terça-feira, 20 de maio de 2008

PALESTRAS TRANSPORTE PÚBLICO E ACESSIBILIDADE, DO DIA 19.05.2008.

Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com

Atendendo a convite da Vereadora Olívia Santana, estivemos no auditório do Hotel Bahia do Sol, no Corredor da Vitória, para assistir a palestras sob o tema TRANSPORTE PÚBLICO E ACESSBILIDADE, ministradas por ILCE MARILIA DANTAS PONTO, doutora em engenharia de Transporte e professora da Ufba; Islandia Costa e Heron Cordeiro, Arquitetos da Comissão Civel de Acessibilidade de Salvador.

No horário marcado estávamos eu, Maurício Cruz, da ASBEB e meu amigo Marambaia, evangélico, liderança comunitária de Cajazeira, ali residente desde que foram construídas as primeiras casas. E ,desde então, até os dias que correm, um militante em favor das causas sociais do bairro, usando diariamente a sua bicicleta para os mais diversos afazeres. Matamos as saudades de nossos encontros em sua casa, sempre ao lado de um gostoso cozido ou feijoada, que sua esposa, Julinda, nos oferecia com o maior carinho.
Antes mesmo do início da reunião com a vereadora ,combinamos um passeio bicicloteca em Cajazeira.

Iniciada a reunião com um pouco de atraso, autorizou-nos Maurício a representá-lo, vez que tinha compromissos que se chocariam com o tempo reservado para sua intervenção.

Espuseram os palestrantes os problemas do transporte urbano, traçando, todos eles, um cenário preocupante do que já é o trasporte urbano em Salvador. Salientaram que, se medidas urgentes não forem implementadas em curto prazo, a cidade , simplesmente, vai parar.

Tudo foi abordado de forma muito proveitosa: engarrafamentos, falta de educação no transito, uso excessivo do carro, poluição, alternativas para o carro, moto , bicicleta , pedestre.

Participaram representantes de motoristas e de motociclistas, estes representados pelo seu presidente Henrique Baltazar da Silveira Filho, com trocas muito importantes de informações e experiências.

Coube-me levar nossas reivindicações, experiências, mensagens já conhecidas em favor das bicicletas nas ruas. Deixamos clara a idéia de que é possível pedalar em Salvador, apesar de todos os obstáculos. Conclamamos os presentes a pedir a quem dirigir carro, a quem tem parentes motoristas , especialmente de ônibus e táxi , para respeitar o ciclista, a moto, o pedestre; infomamos o que já estamos fazendo para que ciclistas também tenham o mesmo respeito pelos outros.

O nosso querido ARY GIL, como sempre contundente, emplogante, objetivo, didático, inteligente, levou a sua mensagem, suas experiências tendo recebido os costumeiros aplausos.Como é do seu perfil, avisou da existência dos nossos passeios, sites, estimulando todos a pedalar. A acreditar na promessa dos presentes, teremos muitos novos em Salvador.

Entre os motociclistas encontrava-se também o Moisés, que já pedala conosco; fotografou o evento e nos encaminhará as fotos ; Niara Lopes, que participa de nossos pedais e o colega Antas, militante do PCB , também pedalante e nosso colega de profissão. O auditorio era pequeno para o numero de participantes, ficando muita gente em pé, demonstrando o interesse que o tema provoca.

Conhecemos uma figura muito simpática, pedalante e autentico Jabuti, o senhor HUMBERTO LIMA, autêntico jabuti, inclusive no tipo de bike: bagajeiro, pára-lama, buzina trin trin, espelho e descanso; e não gosta de correr. Quer fazer um longo passeio , em rítimo Jabuti, tipo um ou mais meses pedalando pela Bahia e estados vizinhos. Pedala todos os dias para o trabalho, feira e a passeio. Fiquei fã do senhor Humberto e trocamos figurinhas para futuros pedais.

Conheci, o que esperava há muito tempo, a engenheira da Rede Ferroviária ,competente e simpática Denise Ribeiro, que tem tese acadêmica relacionada ao uso da bicicleta como meio de transporte.Em vários escritos nossos, aqui publicados, fizemos referencias a ela e ao seu trabalho acadêmico, citada em várias reportagens na imprensa baiana. Falou-me que já foram implantados vários bicicletários na Rede ferroviária. E que mais ainda serão. Pertence ao Movimento Ver de Trem, nosso conhecido, que tem seu colega Gilson como um dos coordenadores. Ficamos de desenvolvemos ações TREM/BICICLETA, inclusive com um pedal em direção a Rede Ferroviária.

Creio termos conseguido transmitir nossas mensagens ,no que foi possível no limitado tempo de tres minutos que nos foi destinado.

Deixamos nossas mensagens, reivindicações, convites para pedalarem conosco e, sobretudo, travamos conhecimentos e relações com pessoas e lideranças que passaram , com certeza, a ver com mais carinho a bicicleta. Trouxemos a certeza de que sensibilizamos mais um membro do poder municipal em favor da nossa causa. Contactamos pessoas que nos deixou convicto de que irão fazer parte deste mundo mágico das bicicletas.
Covidamos todos para participar do nosso grande passeio do dia 01.06.2008, da ASBB/ASBEB e a acessar nossos sites.

O convite para os ciclsitas participar do evento, nos anima a ir mais longe. A final, com a adesão da Vereadora , já são quatro membros da Camara Municipal sensíveis à nossa causa: Valdenor Cardoso, Reginaldo Oliveira, Everaldo Augusto.
Vamos esperar mais participações , inclusive nos nossos passeios, pedalando sempre.

As fotos serão publicadas no muraldebugarin.com na “galeria de fotos”, assim que o Moisés Santos nos encaminhar.

Saibam como participar dos nossos pedais, visitando nossos sites e blogs:

muraldebugarin.com
bikebook.blogspot.com
amigosdebike.com.br
pedaisnaestrada
pedaladadanoite
sincronia
mundodabike,
amigosdotony
jarraw

todos links dos mesmos sites e blogs

Nenhum comentário: