sexta-feira, 15 de maio de 2009

VÁ DE BIKE

VÁ DE BIKE.
Valci barreto
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

O centro de Salvador, como de qualquer grande cidade, esconde pessoas; locais interessantes, curiosos, com atrativos que muitas desconhecem, principalmente aqueles que só andam de carro ou apressados. Nem tudo está em jornais, revistas, tv. Por isto, é preciso descobrir. Com o olhar, corpo, atitude contemplativa, a pé ou de bicicleta , muitas são as descobertas. Muitos serão os prazeres que nos podem proporcionar passeios em nossa cidade, mesmo no tumulto gerado pela pressão e violência do transito. Por incrível que pareça, é possível pedalar por toda Salvador. Muitas são as pessoas que já venceram o medo e pedalam por aí, inclusive usando a magrela como meio normal de transporte. Nós estamos entre elas.
Costumo pedalar pelo centro de Salvador e visitar tais locais, quase sempre de acesso gratuito e nem sempre menos prazeroso.
Experiências que nos proporcional saúde, alegrias, cultura, melhor serão se compartilhadas com mais pessoas. Por isto divulgamos os nossos movimentos em nossas magrelas.
===
Para quem gosta de ler, e não se importa em gastar menos, comprando livros usados, indicamos os sebos e pontos de vendas de livros:
Sebo do Juvenil, no Terminal da Lapa, em uma galeria após subir a escada rolante.
Sebo do Eraldo, também no Terminal, escada do lado esquerdo de quem chega de ônibus ao terminal.
Papiro, loja terra, lado direito de quem chega de ônibus ao terminal.
Senhor Alfredo, na Ladeira do Funil, Sete Portas. No caso de seu Alfredo é uma pequena barraca. Um bom estoque fica exposto na rua, inclusive aos domingos.
De Segunda a sexta, no Comércio, em frente à Justiça do Trabalho, o Alemão mantém uma pequena banca com exemplares semi - novos.
Banca do Índio, esquina entre o Campo Grande a Rua Padre Feijó, vende livros e revistas semi novas.
Na Rua da Ajuda, número três, o Sebo do Daniel, não é de estoque muito grande, mas mantém sempre bem conservados exemplares dos clássicos de literatura.
Sebo Berinjela, no Terminal de Ônibus da Rua Chile.=
Para admiradores, colecionadores de selos, cartões postais, fotos antigas, o local é a séde dos Correios, na Pituba, aos sábados, das 09 às 12 horas.
No Orixás Center, LOJA DE HUMBERTO, há muitas curiosidade, miudezas, fotos antigas de cinema, esportes, lps, maletas , pastas, gramofones.
==
Uma visita ao MAM, um dos locais mais aprazíveis de Salvador, é um presente dos céus para o próprio visitante. Além das artes que podem ser vistas sem nada pagar, o visual é deslumbrante em qualquer hora do dia ou da noite.
Habitualmente, artistas plásticos vão ali realizar oficinas de artes para crianças oferecendo aulas e materiais gratuitos.
================
Aos domingos, das 08 às 14 horas , o espaço a ser visitado, com muitas atrações, é a RUA DE LAZER, no Farol da Barra. Quadriciclos, pula pula, artes , danças, capoeira, músicas. Ótimo local e horário para ensinar crianças a montar bicicletas. Tudo pode ser visitado a pé ou de bicicleta. Eu sempre vou de bicicleta.
==============
Todo primeiro domingo do mês, saindo da Fonte Nova às 09 horas, um grande passeio ciclístico, bem povão, com mais de mil ciclistas pedalando pelas ruas de Salvador, muitos vindo de cidades vizinhas, em passeio lento. Participam crianças, adultos e pode ir com qualquer bicicleta, desde que rode. É uma festa este passeio, organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS BICICLETEIROS DO ESTADO DA BAHIA.-ASBEB.
==============
CANTO DA PRAÇA
Todos os domingos, das 09 às 12.30 horas, no Jardim de Nazaré, músicos amadores e profissionais se reúnem para tocar e cantar, gratuitamente, chorinho, mpb, serestas, são as mais tocadas. Se você toca ou canta, será sempre convidado para mostrar o seu talento.
==============
BAR DO MARIO, ou Prosa de Viola, no Parque Julio Cezar, ao lado do Supermercado Ideal: de segunda a sábado, no verão também aos domingos, artistas, amadores e profissionais tocam e cantam, sem nada cobrar. Para quem toca e canta, mesmo sem saber, o espaço é sempre oferecido para o interessado em exibir seu talento; ou falta dele...
==========
A Caixa Cultural, na Carlos Gomes e o

Espaço Unibanco , na Praça Castro Alves são dois espaços que não se pode deixar de visitar. O acesso é gratuito para a maioria dos eventos.
===================
Teatro do Sesi e sua varanda, sempre com atrações musicais e teatrais, com chorinhos, mpb, samba , samba de roda, todos os dias.
===============
Aconchego da Zuzu, final de linha do Garcia, espaço cultural, comida caseira baiana e sempre uma atração musical. Tudo administrado pela própria família, proprietária e moradora do local.
===
Bar e Mercadinho Mini Tem, esquina da Joana Angélica com a entrada do Tororó. Aos sábados e domingos, a partir das 11 horas, churrasquinho de camarão e de carnes. Ou você come um requeijão com frutas, com tempero que você pode fazer na hora, do seu jeito. É um local de bate papo, freqüentado por gente de todo o estado da Bahia, ainda que para uma passada rápida. Maurição, ou “Bonitão”, é um agregador nato.
===
BANCA DE FRUTAS DO RENAN, no Largo Dois de Julho, onde você come sua fruta de fora civilizada: faca, prato, com água para lavar as mãos na pia. Você compra a fruta e pede um pratinho e uma faca, garfo e chupa as mais variadas frutas no espaço.
==
Delicatessem Albany, café da manhã, com vários íntens da comida interiorana, almoço e janta, na Pituba em frente à sede dos Correios.
===
LOJA E RESTAURANTE ESCORIAL, na Barra, em frente ao portão de acesso dos carros da Associação Atlética da Bahia, mesma rua em que está a Caixa Econômica, abre também aos domingos. Aos domingos, só para café da manhã e almoço. Variados pratos, inclusive sarapatel, cozidos, caldo verde; ambiente bem decorado e por demais acolhedor. Veja foto do ambiente, clicando abaixo em “postagens mais antigas”
==
ARMAZEM 45, na Saúde. Este e divino em comida caseira.
================
SORVETERIA LA PORTE, no Pelourinho, Terreiro de Jesus, ao lado da Igreja de São Francisco. Todos os sorvetes feitos da própria fruta pela família proprietária.
Todos estes locais são visitados, são pontos de parada do grupo de passeios ciclitico baiano JABUTIS VAGAROSOS.
==
Veja fotos e vídeos dos nossos passeios em “galeria de fotos”, do muraldebugarin.com
==
Visite nossos vídeos no you tube, pesquisando em “valci Barreto,” muraldebugarin.com, bikebook.com, Jabutis vagarosos.
==================
Quem quiser participar dos passeios do JABUTIS VAGAROSOS, veja “Cartilha do Jabutis Vagarosos", publicada no bikebook.com.br e no muraldebugarin.com.

Encaminhem-nos e- mail , informando locais , pontos curiosos e escondidos da Bahia. Não somente iremos visitá-los como divulgaremos gratuitamente em nosso site.

Não publicamos número de fone porque muitas vezes as pessoas mudam de número e não nos avisam, criando vários transtornos, especialmente para os novos proprietários do número anunciado.
===============================
valcibarretoadv@yahoo.com.br
bikebook.com.br
muraldebugarin.com

MURAL DE BUGARIN.COM

BIKE BOOK.COM.BR:

POR MENOS CARROS E MAIS BICICLETAS NAS RUAS DE SALVADOR.
=====
NÃO JOGUE LIVROS NO LIXO. FAÇA DOAÇÕES. VEJAM ONDE E COMO NO BIKEBOOK.COM.BR.
Acarajé da Jó, no largo dos paranhos, todos os dias , inclusive aos sabados,das 15 às 19 horas. Delicioso acarajé.

================

ESTAMPE A SUA CAMISETA: Marlene, na Rua Barros Falcão, 542, Matatau, Largo dos Paranhos, em frente a FULL TIME , ao lado da Antena da Claro.

Nenhum comentário: