sábado, 20 de dezembro de 2008

PEDALANDO SEMPRE.

Valci Barreto
editor do bikebook.com.br
muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br


Durante os festejos natalinos, carnavalescos, os grupos organizados de pedais de Salvdor, notadamente os noturnos, dão uma parada. Mas isto não significa que ninguém pedala, que os proprios grupos não estejam por ai em cima das suas magrelas. Além dos agendados noturnos, outros grupos e pedalantes individuais continam realizando seus passeios, inclusive para fora de Salvador, a exemplo do Jabutis Vagarosos, Sincronia, Pedais na Estrada, jarraw, só para citar alguns.


Quem não souber como fazer, como se agregar, é só ficar alguns minutos parado em algum ponto da orla, Barra, Praça da Sé, Linha Verde,Pituba, Suburbana, Comércio, que vão observar milhares de pessoas , individualmente ou em grupos circulanto por todos os os espaços da nossa Capital, Ilha e municipios vizinhos.

Eu, por exemplo, como muitos neste período, estou com vários programas , eventos profissionais, familiares, almoços e festas de congraçamento e até casamento , como o lindão de ontem, na Conceição da Práia da minha querida sobrinha de consideração, Paula, filha da minha colega Regina Serra. Tive dois eventos da Fundação Cultural; hoje tenho almoço com amigos da toca e amanhã vou a candeias, assistir missa em latim, com minhas filhas. MAS VOU PEDALAR. Só não posso é marcar horário, pois eles vão acontecendo de acordo com meu dia a dia.

Do mesmo jeito que eu, milhares estão fazendo pequenos ou longos passeios.

Uma dica para os desagregados: um passeio pelo centro de Salvador : Pelourinho, Barra, Dique do Tororó, com visita à sorveteria LAPORTE, no terreiro de Jesus.

Uma passada no canal do Rio Vemelho, para tomar um milk sheik no Doce Lar é programa ótimo para as tardes de sabados e domingos.

A orla marítima é confusa, mas dá para pedalar, especilamente por quem tem experiência. Mas não vá para lá com bicicleta cara: você pode perder sua bike e ainda tomar tapas e garrafadas dos bandidos que atacam sob o olhar de todos, a qualquer hora do dia ou da noite.

Uma visita ao museu de arte moderna da bahia, na contorno ,é outro progama imperdível.Não paga nada para entrar e voce pode ir de de bicicleta e bermuda, sem problemas. E se deslumbra com um dos mais importantes monumentos da nossa história, de visual sem descrição.

Nos domingos, as ruas do centro de Salvador estão convidando para belos passeios ciclisticos sem os complicadores da orla maritima.

Quem estiver em Guarajuba, é so dar uma parada no posto de gazolina que verá milhares de ciclistas passando em direção a todos os cantos da orla , inclusive para Práia do Forte.

A Suburbana está encantadora. Junte duas, tres, cinco pessoas e saia por aí. Tome os cuidados normais com os assaltantes, sempre de olho nas suas magrelas , celulares, mochias e tenis, com preferencia pelas mais caras.

Diminua os riscos, prestando atenção aos movimentos de suspeitos. E, se for sozinho, não tenha vergonha de pilotar uma bem enferrujada, de roda torta, selim furado, com uma cesta bem feia no bagageiro ou em um saco plástico, pendurado na bike, no lugar de uma mochila nike. Os assaltantes vão debochar e, por isto, voce pode até morrer de vergonha dos comentários , mas dificilmente, algum deles vai querer a sua "arabaca".

Para quem não tem experiencia em pedalar sozinho, pedale perto da sua região e evite, de todo jeito, bicicletas e roupas caras. Os bandidos adoram estas coisas.Não deixe sua magrela parada, só porque não achou um grupo do seu jeito. Faça o seu, convide amigos que tenham a ver com seu jeito de ser e de pedalar. Muita gente está fazendo assim, como Rose, Elena , Ary Gil, Guerreiro, Lázaro, George Argolo, Jorge do Apito, Sergio Bezerra e tants outros.Em grupo , o pedal é melhor. Mas sozinho dá também para ser feliz em cima de uma magrela.

Estarei por aí nestes dias: lendo, trabalhando, participando de eventos . Porém, jamais sem dar uma pedaladinha, ainda que dentro da garagem do meu prédio.

Mandem notícias e fotos dos seus pedais e eventos ciclisticos que quiserem anunciar em nossos sites. Os anuncios são gratuitos.

BONS PEDAIS PARA TODOS.

Nenhum comentário: