sexta-feira, 5 de setembro de 2008

VAMOS SER CIVILIZADOS TAMBÉM NOS HORARIOS

Há muitos eventos em Salvador que não vou. Não me preocupo comigo. Quando deixo de ir a um evento que gostaria de estar presente, é porque aproveito meu tempo em outro.

Há shows, eventos, palestras que abusam quanto ao cumprimento de horário. Marca nove, e começa onze. Claro que não espero mais do que quinze minutos, em nenhum deles.

Temos um grupo de passeios ciclísticos: JABUTIS VAGAROSOS, de pouca gente. às vezes é um só pedalando.

Há anos atrás, eu e um amigo saíamoss para eventos, eu carregando um violão, ele tocando. Como ele canta e toca muito bem, recebíamos muitos convites para festas em casas, aniversários, chácaras, piscinas. Faziamos boas festas.Mas tínhamos a mesma cultura: se quem convidasse não estivesse no local e horário, e fosse possível, começávamo o "show". Se não fosse, íamos embora, deixando um gentil recado:" não sabendo se voces iam chegar e para não incomodá-los, vamos tocar em outro local". E assim procediamos.

O que queriamos era musica, tocar, conversar. Não era esperar.O amigo casou e deixou a "vida de artista". Eu deixei a de "auxiliar de artista", de "produtor cultural de um artista só".

Quem nos conhecia, já sabendo disso, fazia tudo funcionar direitinho. Fizemos belas festas, muitas vezes apenas para uma só pessoa, para o dono ou dona da casa, já que os demais, quando chegavam, já estavamos longe! Mas nos divertíamos.

Hoje, minha festa é no pedal. Continua a minha prática: marcada a hora, lá estou. Agora com bem mais vantagem; se o evento não começar, eu faço o "meu evento":saio pedalando por aí, até sozinho. E me divirto do mesmo jeito. Algumas vezes, até melhor do que no evento para o qual eu me dirigi.

Quem quiser aderir a este movimento, estará fazendo um exercíco de cidadania:

Marcado um show , evento qualquer, inclusive formatura e casamento, se não começar, vamos embora. Civilizadamente.

Não é doença, obsessão. Acho que é civilidade, é respeito ao disciplinado, ao respeitador do tempo das outras pessoas. Se for doença, quero conviver com esta boa doença. Pelo menos ela não me estressa. Não chego aos eventos com a lingua de fora, como cachorro cansado. Chego e saio tranquilo, porque tudo bem programado, bem cronometrado.

A preocupação minha não é somente comigo. Fico pensando: Salvador é uma cidade turística. Milhões de pessoas nos visitam. Muitas deixam um programa para fazer outro, anunciado para tal horário.O que é anunciado não acontece ou acontece atrasado, o que é um desrespeito aos nossos visitantes.

Recentemente, fomos ao Parque da Cidade para um show. Marcado, se não me engano para 12:30, neste horario já estavam todos os artistas. Eu e mais duas amigas fomos e chegamos de acordo com o horário programado.

MAS A PRODUÇÃO, por conta de problemas técnicos, segundo eles, SÓ VEIO a LIBERAR O INICIO DO SHOW APÓS AS 15 HORAS! Como era de graça, estávamos com uma companhia que não pedala, que nos alegra e que não queriamos deixá-la só, ali ficamos. Mas ficamos apenas pela companhia. Jamais pelo show.

Se não esperarmos a boa vontade das "vedetes", dos desorganizados, desrespeitadores de horário, muitas coisas melhorarão em nossa cidade, inclusive para que nossos visitantes possam melhor programar suas visitas à nossa bela Bahia.

Atrasar tanto a qualquer evento, é , sobretudo, uma falta de respeito a quem chega no horário. Penalisa os disciplinados.


Sem estress, sem zangas, respeitosamente sempre,vou embora. Há coisas melhores para fazer, especialmente se estamos lendo , conversando com amigos, ouvindo uma boa musica, comendo, pedalando, ou mesmo dando uma boa caminhada.

Há coisas que valem a pena serem esperadas. Outras não. Vamos aprender a separar e esperar apenas o que realmente vale a pena; e de acordo com cada circunstância.

Por conta de indisciplina, desrespeito ao organizado e ao disciplinado, não devemos ,jamais, esperar.

Há muitas paletras, eventos que gostaria até de estar . Porém, neles jamais marco a minha prsença quando percebo que a "vedete", o "astro", vai chegar na hora que bem quiser. Isto vale para qualquer evento. Inclusive para os dos nossos pedais, formaturas, batizado, casamento.

Sempre admirei a posturas de artistas como Bel Marques, Jorge Portugal, e o Mandaia nas quintas do SESI.

Pelo menos em todos os evetos destes artistas, dos quais participei, mesmo quando houve atrasos para início, eles sempre estavam lá. Há muitos outros exemplos.

A lançaento de livro de Jolivaldo Freitas também vou. Nunca cheguei a um para lá não já estar o escriba.

Por isto, sempre que posso, não falto a nenhum deles.
======================

Campanha do muraldebugarin.com por respeito ao publico e aos visitantes da BAHIA.

valcibarretoadv@yahoo.com.br
muraldebugarin.com.

publicado no bikebook.com.br
===========================================

Nenhum comentário: