A RUA É DO CARRO, MOTO, BICICLETA E PEDESTRE.
VALCI BARRETO,advogado, cicloativista
editor do bikebook.blogspot.com
editor do MEU ZINE, link do muraldebugarin.com
colaborador do muraldebugarin.com
colaborador da Folha do Reconcavo.
O motorista acha que a rua é só dele. Que é só do carro. Que todos têm que sair da sua frente quando ele dirige. Esta atitude é mais acentuada pelos motoristas de ônibus, táxi, mauricinhos e patricinhas que saem atrasados para escola , baladas ou para devolver o carro para alguém da família.
Um bom número de carros utilitários e de órgãos públicos mantém uma atitude hostil em relação a quem está em sua frente: buzina, aciona motores e faróis, agressivamente, para que todos saiam correndo da sua frente. Criam, com estas atitudes, um mundo agressivo, mal educado, perigoso, estressante.
O Brasil mata mais gente no trânsito do que muitas guerras em nosso planeta.Muitos estão mortos, mutilados, inutilizada para uma vida normal por causa de motoristas irresponsáveis. A maioria das mortes e mutilações são causadas pelo uso do alcóol , sono, excesso de velocidade.
Vamos ajudar a modificar estas atitudes. A mudança é boa para todos.
O ciclista , a moto, ou mesmo outro carro, não é obrigado a sair da frente a se jogar no passeio porque um motorista assim o deseja. A bicicleta, por lei, tem preferência e direito de circular na mesma pista do carro. Não há pista exclusiva para carro, salvo as exceções reguladoras dos órgãos dos órgãos de trânsito. É da lei. Por lei, também, a preferencia no transito é da bicicleta.
Vamos ocupar os espaços das ruas com nossas bicicletas, independentemente de ciclovias e de ciclofaixas. Que elas venham para segurança de todos. Mas , se o motorista respeitar as leis de trânsito, respeitar o semelhante, ainda que através de um policiamento ou multa alta, não há necessidades de ciclovias nem de ciclofaixas. Jamais governo de lugar nenhum do mundo irá implantar ciclovias ou ciclofaixas em todas as extensões de qualquer cidade grande. Estas nascem crescem, se desenvolvem privilegiando os carros em detrimento do ciclista e do pedestre.
Salvador é plana para bicicleta. Podemos pedalar de Stella Maris até a Suburbana, passando pelo Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer.
As ladeiras do centro de Salvador são pequenas e podem ser vencidas facilmente empurrando a bicicleta por alguns poucos minutos.Ninguém é obrigado a subir as ladeiras montados.
Quem mata , estressa, mutila é o carro. Quem atrapalha o trânsito é o carro; O carro está matando as cidades. A bicicleta está querendo ressuscitá-las.
Mais bicicletas e menos carros nas Ruas, para o bem de todos.
Campanha do blog:
BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
MURALDEBUGARIN.COM
MEU ZINE
...
GRUPOS CICLISTICOS DE SALVADORLescolha o seu):
JABUTIS VAGAROSOS - ASBEB - ASBBB - NATURABIKEAÇÃO -AMIGOSDETONI - PEDALSUBAAI - AMIGOSDEBIKE - SINCRONIA - FAROLIGHT-PEDALNIHGHT-PEDAISDEOURO-AMIGOSDETONY-NARANDIBA-PEDAISNAESTRADA-PEDALDELAS-PEDALADADANOITE- e muitos outros que estão surgindo.
Participe dos nossos passeios e ações em favor das bicicletas nas ruas de Salvador. Veja como, nos sites e blogs:
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
Em galeria de fotos, do muraldebugarin.com,milhões de fotos de passeios e eventos ciclísticos.
===========================
A CENTRAL DO CARNAVAL POSSUI LOJAS DE PRESENTES, LEMBRANÇAS, BOLSAS, CAMISETAS, NO PELOURINHO,(Ao lado da Igreja do São Francisco, Terreiro de Jesus); SHOPPING BARRA E AEROCLUBE. TUDO COM A MARCA DO CAMALEÃO, NANA BANANA E OUTROS BLOCOS BAIANOS.
===========================
A loja e oficina de bicicleta de Regis, na Vasco da Gama, funciona também aos domingos até as 13 horas. Ao lado do viaduto, em frente a "O Baratão".
==================================
Leia a FOLHA DO RECONCAVO, jornal de Candeias.
Viste o ACAREJÁ DA JÓ, no Largo dos Paranhos, em frente à FULL TIME.
======================================
Não jogue livros no lixo. Faça doações. Locais que aceitam: O Gaucho, frente ao prédio da Justiça do Trabalho, Comércio;
Senhor Alfredo, parte baixa da Ladeira do Funil, ao lado do Mercado da Sete Portas, inclusive aos sábados e
domingos pela manhã.
Rádio Excelsior, Garcia - Igreja da Vitória - Igreja Nossa Senhora da Luz, Pituba.
========================================================
DICA DE LEITURA: A Sombra do Vento , Carlos Ruiz Zafón - Editora Objetiva, Saraiva, Shopping Barra
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Um comentário:
Desembargador Valci Barreto
Saudações
O sobe e desce das escadarias da Justiça do Trabalho, onde dia-a-dia nos encontramos jamais me permitiria usufruir mais demoradamente de tão agradável companhia. Nosso espetacular encontro no Aconchego da Zuzu foi sem sombra de dúvidas um momento singular, onde advogados, que sempre insistem em falar de processos, juizes e coisas tais, deleitaram-se com boa música, excelentes companhias e energia que dava para iluminar a baia de todos dos santos por pelo menos um século. Espero que possamos criar novas oportunidades como esta, já tendo inclusive "intimado" o meu amigo Haroldo, nosso grande tocador, a compartilhar toda nossa alegria. ETA VIDA BOA DE VIVER !!!
Forte abraço, Gilvan
Postar um comentário