Valci Barreto
Muita gente deseja pedalar. Cada um tem um jeito, um ritmo, um objetivo.
O perfil Jabutis todos já sabem como é. É a forma que encontrei, que mais gosto, que mais tem a ver com meu jeito de ser em cima de uma bicicleta. Os Jabutis de carteirinhas, os que já pedalaram conosco também já conhecem a nossa história.
Sucede que, principalmente no verão, há condições de ficarmos rodando por aqui pelo centro da cidade, curtindo nossos pontos históricos, barzinhos, restaurantes, água de coco, bistrô porto do sol, raso da Catarina, teatros, padarias, encostadas em balaustradas e até banho de mar noturno.
Estou propondo o seguinte: marcamos um local em que as pessoas chegam, com ou sem compromissos de chegar, para nos encontrarmos e batermos papos, sairmos por aí, ou não. Quem quiser vai, quem não quiser fica parado, uma coisa um pouco diferente do que está aí já consagrado por outros grupos como sincronia, amigos de bike, pedalada da noite, erva ciclo e farol light.
Faríamos uma coisa tipo clube de carros antigos: um local para nos encontrar ficar rodando de acordo com o que der na cabeça de cada um. Não seria um grupo organizado de pedal, como os que já existem. Seria um local para encontro dos bicicleteiros. Ai, cada um vai pedalar do jeito que achar melhor, chamar seus companheiros, seus a fins, ou, se também quiser, organzar uma saida com todos.
Tudo, claro, sem estresse, mau humor, gritarias, pressas e correrias. E sem bebedeira. Havendo qualquer destes itens, estou fora. Mas quem quiser, fica livre para fazer o seu, óbvio. Apenas não participo.
A minha sugestão é um local de encontro tipo “clube da bicicleta”, onde faríamos uma movimentação, sem líder, sem comando, sem “aqui quem manda sou eu”, "este grupo é meu.", "tem que fazer assim" etc.
A finalidade é ocupar as ruas com nossas bicicletas,passear pelas ruas da bahia, mesmo em pequenos grupos que se formariam até mesmo no próprio local.
Muita gente se reune nos barzinhos e restaurates para comer e beber. Mas há muita gente que quer sair, quer se movimentar, mas não quer beber nem comer nos restaurantes; e que gosta de pedalar. O encontro seria para estas pessoas, como é o meu caso.
Niguém teria compromisso para chegar tal ou qual hora. Sair tal ou qual hora. A agregação para pedalar ou nao seria de cada pessoa ou de cada grupo ali formado. Uma coisa mais livre, leve, solta.
Algumas sugestões de locais: speede lanches, em ondina, farol da barra, porto da barra, campo grande, pelourinho, dique do Tororó.
As pessoas de bairros mais afastados também poderiam fazer reuniões iguais , ficaríamos trocando visitas. O local do encontro deve ser fixo e deve ter algum atrativo para que, enquanto se aguarda chegada das pessoas, para pedalar ou não, possamos fazer algo, até simplesmente coversar ou ler uma revistinha.
Sugiro até, o que já comprei, cada um traga um banquinho ou cadeirinha na propria bike, tipo de pescador, para sentar em algum lugar a fim de não enraivecer os garçons por falta de consumo.
Enquanto vocês pensam, já estou dizendo: Vou ficar indo ao SPEED LANCHES, banca cultural, que fica aberta 24 horas. Mas sem nenhum compromisso, nem mesmo com o horario de chegar e sair.
Está lançada a idéia. Quem quiser vai se manifestando, organizando sua vida ciclística, sugerindo a forma, o jeito, local e horario aproximado.
em relação a horario, mnha sugestão é:
horario dos encontros: das 20 às 21 horas. No mais é o que for acontecendo.
O sucesso só vai depender de nós. Daqui a pouco já estou indo rodar por ai, em direção ao Centro da cidade, passando pelo Campo Grande, Teatro Castro Alves e Passeio Público.
Os comentários de Itana e Íris me animaram mais ainda a tocar este "PROJETO"
=
BICICLOTECA
-Fiquem atentos, juntem livros ou entreguem na Estação Criança, ao lado da Creperia Mariposa, pois, logo depois do carnaval vamos fazer mais um bicicloteca, desta vez om participação do Rotary Club.
Já confirmaram presença e participação:
Gilson Cuna (asbb), Itana Mangiere, George Argolo, Amigos do Tony, Grupo do Ogunja, Naturabikeação, Sérgio Bezerra, Paulo Vilares; e muitos pedalantes individuais já nos passaram e mail confirmando que já estão juntando livros e revistas usadas para levar no dia do pedal.
===============================
Os livros serão levados para a Suburbana
FEIJOADA DO AMIGOS DO TONY:
Amigos do Tony fará uma homenagem a companheiro do seu grupo de pedal que está indo morar e trabalhar em Marabá.A homengem será uma feijoada no dia 01.02,2009. Pedalará por um tempo na ASBEB e em seguida fará a homenagem com uma bela feijoada.
Quem quiser participar e colaborar com os ingredientes da feijoada, o Tony recebe e agradece. Todos estão convidados.
Conte comigo meu caro Tony. Mesmo que eu viaje, deixarei a minha colaboração. Você merece.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
==========================================
= Repassem estes e-mail para amigos que gostam, mesmo para aqueles que ainda não tomaram coragem de enfrentar as ruas. Vamos dar coragem a todos.
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário