BICICLO-FRALDAS, EMOCIONANTE!
Valci Barreto
Editor do bikebook.com.Br
Colaborador do muraldebugarin.com
Prontinhos para o Biciclofraldas, o Jabutis Vagarosos, pontualmente estava saindo da frente da Padaria Apipão, na Sabino Silva, com o Valci, Deraldo, Bugarin e Raileide. Estávamos programados para participação da inauguração do Comitê do candidato a vereador Gilson Cunha, onde nos encontraríamos com Itana, Jabutis de carteirinnha; visita aos atletas do Pará, que competiram na prova de Triatlhon do SESC, Comércio , ida à casa de dona Dinorá, para levarmos presentes para o Ajoyr, filho de Lázaro, que está nascendo a qualquer momento.
Toda a programação foi cumprida: abraçamos, visitamos, coversamos, agendamos movimentos em favor das bicicletas nas ruas; na inauguração do Comitê de Gilson , na Vasco da Gama,encontramos os vários grupos organizados e pessoas como, Amigos do Tony, Ogunjá, Piratas de Bike, Stillus, Guerreiro, Lindo Olhar, Jorge do Apito , Suba Aí; Marcão, da Stillus e do Anjos de Bike, e tantos outros.
Aproveitamos o evento para a solenidade de entregua do CARIMBO DE ITANA!
As fotos do carmibo, e centenas de outras, estarão no muraldebugarin.com, em galeria de fotos.
Deixamos a movimentação do Comitê, do pedal do Gilson e seguimos, Valci, Deraldo , Sergio Bezerra, Raileide, Buga, Itana, com intenção de primeiro estar com o Lazaro, no Uruguai. Por questões estratégicas, horário, preferimos, mudar para passar antes no Triatlon, decisão por demais acertada.
Chegando lá, encontramos vários amigos de pedal, dos encontros da Asbeb, fiquei tomando conta das bikes e Itana e Buga foram abraçar os atletas do Pará e fotografar a turma e o evento.
Ali aconteceu o chato: dois atletas do Pará foram acidentados, um deles com costela quebrada. Por conta disso, Itana nos deixou para ir ao Pronto Socorro dar apoio ao pessoal. Foi acompanhada de Deraldo. Deixamos o Triatlon em direção ao Uruguai, com um Jabutis mais gordinho: Galego, Geomário , Gevaldo, e outros, nos acompanharam. Parando pelos caminhos, especialmente para comermos umas frutas, na LOJA DE FRUTAS TRES IRMÃOS, região do Urugai, onde encontramos e fotografamos uma simpática vendedora da Centauro , do Shopping Salvador, que ali fazia compras.
Por ruas e becos, paradas para perguntar, alcançamos o final de linha. Ainda meiro perdidos, mas na base do pergunta aqui, pergunta ali, alcançamos a casa de Lazaro que nos recebeu com a alegria de sempre, acompanhada da "festa"(Dona Dinorá), Nice, suas filhas, com uma deliciosa salada de frutas. A festa ficou melhor porque lá estava nossa querida Luzia, toda chic, alegre e disposta a voltar aos nossos pedais , Guerreiro, Tony, e nossos amigos pedalantes, conforme fotos na "galeria."
Sempre pronto para tudo, a simpatia do Tony e a turma do Piratas de Bike!
Deixados os presentes, inclusive o Guerreiro tomando sua cerveja, retornamos em direção ao Triatlon ; Lá ainda estava o pessoal de apoio , fotógrafos, produtores, muitos atletas se preparando para deixar o local.
Despedimo-nos de Geomário e Gevaldo , subimos a Montanha” , empurrando nossas bikes, com uma Raileide encantada por estar conhecendo,com nossos pedais, pedaços de ruas, becos, anglos da nossa ciade que estão escondidos pelo hábito do carro. Um mar com suas cores , em início de tarde e de setembro, convidando-nos para a contemplação da sua beleza ,pedindo-nos mais e mais fotos!
Aí veio a Carlos Gomes, com um ventinho fresco nos acariciando, Campo Grande e o frescor dos ventos e sombras do Corredor da Vitória, fazendo-nos lembrar dos comentários de Rosi quando por ali passa, exaltando o vento e suas sombras experimentadas em sua passagem diária por aquele local.
Elena e Rosi não puderam participar do Jabutis de hoje: a primeira, o marido Edvaldo fez uma cirurgia no olho, a segunda, toma remédios para uma pequena infecção.
Alcançamos a padaria Apipão, ligamos para Itana, que já estava no SESC, com a turma do Pará, a qual nos informou o estado dos atletas: um estava medicado, já pronto para o retorno, em ônibus. O outro, que quebrou as costelas, retorna de Avião.
Fui ao BICICLO FRALDAS, com minha Ceci, sem marcha. Pus no bagageiro uma cesta , coforme podem ver nas fotos, para levar brindes e presentes para o Ajoy.
A cestinha e a bicicleta sem marcha tem duas intenções básicas: Demonstrar que em bicicletas se pode levar muitas coisas: feira de supermercado, frutas e uma boa quantidade de fraldas, leite e livros. E que, mesmo sem marcha, se pode fazer um belo passeio , em qualquer lugar do mundo, até subindo ladeiras, que, para bicicletas, em Salvador não existe. Basta elevar os espíritos, sermos criativos, decidirmos como queremos fazer o passeio e, sobretududo, vencermos preconceitos bobos. Com bicicletas simples, sem macha e com uma cestinha, na frente ou no fundo, se pode levar até mais do que fraldas. Basta levar, junto, um coração e uma mente aberta para o bem, para o bom, que, nem sempre, está no mais caro.
Nada contra as bicicletas caras, bonitas, com marcha . Ao contrário. Sou favorável a todas. Porém, muito mais, sou e serei contra os preconceitos que inibem muitas pessoas de pedalar, somente por não poder comprar ou por pensar que só se pode pedalar com as mais caras, com marchas, e cada vez mais sofisticadas , leves e velozes. (não sei nem prá que!) Pelo menos para os jabutis urbanos, as caras, velozes, leves, são muito bem vindas, mas não são mais importantes do que as outras. Importante, para nós é o passeio, como e porque este é feito , e, principalmente, quem está montado na magrela.
Foi mais um Jabutis Vagaroos feliz o de hoje. Dito por todos que dele participou. Raí ,repetia sempre: estou feliz com este tipo de passeio. E será o que sempre farei. Buga, nem precisa dizer nada. Já diz estando em todos conosco. Para nossa sorte!
As fotos estão postadas no mural de bugarin.com . É só acessar:
Muraldebugarin.com – clicar em galeria de fotos; em seguida, clicar em cada foto, para ampliar; e, em seguida, na palvra “próxima” para ver todas.
Por enquanto, algumas já foram postadas. Mas outras e outras virão.
Feliz retorno para os amigos do Pará, que , infelizmente, não os conheci. Mas, como sempre, Itana fez tudo por nós.
Obrigado a todos que participaram do Pedal das Fraldas, inclusive nossos vereadores Everaldo Augusto e Reginaldo Oliveira que, mesmo não comparecendo, mandaram presentes para o Ajohyr; o mesmo fez Rosi , Elena e outros.
Dona Dinorá, como sempre, uma festa! Até parecia que era ela que estava nascendo também.
======
SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL!
Publicado no muraldebugarin.com e no bikebook.com.br
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário