segunda-feira, 28 de abril de 2008

REVISTA MUITO, MUITO OBRIGADO!

valci barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebugarin.com


A reportagem da revista Muito, do Jornal À TARDE, é de inestimável valia para nossas atividades cicloativistas. As verdadeiras obras de arte, reveladas nas fotos dos fotografos João Alvarez e Rejane Carneiro , que ilustram a matéria , já são grandes presentes para nós. A abordagem do Danilo Fraga, que fez o texto, revelou um talento nem sempre comum em muitos jornalistas: a absorção do "espirito" do objeto que quer revelar ao leitor. Foi além, para revelar o mundo precioso da bike, as suas possibilidades como meio de transporte, o estímulo ao rompimento dos prenconceitos e medos que envolvem o pedalar. E foi mais além: homenageou, como poucos, nosso herói maior: Rubens Pinheiro que, com uma bicicelta simples, como gosto de pregar, sem marcha, pedalou da Bahia, por dois anos, até Nova York. Muitos procuram e compram as bicicletas mais caras e bonitas(nada contra!) com mil marchas , fazem um pequeno pedal e as abandonam. Outros, mesmo com elas, mal chegam a aventurar-se a uma ilha de Itaparica.(Tudo contra!)

Ou seja, nosso repórter expos mais do que a importância da bicicleta para o nosso mundo. Fez e fará história.

Fiquei orgulhoso em participar como entrevistado, fotografado, sobrtudo por profissionais que honram as nossas letras e imagens. Fui várias vezes premiado: com minha foto na revista, ter recebido e conversado com os profissionais e ter sido fotografado por uma grande promessa, porque ainda novo, João Alvarez e por uma das maiores fotógrafas do Brasil, Rejane Carneiro. Amando fotografia, há mais de trinta anos acompanho seu trabalho no jornal À TARDE. Sou fã da artista. Vim conhecê-la pessoamente somente agora. E vi quanto sofre para fazer " a foto": sol, suor, mil clics e ainda a "bronca" da sua médica que a flagou em pleno sol da Bahia, contrariando suas recomendações: "cuidado com o sol, cuidado com a pele, Rehane!".

A paixão pelo belo, pelo que faz, é que leva pessoas a estas realizasões, mesmo quando o modelo não foi bem escolhido. Ainda bem que a bike que eu usava e o capacete eram até bonitinhos! Ainda assim Rejane não ficou satisfeita: queria um onibus bem amaralo no lugar do vemelho. Ainda bem que apareceram . Mas não do "jeito" que ela queria. Para nós, Rejane, está perfeita a foto, mesmo que vermelho o ônibus!

Muito obrigado meus , agora amigos, do Jornal À Tarde.

E aos amigos do pedal pela referencia à minha participação na reportagem, que é uma homenagem a todos nós e às nossas magrelas.

Resta-nos encaminhhar e -mail agrdecendo ao jornal e a toda a equipe responsável pela matéria.

Foi o presente para todos nós e para mim antecipação de meu presente de aniversário, que está pertinho, logo ali na frente!!

bikeabraços,

valci.

Nenhum comentário: