quarta-feira, 27 de maio de 2009

SALVADOR É PLANA PARA USO DA BICICLETA

A falta de uma cultura em favor das bicicletas em nossa capital, faz muita gente afirmar que Salvador não é apropriada para o uso deste meio de transporte por causa das ladeiras da nossa cidade.

Os que assim afirmam talvez não tenham observado que são grandes as extensões da geografia da Capital baiana em que se pode pedalar sem subir uma ladeira sequer.Para as bicicletas, podemos afirmar que Salvador é plana; que toda ela pode ser vencida no pedal sem maiores dificuldades. Uma pessoa pode pedalar de Práias do Flamengo até Ribeira, Bonfim, Suburbana, sem subir uma ladeira sequer. Quem estiver na Centenário, Vasco da Gama Dique do Tororó, Comércio, Barra, Avenida Centenário, pode ter acesso à denomida cidade alta subindo apenas pequenos aclives como, São Raimundo , Montanha, Taboão empurrando a bicicleta. Descendo da bicicleta, empurrando bem devagar, não se gasta mais do que dez minutos por qualquer destes acessos. Este tempo é bem menor do que o que se gasta aguardando um ônibus ou procurando estacionamento para carro, a depender do lugar e das circunstancias.

O que falta é uma compreensão de que o carro ocupou tanto o espaço e as mentes das pessoas, que ninguem imagina ser possível andar de bicicleta em nossas ruas.

O que falta é educação do povo, respeito do motorista pelo ciclsita , diminuição dos espaços ocupados pelos carros para que as pessoas possam fazer os pequenos trajetos de bicicleta. Muita gente quer e já está preparada para isto mas não fazem por uma razão mais forte: falta educação do motorisa de carro; para quem todos os espaços são pequenos.

Nossa luta é pela diminuição dos carros nas ruas e pelo respeito à bicicleta. Havendo isto, não há necessidade de tanto carro na rua nem de ciclovias ou ciclofaixas.

Pedimos a todos que tomarem curso de motorista para lembrar aos seus professores e instrutores que o artigo 58 do Codigo Nacional de Transito autoriza a bicicelta a circular na mesma pista do carro. Que a biciceta tem preferencia em relação ao carro e moto. E que estes devem ficar afastados um metro e meio do ciclista.

Lembrem também que os ciclistas são obrigados a cumprir as leis de transito, devendo sempre circular à direita da pista e no mesmo sentido dos carros.

Nas aulas de motoristas raramente alunos e professores se lembram deste artigo, tamanho é o espaço que o carro ocupa , até nas cabeças das pessoas.

Com educação e respeito a gente chega lá.

visiem nossos sites e blogs: muraldebugarin.com
bikebook.com.br
valcicibarretoadv@yahoo.com.br

Nenhum comentário: