quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jornal A Tarde Demite Jornalista e ABI Protesta

Demissão de Jornalista do Grupo A Tarde.

Valci Barreto,


Os Jornalistas da Bahia se mobilisam  para protestar contra demissão , pelo Jornal a Tarde, do Jornalista Aguirre Peixoto.

Segundo denúncias veiculada nas redes sociais, a demissão é conseqüência de pressão da área imobiliária, incomodada com reportagens contrárioas a interesses do setor,perante o Jornal À Tarde.

A ABI  emitiu nota, e o  Terra Magazine ouviu o Diretor de A Tarde, Silvio Simões, cuja entrevista é esta reproduzida  no site http://www.politicalivre.com.br/

Segundo interpretações da blogsfera baiana, a chamada da edição de capa do Correio de hoje, 10 de fevereiro de 2011,  guarda relação com o episódio.

A demissão de Aguirre  inquietou toda a categoria de jornalistas da Bahia.

A nota abaixo foi recortada do site Política Livre.

"ABI divulga nota lamentando demissão de jornalista

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) divulgou uma nota agora à tarde também se posicionando contra a demissão do jornalista Aguirre Peixoto do jornal A Tarde. A nota assinada pelo presidente da entidade, Samuel Celestino, classificou o caso como um “retrocesso descabido”. Leia a nota na íntegra:
“A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), pela sua Diretoria, fiel às suas tradições que remontam aos princípios erigidos por seus fundadores, vem a público lamentar o episódio envolvendo o jornal A Tarde e a demissão do jornalista Aguirre Peixoto, que impactou a classe dos jornalistas da Bahia. Entende a entidade que nenhuma força – econômica, política ou social – se impõe sobre os valores maiores dos homens livres. À frente de tais valores, se agiganta a força da liberdade de imprensa, da livre expressão, do livre dizer, do direito de informar e de ser informado. Em uma síntese, é nesse conjunto de valores que se sustenta a democracia, essência que alicerça os homens iguais. A ABI lamenta e entende o fato como um retrocesso descabido, que se registra, justamente, quando a imprensa baiana está prestes a completar 200 anos de existência e tem sido, no decorrer do tempo, uma intransigente defensora das liberdades dos cidadãos e da democracia. O episódio desmerece a luta empreendida pela imprensa livre desta terra, que sempre encontrou no povo da Bahia o seu principal aliado e defensor”.




Nenhum comentário: