Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
MOTOCICLISTAS DE SALVADOR ESTARÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Os motociclistas baianos estão se mobibilizando para viabilizar a implatação do mototaxi em nossa Capital. Para tratar deste assunto, estarão amanhã na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.
valci barreto
SERVIÇOS DE MOTOTAXI. UMA NECESSIDADE, UM DIREITO.
Valci Barreto
Advogado,
Cicloativista baiano
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Há muitos anos foi tentada a implantação do serviço de mototaxi em Salvador, abortada pela reação dos taxistas da época.
Além dos taxistas outros seguimentos sociais são contrários a tais serviços, utilizando-se do argumento de que é um transporte muito perigoso. Tal rejeição é muito mais resultado do preconceito contra o motociclista do que de cuidados com a vida ou saúde dos cidadãos vez que há situações bem mais perigosas que as motos e que são suportadas passivamente por todos.
O que faz o perigo é falta de educação, de respeito ao próximo ao dirigir e não o tipo de veiculo utilizado na condução.
Empresários dos serviços de transporte em motos diminuíram em quase cem por cento os acidentes tão sòmente com a limitação de velocidade das mesmas.
Quem mata, mutila, agride, homens e bens públicos, são os motoristas, de carro ou de motos, e não os respectivos veículos.
Não está de acordo com os novos tempos a utilização apenas do veiculo de quatro rodas para o transporte de pessoas. O carro, até para transportar uma pessoa só, mesmo para pequenas distancias, tem que ocupar grande espaço, conduzir um monte de ferro, óleo, gasolina , quatro pneus, um grande valor econômico e muita poluição.
Os engarrafamentos monstruosos nos grandes centros poderiam ser evitados estimulando o uso da moto e bicicleta, inclusive para o transporte de passageiro.
.
Não se pode mais conviver com uma cidade feita somente para o carro. Devem ser criadas alternativas, especialmente para a grande população mais pobre que não dispõe de transporte público capaz de atender às suas necessidades nem tem condições de pagar o preço do táxi convencional. Uma destas alternativas é o serviço de mototaxi.
O mesmo direito que assegura a implantação e organização dos serviços de táxi convencional, não pode ser negado ao motociclista uma vez que o asfalto e outros equipamentos urbanos são realisadas graças aos impostos de todos e não apenas dos pagos pelos proprietários de veículos.
Por principio, a Constituição Federal assegura a motoristas e motociclistas o mesmo direito de trafegar , organizar e criar os serviços de transporte de passageiros.
Cabe ao poder público o dever de fiscalizar, limitar, organizar a atividade e cobrar os tributos. Tratando-se de um serviço idôneo, legitimo que, sem duvida nenhuma, muitos benefícios trarão para a população, notadamente para a mais carente, deve ser estimulado e não negado ou dificultado.
Muito justa e oportuna, sem qualquer dúvida, a reivindicação dos motociclistas baianos que hoje, 30.04.2009 se reune na Assembléia Legislativa para este fim.
=publicado no bikebook.com.br =
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário