sábado, 15 de maio de 2010

Conversas Plugadas: Yamandu Costa e Hamilton de Holanda


18/05 - Entrada Gratuita

TCA PROMOVE DEBATE COM YAMANDU COSTA E HAMILTON DE HOLANDA

O Teatro Castro Alves (TCA) realiza, no dia 18 de maio (terça-feira), mais uma edição do projeto Conversas Plugadas, que reúne profissionais de destaque no cenário artístico nacional e internacional para uma troca de experiências com o corpo técnico do Teatro e com o público em geral. Esta será uma edição voltada para a música, com a participação do violonista e compositor gaúcho Yamandu Costa e do músico carioca e bandolinista de choro Hamilton de Holanda. O debate acontece na Sala Principal do TCA, às 19h30, com entrada gratuita, e será mediado pelo diretor de Música da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Gilberto Monte, compositor, guitarrista e produtor musical graduado em Composição e Regência pela UFBA.

No bate-papo, que antecede a apresentação que Yamandu e Hamilton farão no próprio TCA no dia 20 de maio, os músicos falarão sobre suas carreiras, o encontro entre eles, suas composições e parcerias, e sobre a criação e produção do CD “Luz da Aurora”, que lançaram no final de 2009, com releituras e composições próprias inspiradas em nomes como Pixinguinha, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Raphael Rabello, Radamés Gnattali, Tom Jobim, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

Prodígios - Os dois convidados do projeto Conversas Plugadas começaram na música muito cedo. Yamandu Costa iniciou seus estudos de violão aos 7 anos de idade. Até a adolescência seu universo musical girava e torno da música folclórica do Sul do Brasil, da Argentina e Uruguai. Aos 15 anos, começou a seguir os passos de compositores brasileiros, principalmente Radamés Gnatalli, Baden Powell, Tom Jobim e Raphael Rabello. Hoje, aos 30 anos, é um compositor que mistura diversos estilos musicais em seu violão, não se enquadrando em nenhuma corrente musical.

Atualmente com 34 anos, Hamilton de Holanda começou a tocar bandolim aos 6 anos de idade. Nascido no meio de uma família musical onde o choro e o samba eram uma constante, apaixonou-se pela música tradicional brasileiras desde cedo. Aos 19 anos, ganhou o prêmio de Interpretação no Segundo Festival de Choro do Rio de Janeiro, passando a ser reconhecido como um dos principais intérpretes do gênero no Brasil e no mundo. Formado em composição pela Universidade de Brasília, tem em sua carreira 15 discos lançados.

Assessoria de Comunicação do TCA
Tel.: 3117- 4832/4833/ Fax: 3117-4872
ascom@tca.ba.com.br
maio de 2010

Nenhum comentário: