quarta-feira, 3 de setembro de 2008

PASSEIOS CICLISTICOS EM SALVADOR

Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
Folha do recôncavo.
valcibarretoadv@yahoo.com.br

14.09=café da manhã , aniversário de Luciene, no Sindicato dos comerciários. Todos os ciclsitas convidados. Podem ir de bicicleta. Não paga nada. A partir das 08.30 horas. Mas chegando oito já pode tomar seu café.

14-09, pedal , passeio ciclístico para mata de são João, veja no muraldebugarin.com e no bikebook.com.br

==============================
DIA 21.09, acontecerá uma comemoração de aniversário de uma das mais queridas figuras do pedal de Salvador. Trata-se do aniversário do “ gigante dos pedais festivos animados”, ANTONIO, OU TONY , comandante do AMIGOSDOTONY.

Não é um aniversário qualquer. Somente o bolo, em todos os aniversários do querido Toni, tem que ser carregado por, no mínimo, umas quatro ou mais pessoas. Coisa de Magestade.
Todos os amigos colaboraram com as festividades , levando algum tipo de ajuda.

Quem quiser ajudar levar qualquer tipo de bombom que serão guardados para serem distribuídos com as crianças do seu bairro no dia das crianças. Quando acontecerá , também, uma das mais animadas festas com a participação de ciclistas e envolvendo a comunidade do bairro.

Todos os ciclistas já estão convidados. Quem quiser oferecer alguma ajuda, não se iniba. O Toni aceita. E tudo que é arrecada é destinado aos festejos e às crianças. Quem não colaborar, pode participar da mesma forma . Será sempre muito bem recebido.

O local do aniversário está sendo decidido ainda: se na CABANA DA JANE ou no Bairro do Retiro. Tudo será avisado, com antecedência, no muraldebugarin.com.


21-09, pedal do G Barbosa,


28.09-PORTÃO BONFIM.
=======================
Pedal portão GUARAJUBA, em outubro.

PEDAL BICICLOTECA, AGUARDEM AGENDAMENTO . VÃO JUNTANDO LIVROS. TEMOS CARRO PARA APANHAR, CEDIDO POR AMIGOS DO PEDAL.

AGUARDEM : JABUITS VAGAROSOS NA ILHA DE ITAPARIA E EM NAZARÉ DAS FARINHAS.
=============================================

Todos os domingos, a partir das 9.30, no Jardim de Nazaré, um grupo de músicos, amadores e profissionais, tocam e cantam músicas de bom gosto. João Bandola e Poly são presenças constantes. Vejam fotos em galeria de fotos do muraldebuqarin.com, em edições passadas. Para vê-las, procurar em galeria de fotos . Para chegar às fotos e eventos mais antigos, clicar na palavra “próximo”, no mesmo mural.

------------------------------
Divulgue ,gratuitamente, no mural de bugarin e no bikebook.blogspot.com , seus eventos ciclísticos, profissões, notadamente artesanais, prestadores de serviços, feiras de livros, brechós, pequenos serviços, cantinhos, bares e escondidinhos da Bahia encaminhando matéria para
valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com
===========================

DICA DE LEITURA DE LIVRO DE SEBO:
A Paixão pelos Livros, vários autores.

MARAVILHAS DO CONTO INGLES, Editora Cultrix
Sonetos de Camões
22.09: todo ano, DIA MUNDIAL SEM CARRO, veja matéria no google.com.br


OFICINAS DE BICICLETA:

REGIS, NA VASCO DA GAMA, NO INÍCIO DO VIADUTO, EM FRENTE A “O BARATÃO”. FUCIONA TAMBÉM AOS SÀBADOS E DOMINGOS.
====================
BIKE BRASIL, na Ribeira. Seu proprietário, Gilberto, além de mecânico é um artista na pintura, restauração e personalização de bicicleta. Ou seja, além de mecânico, muito querido na região da Ribeira, faz da sua profissão uma verdadeira arte.
Já mereceu reportagem de importante revista italiana de ciclismo que orgulhosamente guarda em sua oficina.
==============================================================
Marcelo, pequena oficina na BARRA, próximo à Perini do shopping barra, beco com entrada em frente ao Posto de Gasolina
==================================
ERVACICLO, NO LARGO DOIS DE JULHO E NO RIO VERMELHO. NO RIO VERMELHO, PRÓXIMO Á PONTE, LADO DIREITO, SENTIDO SALVADOR ITAPOã , PRÓXIMO MC DONALDE.


CICLO LINK, BROTAS, APÓS SUBIDA DA LADEIRA DOS GALES.

ROBERTO ESPANHOL, EM FRENTE AO SHOPPIN SETE PORTAS, PROXIMO AO CLAUDIOS SOM E TRIBUNA DA BAHIA, NA DJALMA DULTRA
==============================
15 ANOS DE CASA DA MUSICA. VEJA PROGRAMAÇÃO NO CARTAZ.

Não costumamos fornecer telefones dos anunciantes porque muitas vezes mudam o fone,não nos avisam e os novos proprietários da linhas ficam, com razão, reclamando.
===========================================
07 09-TRILHA SAPIPRANGA. VEJA MATERIA NESTE BLOG E NO MURALDEBUGARIN.COM

MUNDÃO ESTÁ EM BOM JESUS DA LAPA, SAIU DE SALVADOR DIA 18.08 EM BICICLETA BARRA CIRCULAR, SEM MARCHA. ESTÁ HOSPEDADO PROXIMO AO RESTAURANTE PEDRA DO MAR.
==============================================
Não jogue seus livros nem revistas usadas no lixo, faça doações. Veja onde e a quem no bikebook.blogspot.com

Quem faz doações de livros ajuda a circulação de cultura e riqueza, notadamente entre os mais pobres. Há pessoas vencendo o desemprego, vendendo livros e revistas usadas em pequenos pontos e bancas de vendas como o senhor Alfredo, na Ladeira do Funil, Sete Portas, parte baixa, em frente à Resul.

No shopping Sete Portas, na Djalma Dultra , funciona restaurante, comida a peso, higiênica e gostosa, lan house, cartuchos e equipamentos para computador. Cooperativa de Teatro, Agênicas de Viagens e de eventos, loja de celular , manicure e cabelereiro, equipamentos para academias de ginásticas.
Próximo à Tribuna da Bahia.

Shopping simpático. Faça uma visita


Livros e revistas usadas, o senhor Alfredo vende no início da ladeira do funil, Sete Portas. Aceita e agradece doações. Funciona nos domingos e feriados até uma da tarde, menos quando chove,o senhor Alfredo viaja ou adoece. No mais, está sempre lá, no batente, de domingo a domingo. Aos domingos pela manha é ótimo, pois há sempre local para estacionar. Mas vá de bike.
=========================================================
Toda terceira quinta do mês, encontros informais de ciclistas no AKIDABOM, restaurante situado no Shopping Aquidabã, Sete Portas.



SUGESTOES PARA OS CICLISTAS:

Lamentàvelmente, temos na Bahia(vou falar apenas do que conhecemos, que é nossa Salvador), temos a cultura da desobediência a compromissos de horários. Há muitos que não vou por não saber a hora que começa. Muitas vezes, convidam-nos para o lançamento de um livro, por exemplo. Vamos prestigiar o escritor. Mas o artista chega na hora que quer, deixando todos esperando. Quando vou a estes, simplesmente deixo lá um bilhete: “Meu caro, infelizmente não pude esperar” E sigo meu caminho. Não é desrespeito ao artista. É respeito a mim, ao meu tempo. Em vez de esperar a boa vontade do artista ou dos programadores do evento, prefiro fazer outras coisas.

Este mal hábito, óbvio, chegou aos movimentos cicloativistas. Alguns organizadores , marcam o evento para determinado horário e normalmente atrasa em uma ou mais horas.

Devemos combater este tipo de comportamento. Além de ser prejudicial para quem chega no horário, vai-se criando a cultura de que: ”Está marcado para as nove, mas só sai as dez”. Então, as pessoas, já imaginando isto, começam a chegar as dez e aí começa bem mais tarde..

Se , marcado um horário, este for respeitado, as pessoas vão se disciplinando para chegar mais cedo.

Há muitos eventos que, se atrasar ou não acontecer, quem foi fica prejudicado. Mas no mundo das bicicletas podemos fazer diferente, sem qualquer prejuízo: marcado um horário, não começando, em vez de reclamarmos do atraso, vamos pegando as nossas bicicletas e sair por aí. Sem estres, sem reclamações, pois quem anda de bike não tem que se estressar. Se alguém achar que vale a pena esperar, nada errado. Eu, normalmente, não acho que vale a pena esperar. É que prefiro pedalar. Pode-se também, ficar pedalando, indo e voltando ao local marcado para o começo. Bicicleta permite isto, sem traumas. Pedal bom não é o que tem mil pessoas. Bom é aquele que conseguimos fazer bem, com qualquer número de pessoas. Grandes ou pequenos.

Para fortalecer o movimento ciclístico, os grandes eventos são importantes. Porém, os que saem com cinco , dez quinze pedalantes não tem importância menor. Ao contrario, se o de mil se dividisse em tantos de quinze, por exemplo, para ocupar as ruas, seria até mais produtivo, na minha opinião.

Nos grandes eventos, muitas vezes há justificativas para pequenos atrasos. Há, porém, situações que é mais falta de estrutura, disciplina, organização, ou mesmo respeito aos convidados.

Agora, que estamos em momentos de campanhas políticas, os políticos, sempre bem vindos, estão organizando passeios e nos convidando. E devemos estar em todos. Costumam, porém, pedir aos ciclistas, já reunidos e prontos para a saída, para aguardar este ou aquele candidato, esta ou aquela figura que acham importante estar no local.

Sugiro não esperarmos. Não há nenhuma necessidade para isto. E se esperamos estaremos contribuindo para que os atrasos, ocorrentes em todos os outros tipos de eventos, venham também a fazer parte dos movimentos ciclísticos. O que será péssimo: vamos ficar mais tempo esperando do que pedalando.

Vamos criar a cultura, no meio ciclístico, de que somos diferentes, somos disciplinados e assim devemos ser. Vamos ter respeito aos disciplinados, organizados, a quem chega antes ou no horário para o evento.

Vamos afastar do nosso meio, aquela história de que: “Está marcado para as nove, mas sai as dez!”

Em vez de ficar esperando o indisciplinado, melhor é pedalar. É o que tenho e quero continuar a fazer.

Agora, se o esperado trouxer um bom presente para nós, dependendo do que seja, podemos esperar o tempo que justificar a importância da doação...

De parabéns a ASBEB , que tem primado por este item em seus pedais.

Os realizados por Everaldo Augusto e Reginaldo Oliveira também deram bom exemplo de disciplina no horário da saída dos seus passeios.

Houve um de Everaldo que atrasou. Mas em decorrência de evento que se realizava na cidade, o qual determinou aconselhamento dos órgãos de segurança para aguardar até certo momento.

Havendo atraso não muito justificado, sugiro aos ciclistas não esperar. Ao contrário, melhor cada um organizar seu grupo e sair por aí, como foi feito, e deu muito certo, no que seria o PEDAL DO IMPERADOR.

Claro que isto é uma sugestão, é uma atitude individual minha, entendendo ser a melhor para todas.

Não devemos implantar no meio ciclístico a cultura do atraso, que faz muita gente se afastar de muitos eventos em Salvador, especialmente dos shows de artistas, até mesmo consagrados.

Em nossos passeios, mesmo nos grandes, temos primado por este item. E tem havido avanços consideráveis.

Agora ,que tem inicio primavera, verão, muitos eventos acontecerão. E seremos, certamente, convidados. Será comum estaremos no local aprazado e o órgão, pessoa ou entidade atrasar e ainda ficarem os lideres e comandantes de pedais pedindo para aguardar por este ou aquele personagem.

Todos podem esperar. Eu poderei até esperar por algum atrasado, mas vou avaliar , com muito critério, cada uma destas esperas para saber se vale a pena. Esperar por políticos, artistas, organizadores dos eventos, autoridades ou empresários, certamente que não. São os que, de um modo geral, dão os piores exemplos.

Se firmamos nossas posturas, certamente nos respeitarão bem mais e nossos pedais serão cada vez melhores,mais organizados, mais disciplinados. E melhor aproveitaremos o nosso tempo, da melhor forma que achamos: pedalando, em vez de esperando.

=
Quem tiver mais eventos de passeios, é so mandar para
valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail.com

Publicado no bikebook.com.br

Nenhum comentário: