quarta-feira, 5 de setembro de 2007

MONTE GORDO - GUARAJUBA - BAHIA.

VISITE MONTE GORDO, EM GUARAJUBA - BAHIA.


MONTE GORDO – POVOADO EM GUARAJUBA.

Valci Barreto-Advogado
Editor do Meu Zine, link do site
www.amigosdebike.com.br

Quase todos que trafegam pela Linha Verde, conhece já esteve ou ouviu falar na Práia de Guarajuba.

Quem mora, tem casa de praia ou vai sempre até as próximidades de Guarajuba, conhece bem, ta´bme, o povoado de MONTE GORDO que fica do lado esquerdo da Linha Verde, sentido Salvador Práia do Forte. Do lado direito da Pista estão práias mais valorizadas e bem frquentadas da Região Metropolitana de Salvador.

Do lado esquerdo da mesma pista,não há práias, casas luxosas, mas possui encantadoras atrações , especialmente para quem gosta das coisas e costumes interioranos.



Um destes atratativos é a feira onde se pode comer mocotó, rabada, churrasco, comprar frutas , cuzcuz, verduras, redes , os mais diferentes bolos caseiros, feitos pelos nativos, daqueles que só gente de feira sabe fazer.

Há serrarias, cabelereiros, dois supermercados, comidas caseiras , típicas de interior, oficinas e lojas de bicicletas. Uma desta lojas, a JK BIKE, logo no início do povoado, aluga bicicletas.

No restaurante SABOR e ARTE, também na entrada do povoado, há um saboroso café da manhã com mocotó, ensopado, cuscuz, bolos, sucos, banana frita , cozida, batata doce, ovos de todas as formas, tudo a peso.

No Mercado Municipal , há vários bares e restaurantes, típicos de feira. Nos finais de semana, há barracas abertas até as altas madrugadas para a cerveja, mocotó , rabada, feijoada. De sexta a domingo à tarde, a pedida é o BAR E RESTAURANTE – RECANTO DA PRAÇA ou BAR DO LUIZ, com uma simples mas deliciosa picanha, “feita na hora,” com feijão tropeiro e acompanhamento. E o preço é convidativo. A comida é elaborada e servida pelos próprios proprietários, sendo o cliente tratado como gente. Às sextas e sábados, mocotó, churrasco e uma deliciosa feijoada.

Na entrada do povoado, vale a pena conhecer o KI PICOLE, do senhor Cláudio. Apaixonado pelo que faz, orgulhoso de seu picolé e sorvete, faz questão de mostrar todo o processo de fabricação, demonstrando a higiene completa, e que são feitos, verdadeiramente, de frutas. O preço não tem concorrente.

Quem estiver passando por Monte Gordo e quiser trazer picolé para a família, em Salvador, o senhor CLAUDIO dá uma dica: acondicionando o picolé em sacos plásticos, envolvendo-os em jornal, chegam limpos e sem derreter em Salvador ; e até em Aracaju. Para Aracaju não testei, mas para Salvador, fiz a “operação” e deu certinho. Não saio de Guarajuba sem trazer alguns picolés do Ki picolé para Salvador.

Quase todo mundo , ao visitar, ou passear pela região de Guarajuba, sentido Salvador/Aracaju, entrando sòmente pela direita, não sabe o que está perdendo à sua esquerda: O povoado de Monte Gordo, principalmente quem gosta de coisas do interior e for apaixonado por feira livre.

A feira de Monte Gordo é aos domingos. Mas desde as madrugadas de sexta há pessoas tomando cerveja , batendo papo, comendo mocotó.

É, também, um ótimo lugar para passear de bicicleta. Tudo plano .

Estando em Salvador, há ônibus para Monte Gordo no terminal da Lapa, Rodoviária do Iguatemi, Calçada, Comércio e , tendo como ponto final Guarajuba ou Práia do Forte, no terminal de ônibus da Rua Chile.

Em Monte Gordo não há táxi. O transporte é bicicleta e motocicleta. Mas há ônibus regulares para Salvador e municípios vizinhos. Os motoboys são organizados em associações, prestam ótimos serviços e são muito respeitados pela população. Quem for se utilizar destes serviços deve procurar sempre uma Associação, que possui pontos fixos em vários locais , com placas identificadoras e fones espalhados pela região.

Costumeiramente, grupos de ciclísticos de Salvador , a exemplo do Sincronia , Jabutis Vagarosos, fazem passeios de Salvador até Monte Gordo.

Publicado no muraldebugarin.com
e no bikebook.blogspot.com

lia meu zine, no muraldebugarin.com