Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
sábado, 14 de julho de 2007
Aos amantes do pedal
Todos nós estamos participando de passeios ciclísticos encantadores. Eles estão explodindo em todos os cantos da nossa cidade. Informalmente, desenvolvemos atividades, ações que viabilizem a utilização da bicicleta como meio de transporte. Salvador é uma cidade plana para bicicleta. Muitos acham que tem ladeiras. Mas é falta de cultura para o uso da magrela nas ruas. É só observar que se pode sair de Stella Mares, Praias do Flamengo até a Avenida Suburbana, passando pelo Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer. Ou seja, os espaços planos são grandes em nossa Capital. Se pudermos ter acesso aos elevadores Lacerda, Plano Inclinado, escadas Rolantes do Terminal da Lapa, empurrando nossas bicis, que o direito nos assegura, mas as posturas administrativas nos impedem, ficará mais fácil ainda.
Temos feito gestões no sentido que nos seja permitido o acesso referido, transportando nossas bicicletas. O Vereador Reginaldo Oliveira autor da Lei que instituiu o Dia Municipal do Ciclista em Salvador, assegurou-nos realizar gestões junto aos órgãos públicos e privados neste sentido.
Independentemente de opções políticas de cada um, vamos colaborar no sentido do atendimento de tal reivindicação.
Não é civilizado, não está de acordo com os temos atuais, de economia e de proteção ao meio ambiente, que alguém more na Vitória e só possa ir à Praça da Sé de carro ou de ônibus. Não é civilizado que uma pessoa more na Barra e tenha que ir ao Center Lapa de carro ou de ônibus, que uma pessoa more na Pituba, Bonocô, e tenha que ir ao Iguatemi somente de carro, ônibus, táxi ou a pé. Também não é civilizado que alguém, morando na Calçada, só possa ir para o Comércio nas mesmas condições. É preciso criar espaços, ciclovias, ciclofaixas, banheiros, estacionamentos para os ciclistas. Só esperamos que não venham os emplacamentos, estacionamentos e carteiras a preços exorbitantes que inviabilizem o seu uso.
É preciso criar alternativa para o uso das bicicletas nas ruas de Salvador. Isto tem a ver também com o nosso turismo.
Vamos nós, independentemente de opões políticas, desenvolver ações no sentido de que a bicicleta tenha seu espaço garantido nas ruas de Salvador.
Cicloabraços,
Valci Barreto
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário