quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL SEM CARRO, PROPOSTA PARA OS AMIGOS PEDALANTES

valci barreto,
advogado, cicloativista baiano




Nascido de organizações internacionais, o DIA MUNDIAL SEM CARRO está divulgado em toda a imprensa, notadamente na Internet.

Em algumas capitais e grandes cidades, são realizados mega eventos semahantes a carnaval, Dia do Orgulho Gay, festa do Bonfim. Tais eventos têm o patrocinio de entes públicos e privados, gastando-se uma grana , ao meu ver desnessária.

A ASBEB, em Salvador, junto a grupos de ciclistas como Jarraw, Narandiba, jabutis Vagarosos, Suba Aí, Natura Bike Ação, Amigos de Bike, Pedalada da Noite e tantos outros, têm dado um exemplo para o mundo do que deve ser UMA DIA SEM CARRO: simplesmente pegam suas bicicletas e saem por aí, de forma civilizada, organizada, sem trio eletrico, sem acompanhamento de policia ou orgão de transito, sem necessidade de uma MEGA EVENTO, que , em verdade, apenas promove muitas ações, artistas, políticos, produtoras , menos o ciclismo.

Há pessoas que só saem de casa para se divertir, pedalar, ou mesmo ouvir alguma música, se houver um trio eletrico, um chamado na TV, por entidade como igreja ou orgão publico dizendo: "faça isto""caminhada de combate a isto ou aquilo". DIA DISSO OU DAQUILO. Se for divulgado na imprensa, todo mundo vai. Se não, nenhuma ação é realizada.

O melhor para nós , BAIANOS, INVENTORES DO TRIO ELETRICO E DA ALEGRIA QUE O CRIME TEIMA EM AFASTAR DA NOSSA GENTE, é comemorarmos o dia sem carro todos os dias, fazendo as nossas pedaladas, ocupando as ruas com nossos grupos de pedais e mandando nossas mensagens para mundo.

Assim, conclamo os pedalantes baianos a fazerem a maior quantidade de DIA SEM CARRO QUE PUDER SER FEITO E DA MELHOR MANEIRA: deixando o carro em casa e saindo por aí.

Em algum lugar nos encontramos, marcando ou sem marcar encontros, e em algum lugar nos separamos, marcando ou não, mas sempre montado em nossas bicicletas.

Vamos mostrar ,para nós mesmos, que todos os dias é dia sem carro.

Há sempre espertos neste negocio de dia disso, dia daquilo, caminhada disso, caminhada daquilo, faturando uma boa grana, principalmente quem nunca sobe em uma bicicleta. Nada contra quem ganha, quem sabe ganhar dinheiro com estas coisas. Mas estes grandes eventos contruibuem muito pouco para o cicloativismo.

Vamos mostrar que sabemos mais: vamos, simplesmente pedalar, sem guia, sem camiseta e , principalmente sem trio eletrico. Adoro este , mas no carnval. No meio das bicicletas, jamais. Quem estiver de acordo comigo sempre pedirá para afastar trio eletrico do nosso passeio: muito barulho e pouco pedal. O afastamento do trio eletrico da Lavagem do Bonfim, foi uma das melhores coisas que já se fez na Bahia para que a festa voltasse a ser um local bom para se ir.

Quem estiver de acordo, favor espalhar esta matéria por aí, ou a que voce escrever.

Assim como mostramos ao mundo o nosso trio elétrico, festa do Bomfim, nossos tambores do Pelô, tudo de bom que a Bahia tem, vamos mostrar que estamos sempre criando, inventando, reiventando, inclusive comemorando, da melhor forma o DIA SEM CARRO: Pedalando .

Podemos organizar pequenos grupos, saindo de todos os cantos da cidade e em todas as direções. Para isto não precisa de trio eletrico nem de patrocinio. A grana gasta nestes mega eventos daria para comprar uma boa quantiade de bicicleta e doar para carentes que queiram pedalar. Ou aplicar em construção de cilovias.

Quem concordar comigo, espalhe a idéia por aí. Não precisa dizer que é minha. Mesmo porque não é . Já é da evolução da cultura em favor das bicicletas nas ruas. Barreto, advogado, cicloativista baino.
bikebook.com.br
muraldebugarin.com

===========

GRAFITEIRO, CICLOATIVISTA, VEJAM O VIDEO:

http://www.youtube.com/watch?v=c8z6BenJ-NM

Nenhum comentário: