Texto: Itana Mangieri
- Está tendo uma exposição fotográfica na Caixa Cultural, vamos ?
- Bóóóóra ... rsrs !
E lá fomos eu e Buga para um inusitado Jabuti Pedestre ... rsrs. Ligamos para o Grilo Falante, mas ele tinha outros compromissos e desta vez não pôde nos acompanhar.
Chegando à Caixa Cultural na Rua Carlos Gomes fomos recepcionados pela monitora Dandara que, gentilmente nos acompanhou e explanou sobre cada foto exposta pelos 30 fotógrafos que cederam suas imagens à curadora da exposição, Rosely Nakagawa.
Saímos de lá e fomos almoçar no Ramma, bem no coração do Pelourinho. Aproveitando a localidade, depois do almoço resolvemos caminhar até a Casa de Benim. No caminho, paramos para conhecer a exposição de arte sacra na Galeria Solar Ferrão. Trata-se da coleção pessoal de 850 peças e imagens sacras do pernambucano Abelardo Rodrigues que, após sua morte, foi adquirida pelo Governo da Bahia e que durante a negociação com a família, houve a intervenção do Governo Pernambucano para manter o patrimônio em Recife e Carlos Drummond de Andrade intitulou a disputa de “Guerra Santa”, mas o Governo Federal deu causa ganha à Bahia. E ainda tivemos a oportunidade de fotografar da varanda o fundo do Pelourinho. Em seguida visitamos o Museu Temporal que expõe fotografias e cartões postais do início do século XX e mostram diferentes cidades do interior do Estado Baiano. Presenciamos também um grupo de pintores, patrocinados por um fabricante de tintas, pintando e restaurando casarões e sobrados do Pelourinho. Chegando à Casa de Benin, a mesma estava fechada e demos uma paradinha na sorveteria Cubana para uma hidratação com água e sorvete de castanha. Em seguida retornamos com mais uma visita planejada: agora à exposição Cores Brasilis do artista plástico Salomão Zalcbergas em telas pintadas com tinta acrílica e óleo no Teatro Gamboa Nova. Lá fomos muito bem recebidos e convidados para retornar para outras atrações do acolhedor teatro. (www.teatrogamboanova.com.br – fone: (71) 3329-2418 - E-mail: contatos@teatrogamboanova.com.br).
Para os próximos Jabutis (ciclístico ou pedestre), os desestressados já estão convidados !
Mais fotos deste eventual Jabuti Pedestre já estão publicadas no www.muraldebugarin.com
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário