quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PEDAIS E MAIS PEDAIS

LÁZARO E GENIVALDO, GENEROSOS DOS PEDAIS.


Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com



São muitos os grupos de pedais existentes em Salvador e cada dia que passa um novo surge, normalmente seguido de um site ou blog.

Uns mais lentos, outros mais rápidos, uns mais humildes, outros mais mais aquinhoados.

Entre eles, alguns, além do pedal em si, desenvolvem outras atividades como cicloativismo, ações flantrópicas, políticas e reivindicam ações em favor de equipamentos urbanos para bicicletas.

Entre os grupos, dois se destacam pela união, pedais em todos os finais de semana e viagens mais longas. Dos que conheço, com estas características, estão NATURABIKEAÇÃO e PEDAISNAESTRADA.

Liderados respectivamente por Antonio Lázaro e Genivaldo, raramente há um final de semana em que eles não realizam uma viagem mais longa, para cidades , sítios, regiões próximas a Salvador, até mesmo para nosso estado vizinho de ARACAJU.

No dia cinco de setembro, mais destes passeios , mais longos, está sendo realizada por LÁZARO, com destino a IRARÁ. Será um autêntico cicloturismo, com passagens por rios, cachoeiras, fazendas, alimentação e hospedagens em locais humildes, a fim de que as pessoas com menos condição econômica possam também participar.

Ambos estão com viagens previstas para ARACAJU. Por questões de segurança, preferem não divulgar dia, hora e trajeto , por problemas de segurança.

Nos pedais de Lázaro e Genivaldo, por cultura dos grupos, e mesmo por falta de condições econômicas, participam pessoas com qualquer tipo de bicicleta.

Não são corridas. São passeios, em ritmo que atenda às condições de qualquer pedalante.

Acolhem qualquer tipo de bicicleta e indumentária.

Lázaro, diariamente está conclamando pessoas para pedalar, dando inclusive aulas para crianças, notadamente na região de Marechal Rondom, onde reside.

Vai a todos os lugares de bicicleta. Pessoa idônea respeitosa, respeitadora das normas de trânsito, e dos seus semelhantes, é um exemplo a ser seguido, até mesmo por festas ciclísticas que realiza nos dias de criança, juninos, carnaval PEDAL FOLIA), mantendo, com o JABUTIS VAGAROSOS, uma parceria no BICICLOTECA, em que saem vários grupos de pedais levando livros para formação de bibliotecas comunitárias. Relaliza, no pedal, festejos juninos(PEDAL JUNINO) natalinos e dia das crianças.

Genivaldo e Lázaro não pedem, porém, tenho certeza de que aceitam, colaborações de quem quiser e puder para as suas ações ciclísticas e sociais que realizam de forma simpática, humanitária, mesmo porque, sendo pessoas de origem humilde, convivendo com as carências do subúrbio de Salvador, sabem das necessidades que ali residem.

Tive a honra de pedalar com ambos. Eles têm muito a nos ensinar em matéria de pedal. Com Lázaro, no PEDAL DO CORTEJO, (Festa do Bonfim), sempre estamos juntos, do Elevador Lacerda , onde nos encontramos todos os anos, até a Colina Sagrada. Em seguida, damos uma pedalada pela região da Ribeira.

Por onde passam, Genivaldo e Lázaro cumprimentam as pessoas que lhe destinam o mesmo respeito e admiração.

Sem recursos, senão a índole para o bem, dotados de uma comovente humildade, realizam em favor dos pedais, em favor do ciclismo, em favor de emoções destinadas aos mais humildes da periferia, operações milagrosas. O Genivaldo sai por aí, pregando o evangelho, as boas ações , acolhendo em seu pedal mesmo quem não acredita nas lições bíblicas. Mesmo ateus, pessoas de outras religiões podem participar dos seus passeios e deles têm o mesmo respeito. Crentes e não crentes, em seus pedais, se sentem à vontade, sem qualquer discriminação, sem que lhe seja cobrada qualquer atitude senão o respeito ao semelhante e ao pedal alegre, cortez, bucólico, verdejante.

Sugiro a todos, que não se importem em estar com os humildes, curtindo cenas maravilhosas escondidas pelos carros, pressa e medo de assalto, um passeio com estas duas maravilhosas figuras do pedal, que, como poucos, contribuem para o crescimento das atividades cicloativistas, cicloturistica, respeito ao semelhante, às normas de trânsito mesmo destituídos os seus componentes, de melhores condições econômicas.

Eles não pedem, mas tenho certeza de que, humildes como são, agradecerão as contribuições que alguem puder lhe destinar. E tenho certeza: o que receberem será distribuído por onde eles andarem e pedalaram.

Sou fâ destes dois grupos, que enchem de humanidades os pedais da Bahia.

Quem quiser saber onde anda o PEDAISNAESTRADA, vejam o blog: PEAISNAESTRADA.BLOG.TERRA.COM.BR, implantado e mantido voluntariamente por amigos e colaboradores do grupo.

Não tenho dúvida em batizá-los: ‘OS GENEROSOS DOS PEDAIS DA BAHIA”




VALCI BARRETO, advogado, cicloativista, editor do BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
,colaborador do muraldebugarin.com.
Editor do MEU ZINE.

valcibarretoadv@yahoo.com.br