quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SAZONALIDADES !

Texto: Itana Mangieri





Ano de eleição para prefeito é uma beleza ! As obras de fachada necessárias são realizadas em menos de 6 meses. Tudo rapidinho para que a população vote e se lembre qual prefeito as realizou e deixou sua marca nas placas de bronze de honra ao mérito. Se é que podemos chamar a praça, calçadão e ciclovia da Av.Centenário de mérito, pois após a primeira chuva ela ficou submersa. Talvez tenham esquecido de comunicar aos usuários que também poderia ser usada para natação e mergulho. Mas não posso ser tão cruel e crítica, pois pelo menos temos agora mais uma ciclovia na cidade. As eleições acabaram, os cidadãos ainda estão sob efeito ilusório de tantas promessas (inclusive a do metrô que ainda não possui trilhos, mas que já possui trens (!!!)), o prefeito foi reeleito e a cidade continua em estado de emergência na saúde, na educação (que está desabando em seus alunos), no trânsito caótico, na segurança, etc ...
A Lei seca que parecia ser uma esperança para pedestres, ciclistas e motoristas responsáveis nos finais de tarde de sábados, domingos e feriados para não serem agredidos e despejados das ruas e avenidas por motoristas bêbados que retornam de suas bebedeiras, foi por água abaixo. Os postos de fiscalização não são mais realizados em pontos estratégicos previamente conhecidos e divulgados por e-mail para os espertos que bebem e, caso se lembrem, consigam evitar tais localidades para escapar da blitz.
Dezembro chegou.
As decorações de natal já enfeitam a cidade desde o início de novembro iluminando as noites e contra-dizendo as campanhas ecológicas de uso consciente e coerente de energia elétrica. Acho que algumas pessoas pensam que o fluxo das chuvas desta época geram mais potência para as turbinas das hidrelétricas, permitindo-lhes futilidades sazonais, do que as catástofres ambientais como as de Santa Catarina. Muitas pessoas estão atolando os shoppings para, desesperadamente, usar seus décimos-terceiros em compras e presentes sejam de marcas famosas originais, genéricas, similares ou piratas. Outras lotam academias de ginástica para ficarem em forma para desfilarem no verão – como se o verão e o carnaval fossem as únicas estações para exibir saúde – enquanto no restante do ano permitam-se somente o exílio para engorda e hibernação.
Professores particulares fazem malabarismos para salvar crianças e adolescentes das provas de recuperação e permitir que curtam suas tardes de férias escolares dentro de shoppings em companhia de suas trilbos.
Outras atividades sazonais também são necessárias nessa época de final de ano (e durante todo o ano também) como fazer uma faxina em casa e separar o que não se usa mais e doar para quem necessita, fazer projetos para melhorar sua qualidade de vida ou reavaliar projetos anteriores, estudar, ler, criar, cultivar a fé, fazer panetone e saborear umbú.


Nenhum comentário: