Valci Barreto
Advogado, cicloativista baiano,
Muraldebugarin.com
Bikebook.blogspot.com
Folha do Recôncavo.
Eleita a cidade do barulho, Salvador ostenta nos mais diversos espaços, notadamente em Postos de Gasolina, placas enormes alertando da proibição de som alto e as sanções para o caso de desobediência.
Instituida pela Prefeitura de Salvador, A RUA DE LAZER é uma das mais importantes ações para humanização da cidade. Livre do Transito, as famílias para elas se dirigem em busca de tranqüilidade , local para conversar, se divertir , jogar um dominó, encontrar amigos, especialmente divertir crianças e idosos.
Mas a tranqüilidade e paz buscadas, ninguém está conseguido encontrar , pelo menos na Rua de Lazer do Dique do Tororó.
Ostentando a nossa Captial o título de rainha do barulho, e da poluição sonora, parece que o titulo está lhe trazendo muito orgulho. Pretende, talvez, mantê-lo por longo tempo. Pelo menos é o que demonstravam duas kombis da Prefeitura que faziam parte da animação da Rua de Lazer do Dique do Tororó, no dia 04.10.2009,pela manhã.
Além de um som ensurdecedor, sem o mínimo de respeito aos ouvidos de idosos e crianças que ali estavam, o tipo de música não guardava qualquer relação com o ambiente e com seus frequentadores.Tudo bem que as crianças de hoje talvez não queiram mais ouvir “atirei o pau no gato”. Mas convenhamos, "arroachas " e "toda enfiada" , não são musicas para a Rua de Lazer, considerando ainda a altura como eram elas executadas hoje no Dique do Tororó. Não tive coragem de chegar perto para saber se eram tocadas por uma ou pelas duas kombis. O medo não era daquelas reações comuns, do tipo: “ o som é meu a Kombi é minha, toco o que quero, na altura que quero; os incomodados que se mudem”. Meu receio era ter meus tímpanos estourados.
Nada tenho contra qualquer estilo musical. Até o “toda enfiada”, entra no meu ouvido, sem problema. Prefiro que esta seja tocada o mais baixo possível ao ponto de não ouvi-la. Acho até, que ela em som bem baixinho, faz menos mal do que um bolero de ravel na altura dos sons apresentados por aquelas kombis da Prefeitura. Mas temos que admitir que os arrochas ,e assemelhados, não devem ser tocados naquele espaço, em nenhuma hipótese. Deve ser proibida a execução. Se não com lições, campanhas educativas , pelo menos com multa, punição de algum orgão fiscalizador.
Para não cair no erro de imaginar que apenas a mim incomodava, perguntei a um senhor,com três crianças por perto, que demonstravam ser seus filhos, morador daquelas imediações, o que ele achava. Disse-me que, indignado, já mandou vários e mail para órgãos públicos.Mas que, além de não ter merecido qualquer resposta, não houve solução.
Adiantou ainda que alguns funcionários da Prefeitura, ao liberar o espaço para o carro, sequer observa se havia alguma criança brincado, já tendo ocorrido cenas perigosas decorrente desta falta de cuidado. Afirmou que é comum tocarem em alto volume , musicas que deveriam ser proibidas no ambiente; Que a regra, o comum, o que mais se faz ali é a execução dos "arrocha " e de “toda enfiada” por carros da Prefeitura e de animadores que tambem aparecem por ali.
Está na hora de colocar uma placa , pelo menos das que ostentam nossos postos de gasolina ,naquelas kombis da Prefeitura. Ou aqueles “animadores” pensam que a proibição é só para posto de gazolina?
A Rua de Lazer do Farol da Barra ,por sua vez, está sendo invadida por grupos de manifestantes, fazendo dali a vitrine para suas reivindicações, sem qualquer respeito pelo já pequeno espaço para as crianças brincar. Os manifestantes costumam parar exatamente onde estão as brincadeiras infantis como desenhos, jogos, carrinhos . E, de forma também comum, alguns põem sons incompatíveis com o ambiente.
Vamos fazer uma campanha educativa. Se não funcionar , policia e multa, única liguagem que os brutos , os indiferentes, os insesíveis, egoistas, costumam atender.
Lamentável.
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário