegria, bom humor. Quem ali vai, com certeza fica dispensando de divã de psicólogo por um bom período. De imediato, sem maiores formalidades, sem divã nem pagamento de honorários de psiquiatra ou de psicólogo,  o visitante já embarca em regressão milenar, na simples visualização das seculares quinquilharias.  Durante a viagem, o embalo fica por conta da alegria, sorriso e festa da dona Ada. Tendo muitos clientes, apesar de algumas visitas anteriores à sua loja e às tendas que arma em feiras de antiguidades no Campo Grande,  ela não me conhece. Gostando de visitar antiquários, mesmo sem nada comprar, a não ser para presentear alguém, à medida que a via, em seus pontos de vendas, em matérias de jornais e TV, crescia a  minha admiração por ela  e a certeza de  que estava  em frente a uma verdadeira “figura”.

Hoje retornei à suas lojas da Rua do Gravatá e da Ladeira da Praça. O propósito da minha visita teve como propósito ,alugar ou pedir-lhe a  cessão de móveis para compor cenário de uma peça  de teatro,  A Casa de  Bernarda  Alba, para atender a uma das minhas filhas que compõe o elenco.

O encontro foi mais uma festa para mim: aprendi mais coisas, aproximei-me de  dona Ada e aproveitei para matar uma curiosidade antiga ,perguntando-lhe:a senhora é atriz, atuou ou atua em teatro? Respondeu-me que não,que ainda estudará teatro, um dos seus sonhos, sempre adiado.
Após atender ao nosso pedido e nos garantir a sua presença na A Casa de Bernarda Alba, no SESI do Rio Vermelho, despedimo-nos dela e da sua loja, certos de que  em um momento bem próximo o teatro baiano, ainda que amador , terá mais uma atriz em seus palcos.

Por enquanto, representa  o mais importante e difícil de todosos papéis:  o de ser  GENTE. O que é Ada  no  cenário montado no  Centro Histórico da Bahia, na Rua do Gravatá e na Ladeira da Praça.


=vejam fotos de dona Ada e da sua loja no muraldebugarin.com, em “galeria do mural”.

Nenhum comentário: