terça-feira, 3 de junho de 2008

ESTAMOS CHEGANDO LÁ. MILHARES DE FOTOS D EPASSEIOS CICLISTICOS
NO MURALDEBUGARIN.COM, em galeria de fotos.
Valci Barreto
editor do bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
folha do reconcavo.

A Bahia, mesmo que uns não queiram, é especial. Covivendo hoje com os grandes males de todos os grandes centros urbanos como violencia, drogas, assassinatos, engarrafamentos, carencias de toda ordem, continua festejando a vida.
Enganam-se os que pensam que apenas brincamos. Não. Produzimos também, mesmo nas festas. Milhares de pessoas vivem do que pruduz a nossa música, shows, batuques, berimbaus, acarajé. O carnaval traz para Salvador uma riqueza por todos conhecidas e levam nossas imagens para todos os cantos do mundo, reproduzindo cenários que se tornam atrativos para que mais e mais pessoas queiram nos visitar.

No meio de tudo isto, instalou-se uma nova cultura agregadora e festiva: os passeios de bicicletas. Em nossos modestos escritos, blogs e impressos que fazemos circular pela cidade, estamos levando ao conhecimento da Bahia , que Salvador será a capital dos passeios ciclisticos.

Estamos sempre comparando com o que aconteceu e acontece com o carnaval: um grande evento para ser pensado, administrado, avaliado e captado como mais um motivador, mais um atrativo para o nosso turismo, interno e externo.

Muita gente não está ainda certa de que ,sem financiamento, sem maiores divulgações nos meios de comunicação de massa, sem out door, um sequer, já conseguimos colocar quatro mil pessoas nas ruas de Salvador em tais passeios.Todos os domingos, reunimos mais de mil pessoas pedalando pelas ruas de nossa Capital.

Além da grande festa em que já se tranformaram estes passeios, mantém eles semelhanças , com o carnaval, como a alegria, o riso, as brincadeiras. Mas dele se afasta, com muitas vantagens: Nasceram e estão crescendo com mensagens de educação para o transito, desestimulo à bebida alcoolica . Um dos itens mais vantajosos é absoluta ausencia de violência. Não , sequer, espaço para esta. Não há bebedeiras. Jamais uma festa de largo em Salvador, um carnaval, com tres mil pessoas ocorreria sem uma violencia, uma agressão, excesso de alcool de algum folião. Pois bem, mais de tres mil pessoas estiverem no passeio último da ASBEB e não houve, sequer, notícia de uma agressão. Muito pelo contrário, foi apenas alegria, festa, como acontece em todos os demais.

Participando de outros eventos ciclisticos , mesmo que apenas como pedalantes, os vereadores VALDENOR CARDOSO, EVERALDO AUGUTO, REGINALDO OLIVEIRA, ficaram impressionados com o que viram. Afirmou Valdenor Cardoso, sempre por nós convidado para participar dos nossos passeios, que jamais imaginou fosse uma festa tão grandiosa, alegre , motivadora , educativa, manifestando, como já fazem Everaldo e Reginaldo Oliveira, o desejo de estudar, junto ao poder público, formas, meios de inserir a bicicleta em seus projetos de turismo, transportes urbanos, esportes, lazer, e elementos que possam fazer crescer, ainda mais, os passeios já incorporados ao nosso cenári urbano.
Nós , amantes do pedal, já estamos fazendo a nossa parte.

Vamos esperar, o que virá, sem qualquer dúvida, que as empresas e Poder Público, vejam a bicicleta como mais uma fonte de riqueza, festa, turismo, anuncios de seus produtos e serviços.

E que a população, de um modo geral, se agregue aos nossos movimentos, como a mais forte aliada e beneficiária das nossas mensagens e ações em favor da paz, educação, respeito ao próximo, especialmente no trânsito, saude e festa que os baianos fazem como ningeum. E, desta vez, com um equipamento simples , barato, leve; e que pode nos levar ao infinito de emoções.

Parábéns ao Gilson da ASBB e a todos que estão colaborando para que mais e mais bicicletas estejam nas ruas de Salvador.
----

Participe dos nossos passeios ciclisticos, acessando nossos sites e blogs:

muraldebugarin.com (com milhares de fotos de passeios ciclísticos)
bikebook.blogspot.com;

e outros, links ao lado direito da página.

=Todo primeiro domingo do mes, milhares de ciclistas se reunem no Dique do Tororó, às 09 da manhã, para um grande pedal pelas ruas de Salvador.

Nenhum comentário: