Valci Barreto
Advogado
Editor do bikebook.com.br
Colaborador do muraldebugarin.com
Folha do Recôncavo.
Na lmpeza geral que se costuma fazer nas casas em finais de ano, muita gente escolhe seus livros e revistas usadas como primeiro item a ser jogado no lixo, o que considero um "crime."
Por ser pesado, difícil de transportar, com o transporte mais caro do que o próprio livro ou revista usada,o lixo é o caminho fatal.
Muita gente dribla o desemprego vendendo revistas e livros usados que também são utilizados em clinicas psiquiátricas para atividades lúdicas e educativas dos seus pacientes; formação de bibliotecas comunitárias, estimulando a circulação da cultura.Quem conhece uma destas bibliotecas e descobre a importancia que as revistas e livros usados representam para as comunidades servidas por elas, se for sensível, jamais jamais voltará a jogar livros e revistas no lixo.
A abundancia, fartura de livros usados nas grandes cidades, notadamente nos bairros mais ricos, convive com a total ausência deles pelo interior e por bairros mais afastados dos grandes centros.
Para se livrar de seus livros e revistas usadas , de forma barata, simples, descomplicada, sugerimos que leve sempre um ou dois em sua bolsa,carro, bicicleta, sacola e deixe em alguns lugares em que houver crianças reunidas. Ao entregar-lhes, não deixem de aconsselhá=las:"cuide deste livro ou revista; e após a leitura ,não jogue no lixo, entregue para algum amigo que goste de ler." Este recado funciona.
Com gesto simples como este, você estimula a leitura, educa , deixa sua casa limpa, fazendo um grande bem, inclusive a voce próprio.
Para quem estiver viajando, não falta lugar para repetir este gesto. Não precisa levar um caminhão de livros , ocupar toda a sua sacola ou carro para esta operação. Levando um ou dois apenas, você estará, com certeza, operando um milagre que você próprio desconhece, em favor do bem, sem nada gastar, sem precisar de ONGs, associações filantrópicas, pagamento de transportes, nem se arvorar a benfeitor da humanidade.
Quando vir no interior um grupo de crianças em alguma rua, casa, jardim, faça a entrega dos livros e revistas para eles e veja a festa que isto produz. Você se diverte e a eles também. E de graça!
Quem estiver viajando para Jaguaquara, leve livros e revistas usadas e entregue para Isaias, no Hotel Vaz , onde ele trabalha. Isaias está formando uma biblioteca na sua casa , no bairro pobre da casca, permitindo que outras crianças leiam seus livros e revistas.
Podem também ser entregues à familia Costa, na Rua Otávio Mangabeira,número 98 ,que os leva até a Colônia, onde reside Therezinha Costa, que, após a leitura, entrega para a biblioteca pública da cidade ou para crianças que passam em ônibus escolares na frente da sua casa.
Isto pode ser feito em sua viagem para qualquer lugar do planeta. É assim que faço com livros e revistas dos quais não mais preciso, com os que tenho em dupli ou triplicata e com as que recebo de doações.
De hoje em diante, não espere apelo de ONGs, programas de TV, reclamos de lideres religiosos, nem de políticos, para se livrar de coisas das quais não mais precisa, especialmente livros, revistas e brinquedos.
O grupo ciclistico Jabutis Vagarosos realiza passeiso ciclisticos em que arrecada livros e revistas e os repassa para leitores que conhece, pequenos sebos ou bibliotecas comunitarias, inclusive para a do Calabar e a que está sendo formada no NACCI, na Saúde.
====
Veja no bikebook.com.br, locais e pessoas que recebem doações de livros e revistas usadas em Salvador.
Se não localizar passe -nos um e mail que daremos todas as informaçoes para chegar ao mais parto da sua casa.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
==========================================================
veja videos do ponto de venda de livros usados do senhor Alfredo, que recebe doaçoes de livros usados e os vende a preços bem abaixo do custo. Há muitos anos compro livros em mãos do senhor Alfredo, já tendo bons exemplares em minha biblioteca.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=uLIlt_041d8
=============================================================
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário