Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Todo primeiro domingo do mês, em Salvador, é realizado um grande passeio ciclístico, com saída às 09 da manhã, da Fonte Nova Dique do Tororó. O passeio agrega entre mil a duas mil pessoas, dependendo do clima, eventos da cidade, divulgação, roteiros e outros itens.
O de hoje, 05.04, teve mais de mil pessoas.
Cada dia que passa os passeios são mais civilizados, não se houve mais aquelas buzinadas mal educadas, não se vê mais o pessoal jogando lixo na rua , há menos conflitos com os carros.
Os passeios de grupos organizados em Salvador, notadamente dos grandes como o da ASBEB, tem desenvolvido um trabalho social inestimável, levando esporte, lazer e educação para o transito, realizando também ações filantrópicas.
Nossas mensagens básicas são: a rua não é só do carro. Os governos, políticos, órgãos públicos tem que entender que trafegar nas ruas não é direito exclusivo dos carros. È, também, da moto e da bicicleta.
A lei autoriza que o ciclista circule nas mesmas pistas que o carro, seguindo, inclusive, o mesmo fluxo. A falta de educação, o egoísmo, a ignorância de muitos motoristas alimentam a falta idéia de que a rua é somente para os carros, que o ciclista é obrigado a sair da sua frente. Entendem eles que a bicicleta está atrapalhando o trânsito.
Ao contrario, quem atrapalha o transito, quem agride, mata, maltrata é o carro, não é a bicicleta.
Os arquitetos da cidade tudo fizeram para o carro. Nada para as bicicletas.
Nós , cicloativistas, pregamos a convivência pacifica entre carros motos e bicicletas. E que todos cumpram a lei.
E a lei estabelece o direito de a bicicleta circular nas mesmas pistas que o corro. Que o carro respeite uma distancia de um metro e meio entre ele e a bicicleta.
Circulando a bicicleta dentro das leis de trâ nsito(à direita da pista e no mesmo sentido dos carros), tem ele a preferência em relação aos carros.
.
Nas cidades, se há quatro pistas, todas elas são do carro, quando deveria pelo menos uma ser para as duas rodas.
Pregamos, assim, em beneficio da vida, do planeta, da saúde, transportes públicos, menos carros nas ruas , mais bicicletas como lazer , esporte e meio de transporte.
Uma ampla campanha educativa poderá ajudar os motoristas de carro pensar diferente, entender que a Rua não é só do carro. E o governo entender que para pequenas distancias não há transporte melhor do que a bicicleta. Por isto deve estimular o seu uso.
Nada justifica que uma pessoa para ir a pequenas distancias , comprar um pão, um rédido, ir a um cinema a duzentos metros de casa tenha que ir de carro: um monte de ferro, quatro ou mais pneus, muitos litros de gasolina no tanque,na maior das vezes transportando uma pessoa só. Este comportamento deve ser mudado.
Nós, s cicloativistas baianos, pregamos e praticamos isto.
O passeio da ASBEB de hoje está entre os que mais contribuem para que nossa missão seja cumprida.
Muito obrigado à REDE BAHIA, CORREO DA BAHIA, que enviaram os competentes profissionais, Fotógrafo Veiga e Repórter Camila para fazer a cobertura.
De parabéns a ASBEB por mais este belo passeio.
As fotos estarão publicadas no muraldebugarin.com.
=terceiro domingo do mês de maio, grande passeio do Rotery Itapagipe e ANIVERSÁRIO DO GRUPO NARANDIBA, um dos mais importantes da história do cicloativismo baiano.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário