quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ELENA COLABORA E COMENTA!

colaboração e comentário da cicloativista baiana ELENA ORGE:


"(extraído do m s n notícias)

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO – 04/11/2008


Agencia Estado - 4/11/2008 9:30
SP planeja criar 100 km de ciclovias em 2009
A Prefeitura de São Paulo planeja instalar 100 quilômetros de ciclovias em 2009. Mas o projeto, que será discutido hoje na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, no Parque do Ibirapuera, traz metas ainda mais ambiciosas: mil quilômetros em dez anos. A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que encabeça o projeto, adianta que já há verbas para o próximo ano, embora "não garanta a inauguração total".
Hoje, a capital tem 17,5 quilômetros de ciclovias nas ruas e outros 19 quilômetros em parques. Entre os 100 quilômetros iniciais, a secretaria - que optou por não detalhar totalmente o plano - considera obras do Programa Pró-Ciclista - que envolvem 13,2 quilômetros de ciclovias, 6 quilômetros entregues na Radial Leste, no mês passado. A Prefeitura informou ter 31,7 quilômetros de faixas específicas para bicicletas em projeto para este ano - quase tudo nas zonas oeste (Butantã) e leste (Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista).
Autor de um projeto de lei sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), que obriga a Prefeitura a reservar espaço para circulação de bicicletas nas novas obras viárias, o vereador Chico Macena (PT) elogiou o projeto, mas adotou discurso cauteloso. Uma das preocupações é de que se contemple a bicicleta apenas como um instrumento de lazer, e não como meio de transporte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Valci,

Tenho acompanhado no Bikebook e no Mural e fico feliz em saber que sua recuperação está ótima, graças a Deus! E olhe, o seu novo look de chapéu está ótimo! Parece o Indiana Jones!

Valci, este artigo publicado no MSN notícias me deixou muito esperançosa. E me deixou empolgada principalmente o trecho que menciona o projeto de lei sancionado pelo prefeito de São Paulo obrigando a reservar espaço para as bicicletas nas novas vias!

Você que sabe o caminho para essas coisas, como poderíamos reivindicar essa maravilha para a Grande Salvador?

Pois é, o que tá feito, tá feito e só resta remediar ... Mas com tantos empreendimentos que surgem a cada dia no entorno da Paralela e contando ainda com o crescimento da região metropolitana, as novas avenidas e ruas que vão surgir em Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, etc. deveriam contemplar no seu traçado espaço para as bikes. Quem sabe, nós ainda poderíamos pedalar nelas? Se não nós, Claricinha e os seus netinhos que estão por vir ...

Desejo-lhe saúde, muita saúde!

Beijos, Elena

Transcrevo o trecho, o artigo completo mando anexo.
"Autor de um projeto de lei sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), que obriga a Prefeitura a reservar espaço para circulação de bicicletas nas novas obras viárias, o vereador Chico Macena (PT) elogiou o projeto, mas adotou discurso cauteloso. Uma das preocupações é de que se contemple a bicicleta apenas como um instrumento de lazer, e não como meio de transporte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo"


NOTA NOSSA:

Minha cara Elena:

Há muitos projetos, em todo planeta, contemplando as ciclovias , a pratica do uso da bicicleta. A Bahia não está de fora. Obvio que tudo é muito pequeno, pouco, é so um inicio. Mas sé em haver preocupação já nos anima.

Penso assim: com ou sem ciclovia, vamos pedalando. Se elas vierem melhor. Porém, a nossa luta maior é por educação para o transíto é educar as pessoas, inclusive ciclistas e pedestres.

Temos que tomar iniciativas como reinvindicar junto aos orgãos publicos, e já fazemos isto , e também desenvolver campanhas educativas: se o motorista respeitar a bicicleta, nem precisa de ciclovia. E não há governo que possa implementar ciclovias em todos os espaços da cidade.

Mas há esperanças de pelo mentos muitas coisas boas acontecerem. E já estão acontecendo.

Algumas medidas em salvador já foram tomadas: várias rodovias novas(não sei o nome) como a do porto, já contempla ciclivia paralela à pista . Quem me informou foi um técnicoa da Conder.

Quanto a nós, o que podemos fazer é o que voce já está fazendo, mandando mensagens , falando, pregando, encaminhando e mail para todos os politicso e orgãos públicos, bicicletadas, participar dos eventos esportivos. Estamos fazendo e vamos fazer mais.

Agora, claricinha vai pedalar com a agente é daqui a pouco. Não precisa esperar ciclovia não Elena!

As minhas filhas, especialmente mariana, que era a que mais gostava, desde os cinco pedalava comigo em toda esta bahia sem ciclovia. CLARO, COM CICLOVIA É MELHOR!. MAS COM EDUCAÇAO, POIS A CICLOVIA DA ORLA NÃO QUERO NEM PASSAR POR PERTO!! EXCETO EM ALGUNS HORARIO E TREChos. Voce já pedalou conosco

Obrigado por suas palavras e estou bom, sim. Aliás, nunca estive mal: apenas estava com um carocinho que já foi retirado. MESMO COM ELE DAVA PARA PEDALAR. Apenas tive cuidado maior , claro até a cicatrização total, que já aconteceu.

UM ABRAÇÃO BEM FORTE.

E CONTINUE TREINANDO, POIS VEM ILHA , AMARGOZA , NAZARÉ, E OUTROS PEDAIS POR AÍ.

ABRAÇO A TODOS OS SEUS FAMILIARES.

e continue lendo nossos blogs.

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL!!!

Nenhum comentário: