Dois lamentáveis acidentes de veículos, sem contar os inumeros cujas noticias não nos chegaram ocorreram estes dias,ambos provocados por taxistas: Um deles, atropelou um ciclista do grupo Itapagipe é do Pedal, conforme relato abaixo. Ontem, outro traxista, embriagado e dirigindo na contra-mão, bateu de frente com o veiculo de um casal, levando-os à morte, no Vale dos Barris. A matéria pode ser vista, gratuitamente, no www.correiodabahia.com.br
Anotem a placa, licença e escrevam para todos os orgãos, a fim de ser dado conhecimento do fato, independentemente das ações judiciais contra motoristas e proprietários dos veículos . Motorista e proprietário respondem civilmente pelos danos causados por acidentes de veículos. Criminalmente responde o motorista ou pessoa que causou o acidente.
A nota abaixo nos foi encaminhada por um componente do querido grupo ITAPAGIPE É DO PEDAL:
"Vimos mais uma vez chamar a atenção das autoridades, para o fato dos motorista de veiculos automotores não respeitarem o direito do ciclista de trafegar nas vias da cidade, o que é assegurado por lei.
Desta vez a vítima foi o ciclista ALMEIDA, do grupo ciclistico Itapagipe é do pedal, que ao trafegar com sua byke pela av. Fernandes da cunha, em frente ao banco do brasil, foi colhido pelo taxi de placa JRY-7794, alvará 5396, no dia 11/01/2010 ás 09:00hs. Vinha Almeida com sua byke encostado ao meio fio, do lado direito da pista como manda o regulamento e, logo atrás um ônibus da empresa Praia Grande placa policial JKZ-0228, sendo que o taxista ultrapassou o ônibus pela pista da esquerda e entrou bruscamente para a direita, tentando entrar numa rua transversal alí existente, colhendo a bicicleta. Logo que viu que tinha atropelado a bicicleta, o mesmo desistiu de entrar na transversal e empreendeu fuga deixando o cilista no asfalto, tendo o onibus passado por cima da bicicleta, não passando por cima do ciclista por milagre, e pelos gritos dos passageiros o motorista do onibus conseguiu parar antes que esmagasse as pernas do ciclista, tendo dado socorro ao mesmo.
A byke avariou totalmente o coxin, quadro, as rodas, os freios, pedais, guidon, cambio, ou seja: perda total, e o ciclista Almeida ficou com escoriações por todas as partes do corpo, dando graças a Deus por não ter sofrido nenhuma fratura.
É preciso que as autoridades tomem providencias no sentido de educar os proprietarios e condutores de veículos, pois todos os dias estão acontecendo esses tipos de acidentes, vitimando nossos ciclistas muitas vezes fatalmente.
Os paises mais desenvolvidos do mundo utiliza a bicicleta como meio de transporte, porque aquí as autoridades não tomam conhecimento desses fatos e deixa de fazer vistas grossas? E nossas ciclovias? Precisamos nos levantar quanto a isso, e nos unir para que alguma coisa seja feita com urgencia."
=====================
Sobre o dos Barris, veja materia no www.correiodabahia.com.br
================
Como se não bastasse o trafico de droga, as mortes por absolutamente nada , ou quase nada, continua nosso Brasil ostentando um dos maiores indices de morte no transito.
Atenção ciclistas, não se aventurem a competir com carros, principalmente ônibus e taxis, cujos motoristas acham que a rua é so deles. MUITO CUIDADO MESMO!!!
valcibarretoadv@yahoo.com.br
===========================
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário