domingo, 9 de janeiro de 2011

JÁ ESTOU NA TERRA

VALCI BARRETO.

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br


Já estou na nossa querida terra.
Por ter encaminhado com erros o texto postado abaixo por Buga, fiz a correção e o republiquei. As últimas cidades visitadas por nós foram Piza e Madri. Em homenagem ao Buga, dedicamos mais tempo à capital espanhola que, por sua temperatura amena, amplas avenidas, restaurantes abertos, praças movimentadas até altas horas, permitiu-nos fechar a viagem com “chave de ouro”.

Na fila de embarque Madrid/Salvador, logo atrás de mim, (que imã ciclístico, o nosso!) estava uma jovem transportando uma grande caixa com nome e marca que não deixava dúvida: ali estava uma bicicleta. Sem qualquer receio, e pensando que se tratava de alguma espanhola ou italiana, abordei-a em Português. “Vai pedalar em Salvador”?

Se falarmos devagar em Portugues, um espanhol, principalmente de algumas regiões da Espanha, como Catalunha, nos entenderá; “misturado” com inglês e espanhol , tipo "você entenderá se hablarmos in english? , como bem fazem os nossos vendedores em nossas praias, Pelô e Bonfim a facilidade é ainda maior, mesmo sendo italiana.

Por isto, iniciei o diálogo em Português, enquanto ela , de forma gentil, lenta,serena, simpática, dizia: “non entiendo”... Perceb, então, que não era italiana nem espanhola. Mas como o diálogo já havia começado e de longe pretender interrompe-lo, arrisquei meu "inglês ruim", perguntando-lhe se falava inglês, e de onde era. Respondeu-me que era francesa, que muito pouquinho iria entender em inglês ou espanhol. Quer era francesa, mas se falasse bem devagar, em espanhol, ou inglês poderia entender. Inglês ou frances, bicicleta, tudo bem devagar; jabutis, portanto. Fiz, então, como nossos sábios vendedores do Pelô e, em “jabutiquês” conseguimos nos comunicar, e travamos o seguinte diálogo, aqui já traduzido:

meu nome é Valci e amo bicicleta. Participo de grupo de passeios ciclísticos em Salvador, Bahia, Brasil; e, se ela o desejasse, seria nossa convidada para pedalarmos em Salvador. Que um conterrâneo dela, nosso amigo Clement , que pedala conosco, estava em Salvador estudando mobilidade urbana, com foco em bicicleta, alegrando-a a informação. Disse-me a simpática bela e jovem francesa que estava indo para Porto Seguro, onde lhe esperava uma amiga que tem casa naquela cidade. E que, antes do final de janeiro, após o dia 20, estaria em Salvador. Passei-lhe nossos sites e convidei-a para pedalar conosco. Anotei seu nome que não publico por entender indelicado da nossa parte. Caso a simpática francesa possa e queira participar de algum pedal, estaremos à sua disposição , na certeza de que nosso amigo Clement também estará conosco para pedalar e nos ajudar na comunicação.


E estejam certos: Jabutis Vagarosos estará no pedal do Bonfim, do jeito de sempre: A partir das 09 horas, já circulando pela região do Elevador Lacerda em direção à Colina Sagrada. Vamos pedalar, orar , chupar melancia e outras frutas pelos caminhos e, como sempre, todos convidados. Rose já garantiu sua presença.

Aguardem relatos, fotos e vídeos da nossa vigem pela Itália e Madri, especialmente em relação a bicicletas , que serão publicados no muraldebugarin.com e no you tube.
Abraço fraternal para todos. Não fiquem com ciúmes: meus primeiros telefonemas e ou e mail serão para: filhas, Buga, Itana, Rose.

Grande Gilson, parabéns pelo seu pedal e muito obrigado pela camiseta com a qual me presenteou. Será mais uma para a nossa coleção.

Infelizmente não será possível participar do grande pedal da ASBEB. Desejo a todos um feliz passeio.

Organizem seus grupos, amigos, e vamos ao Bonfim da melhor forma: sozinhos ; em grupos, grandes ou pequenos, organizados ou não, pelar em direção à colina sagrada, como farão nossos amigos do Pedalada da Noite, Jabutis Vagarosos, Lázaro e certamente o amigos de Tony e tantos outros.


Abração para todos.

Valci.

Nenhum comentário: