sábado, 1 de dezembro de 2007




PERFIS DE PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR
============================================

Valci Barreto
editor do bikebook.blogspot.com,
do meu zine
e colaborador do muraldebugarin.com


Todos os primeiros domingos de cada mes a ASSOCIAÇÃO DOS BICICLETEIROS DO ESTADO DA BAHIA promove um grande passeio ciclístico pelas ruas de Salvador, que tem início às 09 horas da manhã, no Estacionamento da Fonte Nova, Dique do Tororó. É um passeio lento, podendo participar pessoas de todas as idades, com qualquer tipo de bicicleta, desde que rode. Quem quiser, e puder, leva um kg de alimentos não perecível que é entregue, no próprio trajeto, a entidades carentes. Há sorteios de bicicletas e de brindes.

É lento, festivo e tem apoio da Polícia Militar, SET , Pelotão Aguia, munido ainda de carro de apoio e enfermeira. Vem pessoas de todos os bairros e até de cidades vizinhas. É uma festa este passeio, com participaçao de muitas crianças. Em feriados podem ser modificados para o domingo anterior ou seguinte. A mudança é sempre anunciada com antecedencia .

Todos ficam sabendo do roteiro através dos sites e blogs. Fotos destes e de outros passeios estão no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos.", amigosdebike.com.br, mundodabike, pedaladadanoite e pedais na estrada, sincronia, cujos links estão nos mesmos sites.

======================================

PASSEIOS DA ASBB
-------- -- -----

Criados e mantidos pela ASSOCIAÇAO DOS BICICLETEIROS DA BAHIA, coordenados por Gilson Cunha, acontecem pelo menos tres vezes por ano a saber:

O do dia 03.06, DIA MUNCIPAL DO CICLISTA, é o que envolve o maior número de pedalantes . Chega a mais de tres mil pessoas, já tendo sido objeto de gravação do programa DECOLAR, com participação da Liliane Reis.

Atualmente a ASBB se agregou a um grupo de pedalantes da comunidade de Portão para juntos realizarem o passeio Portão / Bonfim, com mais de dois mil participantes, e o AREMBEPE/GUARAJUBA, envolvendo mais de trezentas pessoas, ambos realizados em outubro.

Fotos dos passeios podem ser vitas no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos"

====================

·.... Segunda-Feira: Pedalada da Noite - rítmo médio, indicado para quem já está acostumado a pedalar... Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 20 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda segunda-feira útil. Saída às 20:30 horas da Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Silver Shopping, no Imbuí. Coordenação: Fernando Carvalho - Tel (71) 9965-0249
... Terça-Feira: Amigos de Bike - ritmo moderado, tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 17 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 35 Km. Concentração: Toda terça-feira útil. Saída às 21 horas do estacionamento do Aeroclube. Coordenação: Lúcia / Alexandre / Edson - Tel (71) 9115-0363 / 8819-3229 / 9966-2118
· Terça-Feira: Grupo Ervaciclo - Ervaciclo" é de ritmo acelerado, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem média de velocidade de 25 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda terça-feira útil. Saída às 21 horas do Farol da Barra. Coordenação: Eraldo - Tel (71) 3329-5160 / 8104-7115
... Quarta-Feira: Grupo Sincronia - rítmo médio, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 20 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quarta-feira útil. Saída às 21 horas do estacionamento do Hipermercado Bom Preço - Vasco da Gama. Todos os sábados, este grupo realiza passeios imperdíveis para locais e cidades vizinhas da Capital Baiana. Coordenação: Edvaldo / Humberto / Cláudio Carvalho - Tel (71) 8876-4745 / 8848-7692 / 8866-2630
· Quarta-Feira: Grupo Pedal Mania: de ritmo acelerado, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem média de velocidade de 25 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quarta-feira útil. Saída às 19:30 horas do Largo do Luso - Plataforma. Coordenação: Paulo Roberto - Tel (71) 9989-3843 / 3401-1727 - email: provinculo@uol.com.br
· Quinta-Feira: Farol Light Bikers - ritmo médio, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 20 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quinta-feira útil. Saída às 21 horas do Farol da Barra. Coordenação: Edson - Tel (71) 9966-2118
· Quinta-Feira: Pedais na Estrada - de ritmo moderado, indicado para quem está iniciando, a média de velocidade de 17 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda quinta-feira. Saída às 18:30 horas da Praça da Revolução em Periperi. Coordenação: Genivaldo / Digo Brunelli - Tel.: (71) 3307-2436 / 9148-6589 - Reliza muitos pedais para fora de salvador em domingos e feriados.

· Sexta-Feira: Pedal Night - O passeio noturno do grupo "Pedal Night" é de ritmo acelerado, indicado para quem já está acostumado a pedalar. Tem rádio comunicador de segurança e média de velocidade de 25 km/h. Estimativa de distância percorrida em torno de 25 a 50 Km. Concentração: Toda sexta-feira útil. Saída às 20:00 horas do Largo dos Paranhos em Brotas. Coordenação: Ado Nery: - Tel.: (71) 9961-1497
==========================

Naturabikeação-Coordenado por Lazaro, de Marechal Rondom, ritimo leve, ou acelerado de acordo com o local e tipo de passeio. Participa dos mais variados events ciclisticos, inclusive para fora de Salvador. Realiza o passeio dos tres faróis, bicicloteca , farol folia, lavagem do bonfim e outros festejos baianos. Pedala por Simões Filho , Lauro de Freitas, Camaçari. Em dezembr, realiza o BICICLO INFANTIL , em Marechal Rodon, com a participação de crianças , seeus pais e envolve toda a comunidade , do bairro. Tem ainda o inestimável apoio da rádio comunitária de Marechal Rondom, que o divulga e dele participa . Passeio de grande significado para a comunicade daquele bairro.

Um dos mais expressivos é o bicicleteca, realizando em outubro, em que centenas de pedalantes levam livros para formação de bibliotecas comunitárias.

O Naturabikeação é muito convidado por prefeituras vizinhas a Salvador para compor eventos esportivos , de lazer e filantrópicos , dando o brilho especial a estas festas.

Lázaro, seu coordenador, ensina a pedalar, na maior paciencia, para adultos e crianças, mediante o pagamento de uma diária e alomoço, a combinar.

É uma pessoa muito querida e respeitada no meio dos passeios ciclísticos., marcando sua presença nas reinvidicações e em todas as ações públicas e privadas em favor das bicicletas nas ruas de Salvador.

As ações e fotos de lazáro estão divulgadas no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com
=================

GRUPO DE NARANDIBA - Realizado 15 dias após o da ASBEB,no domingo, envolven mais de cem pessoas, em pedal firme, com os mais variados roteiros. Seus passeios são alegres, gostam de beber e comer moderadamente, realizam ações filantropicas e de cicloativismo, tendo entre os seus mais animados componetes o Guerreiro, que também participa de varios grupos de ciclismo.

======================================================

ANJOS DE BIKE.

Não tem dia certo para sair. Junta-se a outros grupos, realiza ações em favor de segurança e proteção ao ciclista. Vem desenvolvendo um grande trabalho no municipio de Muritipa, em favor das bicicletas, com passeios memoráveis pela região. Em Salvador, participa do passeio da asbeb, asbb, amigosdebike e realiza passeios previamente organizados, no Parque de Pituaçu.

Tem como coordenador uma das figuras mais queridas do pedal TIO LU, que em Muritipa conta com o apoio da companheira SUED. Juntos já realizaram grandes pedaladas pelo reconcavo baiano.

=================================
=====================================================================================NOTA: NO SITE muraldebugarin.com , há links indicando os varios sites de grupos ciclisticos de Salvador. E este mural possui links de quase todos os sites baianos. Diariamente o mural traz atualizações, dos passeios que vão sendo anunciados, avisados, criados. Além de publicar noticias de outros eventos.

O meu zine, e o bikebook.blogspot.com podem ser visitando no mesmo mural.

=============================================================================
=========================================================================

Além dos passeios diários, noturnos, no finais de semana são organizados passeios por grupos, os mais variados, ou mesmo individualmente. Improvisados, ou avisados previamente, sempre acontecem.

São milhares de pessoas hoje em salvador indo para o trabalho de bicicleta. Vários grupos participam de atividades cicloativistas, e, mesmo individualmente há muita gente fazendo trabalhado em favor das bicicletas nas ruas de Salvador, estimulando, propagando, participando das mais variadas formas de movimento em favor das bicicletas nas ruas de Salvador. Vereadores como o Presidente da Camara Muncipial, Valdenor Cardoso, Reginaldo Oliveira, Everaldo Augusto , diretores de orgãos de transito têm se agregado ao movimento.

Veja fotos no muraldebugarin.com em "galeria de fotos" .

Lazaro, do natura bike ação, ensina pessoas a pedalar. É uma pessoa muito paciente, respeitada nos meios ciclisticos. Com uma diária e um almoço simples ele vai até o local combinado, ou consegue o local para dar as suas aulas.

A foto de ´Lázaro está no bikebiook.blogscpot.com, na volta ciclististica itapagipana e no MEU ZINE.

Em janeiro o JABUTIS VAGAROSOS, muraldebugarin.com , bikebook.blogspot.com e outros colaboradores, realizam uma grande exposição de pintura na GALERIA PANORAMA DE ARTE . Para esta exposição os artistas são convocados para pintar o tema BICICLETA. É um grande evento cultural da Capital baiana, tendo ampla cobertura da imprensa , comparecendo pessoas do mundo das artes, os ciclistas e muitas autoridades.

Todos são convidados para o coquetel de abertura, ficando expostos os quadros pelo tempo divulgado em nossos blogs e sites. PANORAMA GALERIA DE ARTE , cinquentenária escola de arte e galeria de Salvador.

A deste ano, de 2007, já está agendada.

Publicado no bikebook.blogspt.com

==============================================================================
=============================================================================
=============================================================================
===============================================================================



Flávio Costa
Numa época dominada pelos MP3 e Ipods da vida, que conseguem armazenar uma quantidade enorme de músicas num aparelho de bolso, os aficionados pelos bolachões podem ser considerados uma espécie avessa aos ditames da tecnologia. Mas a questão não é exatamente esta. Mais do que simplesmente nostálgicos, os colecionadores de disco de vinil fazem parte de uma cultura que valoriza uma experiência estética única. E, no próxima dia 22, eles têm um encontro marcado na Festa do Vinil, no espaço Zauber Multicultura, localizado na Ladeira da Misericórdia.


A festa é promovida pela banda baiana Radiola. Todos os integrantes são, em graus variados, colecionadores de disco de vinil, e o próprio nome do grupo já dá uma idéia disso. Em 2002, numa jogada de marketing, eles resolveram criar uma festa em que fosse premiados os álbuns mais raros e os mais estranhos levados pelo público.
“Tem muita gente que compra um vinil por outros motivos que não só o sentimento de nostalgia. Por conta das fotos dos álbuns que têm uma dimensão muito maior do que num CD, por exemplo, ou ainda pelo seu valor histórico”, afirma o vocalista do Radiola, Fabinho, 29 anos de idade.


Os prêmios para os vencedores, que são escolhidos durante o desenrolar da festa, variam desde a já tradicional garrafa de tequila ao jantar em um restaurante mexicano e outros brindes. Raridade e a importância musical do disco-candidato são levados em conta pelo júri na hora da escolha. Álbuns setentões de Jorge Ben Jor (quando ele ainda se chamava Jorge Bem) e dos Novos Baianos estão entre os vencedores dos anos anteriores.


Entre os amantes do vinil há quem defenda que eles possuem uma qualidade sonora superior aos CDs. “Dá para ouvir o som grave melhor”, resume o ex-serigrafista Jorge Nour, 54 anos. Ele montou seu sebo musical há 13 anos na Rua da Forca, no Largo Dois de Julho, a partir de um acervo de 80 discos. Atualmente comercializa cerca de quatro mil. “Tenho uma clientela que posso classificar de eclética. Hoje em dia muitos jovens procuram estes álbuns mais antigos, principalmente os de rock”.


O aposentado Cristóvão Góes, 60 anos, faz cara feia quando ouve falar em aparelhinhos como MP3 e seus congêneres. Mas engane-se que ele é um apreciador do discos de vinil por puro apego às coisas antigas. Para o possuidor de mais 600 discos, a vanguarda está nos discos pretos de 80 rpm (rotação por minuto). “Quem pensa que estou na contramão está enganado. Estou é na plena modernidade”. Ele enumera as qualidades do bolachão frente à praticidade do CD e dos Ipods da vida. “Dá para distinguir melhor os instrumentos. Além disso, a durabilidade do vinil pode chegar a 150 anos”.


Cristóvão é freqüentador assíduo de uma mais visitadas lojas de disco de vinil da cidade, localizada na rua do Paraíso, no centro da cidade. Seu dono é Haniel Souza Almeida, que estima, por baixo, possuir um acervo de mais de 40 mil discos. Ele passou por 18 empregos na vida, dentre eles o de gerente de loja de música, antes de abrir o Bazar Som Três. De música clássica a rock, encontra-se na loja de Haniel de tudo um pouco. O preço varia entre R$5 e R$150, valor do Mundo Racional de Tim Maia, considerado raríssimo, e lançado originalmente em 1975.


***

VÁ DE BIKE!!!!


FESTA DO VINIL


DIA - 22 de dezembro (sábado), a partir das 23h
LOCAL - Zauber Multicultura, na Ladeira da Misericórdia, 11.
ATRAÇÕES - Banda Radiola e Wado. Participação do DJ Invisivi.
PREÇO - R$15
ONDE COMPRAR - Loja de Vinil de Jorge Nour – Rua da Forca, 121, Centro.
Bazar Som Três – Rua do Paraíso, 34, Bloco- A – Loja 04
Conjunto São Bento, Centro. (71) 3266-3519 .