sábado, 26 de março de 2011

CARTILHA DO JABUTIS VAGAROSOS

Foto: Valci Barreto, do Jabutis Vagarosos.
JABUTIS VAGAROSOS.

Valci Barreto
Quem quer pedalar já sabe o que fazer: pega a sua bicicleta e sai por aí.

Quem quiser pedalar em grupo, o que sempre aconselhamos , especialmente para os iniciantes adquirem experiências e maior segurança nas ruas,  deve escolher o grupo de ciclismo que mais estiver de acordo com o seu  jeito, perfil,modo de ser e de pedalar. Vários grupos organizados de passeios ciclísticos de Salvador tem seu pefil publicado no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com.

 Todo agrupamento humano tem suas regras. Quem a elas não se ajustar, deve formar o seu. Em bicicleta não é diferente. Se não gostar de nenhum grupo de pedal ,em vez de reclamar do comportamento dos outros, pessoas ou grupos,  crie o seu ou saia pedalando sozinho por aí. Muitos assim procedem e não são menos felizes. Estressar, reclamar, contaminar o ambiente de mal humor é que não vale, pelo menos para nós do" jabutis Vagarosos." Aceitamos sugestões  para melhorar, claro, mas sem stress.

O grupo Jabutis Vagarosos não telefona para avisar deste ou daquele passeio que fará.

Todos nossos avisos e comunicações são feitas por e mail ou mediante aviso no muraldebuarin.com, a partir das quintas feiras. Quando não há o aviso é porque poderá ou não acontecer um passeio.

Agora, quando publicado ele acontece, ainda que com uma pessoa só. E sai, precisamente, no horário e do local anunciado. Muita gente fica pedindo para ligarmos avisando os dias e horários em que estaremos pedalando. Infelizmente não podemos atender a estes pedidos porque isto importa em grande  perda de tempo, stress, idas e retornos de telefonemas, compromissos para ligarmos, agendamentos e outras “burocracias”, totalmente desnecessárias , que não combina com gente organizada e civilizada.  Para o bem nosso e de todos, não assumimos compromisso de ligar avisando deste ou daquele passeio, mesmo porque são muitas as pessoas indisciplinadas, claudicantes, indecisas, que dizem que vão e não vão, que ficam pedindo para esperar, alterar , roteiros , horários e destinos, sem respeitar os que chegam no horário e local combinados.

Esperamos, sim, mas por motivos muitos justos como um pneu que fura, uma bicicleta que quebra no caminho. Mas não esperamos por conta de atrasos gerados por  indisciplinados que não se importam com o o tempo de quem chegou no local e horário combinado.

Buscamos descomplicar. Quem realmente quiser fazer um pedal proveitoso com os Jabutis, abra o muraldebugarin.com, ou sua caixa de e mails,  a partir das quintas feiras, que nossos avisos estarão lá.  Marcado um horário e dia para saída, não adianta ligar pedindo para mudar horário e local. Não mudamos porque o aviso envolve outras pessoas. No passeio, ouvimos, atendemos, negociamos locais para visitar; não há rigorosidade quanto ao destino final. Certos mesmo são os locais e horários de saída. O mais é o que for acontecendo.


Aceitamos , acolhemos sugestões, sim, podemos mudar roteiros no curso do passeio, a depender das necessidades, das sugestões, do decidido pelo grupo. Mas o horário e local de saída são imodificáveis após anunciados.

Bicicleta é para descomplicar. Não somos administradores de pedais nem de empresa de turismo ciclistico.

Todos são bem vindos aos jabutis vagarosos. Pedimos, no entanto, antes de vir, ler a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS, PUBLICADA NO MURALDEBUGARIN.COM E NO BIKEBOOK.COM.BR

COMO DIZ O DITADO: se tal grupo é ruim, chato, apressado, anda devagar, tem gente rica, gente pobre, gente feia, gente bonita, FAÇA O SEU E PEDALE. VAMOS FICAR SEMPRE FELIZES vendo mais e mais grupos ciclisticos ocupando nossas ruas para nossa alegria e do planeta .

No caso dos jabutis vagarosos, detestamos pressa, mal humor, "vamo vamo", "tá na hora," "espera que tô chegando." "aguarde que tô indo". “tenho que ir embora agora”. Pedimos sempre aos mal humorados, estressados, apressados, descompromissadas com as regras de civilidade em grupo para não comparecer aos nossos passeios. Gostamos de festa, alegria, bom humor , bate papo; e bicicleta. Se este é o seu caso, voce é nosso convidado, mesmo se não receber aviso personalizado.

Nosso pedal não é destinado a ensinar a pedalar. É para quem já sabe pedalar. Pedimos para treinar antes de vir, pelo menos uma hora por dia em  academias , garagem ou perto de casa. Quem pedala pelo menos uma hora sem se cansar, mesmo bem devagar, está prontinho para participar dos nossos jabutis.

E não esqueça: antes de vir para o jabutis, verifique se os pneus estão cheios, raios , pedais, correntes, tudo certinho, lubrificado, dê uma olhada na magrela para ver se está tudo certinho, E jamais esqueça de deixar suas raivas, mal humor,reclamações, pressa e estres em sua casa.

Para nós,do Jabutis, tudo isto é bem mais importante em nossos passeios do que o preço da sua roupa e da sua bicicleta. Pode vir com qualquer roupa de uso comum e com bicicleta de qualquer tipo e preço, desde que rode.

Pedimos usar capacete e luva, para segurança de quem pedala. Nas vias públicas ,uma queda pode ser muito perigosa porque a primeira coisa que o ciclista toca no chão ao cair é a mão e em seguida a cabeça. Muitas vezes, a cabeça primeiro. Como na cidade o que tem mais tem  é cimento e ferro, uma simples queda pode causar graves conseqüências. Por isto usamos e estimulamos o uso do capacete, mas afirmando sempre que a lei não obriga o seu uso. É questão de segurança, que sempre aconselhamos.

Andar de bicicleta é uma das coisas mais simples, barata e gostosa. Muita gente não pedala na cidade por medo do transito. Nós , mesmo com todas as brutalidades dos nossos motoristas, pedalamos com certa segurança e sem medo em nossa cidade. Este medo de pedalar nas ruas é que ajudamos as pessoas a vencer; mas não ensinamos a pedalar nem a adquirir condicionamento físico. Isto você consegue até em casa, academias ou aulas de bicicleta.

No jabutis, se você treinar  em seu condomínio, rua , casa ou academia, apenas uma hora por dia, duas vezes por semana, você está prontinho para andar nos jabutis vagarosos.

Nossos passeios , de um modo geral acontecem no centro de Salvador e normalmente funciona assim: saímos pontualmente do local combinado, gostamos de fotos e vídeos; vamos a locais como: feiras livres; feiras  de cultura; shows em praças publicas; feira de livros; museus , como o MAM . Rodin; Jardim de Nazaré, assistir ao Canto da Praça; A  permanência nestes locais depende do que o grupo decidir, mas sempre sem estress: normalmente não temos compromissos de horário para retorno e pedimos que, se alguem tiver um horário para retorno, que nos avisem sempre, para fazermos o passeio fluir normalmente e até, quem sabe, deixar o ciclista em casa , aconselhá-lo a retornar só ou providenciamos um taxi para retorno, custeando o ciclista as despesas com esta condução que é a mesma do taxímetro; paramos em bancas ou mercadinhos de frutas, como nas do Largo Dois de Julho, onde podemos lavar as mãos e o João nos oferece prato e faca para a operação. As vezes, almoçamos em algum lugar, mas sempre preferimos comida a peso pela praticidade. Na maioria das vezes não almoçamos , vez que as frutas , de um modo geral, nos bastam.

Os passeios são gratuitos, cada um paga a sua despesa com água e merenda; ou, o que é raro, com almoço.  Pedimos sempre para não ficaram os pedalantes atendendo celular enquanto pedala. Claro que, se tem alguem com gente doente ou filho pequeno em casa, o atendimento é liberado. Atender celular pedalando é sempre um perigo . E parar toda hora para atender celular termina incomodando aos demais. Nas paradas, pode ligar e atender à vontade. Dificilmente o jabutis sai com mais de cinco pessoas. Mas se vierem mil serão bem aceitos.

Quando o jabuti anuncia no site que vai acontecer um passeio, ele vai acontecer, ainda que com uma pessoa só. E sairá no horário e local combinado.

Há passeios que anunciamos nos sites. Outros apenas convidamos por e mail as pessoas. Quando avisamos apenas por e mail, normalmente é por uma razão especial. No mais, sempre publicamos no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com.

Nosso passeio não é corrida, é passeio lento. Se alguem cansar, não tem problema: agente desce da bicicleta, bate um papo, segue empurrando a bicicleta. Adoramos também caminhar,  mesmo empurrando as bicicletas: é a hora do papo mais próximo, da contemplação, das fotos, dos vídeos. Nas ladeiras  subimos empurrando, sem qualquer trauma. Adoramos esta parte. Como temos também atletas que às vezes aparecem, estes podem subir pedalando.
 
Veja fotos e textos no bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Vejam nossos vídeos no you tube, pesquisando por
Valci barreto
Muraldebugarin.com
Pedalando em salvador
Passeios ciclísticos em salvador.

Qualquer duvida , podem passar em mail para


que sempre atenderemos na maior boa vontade.


-Não revisamos nossos textos.

Nenhum comentário: