sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA


SALVADOR É PLANA PARA BICICLETA


Valci Barreto, advogado,  cicloativista baiano.
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br



O excessivo uso do carro  fechou os olhos das pessoas para a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte em Salvador. Nossa capital é plana para uso da bicicleta: Pode-se pedalar de Praias do Flamengo até a Suburbana, passando pelo Bonfim, Ribeira, sem subir uma ladeira sequer. Pequenos aclives como Contorno, Montanha, Pelourinho, podem ser vencidos  em menos de dez minutos, empurrando a bicicleta e bem devagar,  sem se cansar.Este tempo é, na maioria dos casos,  menor do que a espera por um ônibus. Se a Prefeitura liberar os acessos de bicicleta pelo plano inclinado e escadarias da Lapa, o acesso será ainda mais fácil.

Não está mais de acordo com nossos tempos a pessoa morar na  Pituba, Bonocô, Rio Vermelho, e só poder ir ao Iguatemi , Shopping Barra, tomar um sorvete , comprar um pão ou remédio   , de carro ou de ônibus;

As pessoas não mais imaginam ser possível ir de bicicleta comprar  um remédio, pão, tomar um sorvete , ir a uma praia distante dois a cinco quilômetros de casa . O carro fechou os olhos das pessoas para estas possibilidades. O carro, literalmente, cegou as pessoas. Muita gente quer o conforto, a tranqüilidade, a segurança, o ar condicionado do carro até para tomar um sorvete na esquina mais próxima. Mas muita gente gostaria de fazer isto de bicicleta e sequer imaginam ser tudo isto possível.

Para que possamos andar de bicicleta em Salvador não há necessidade de ciclovia. O que precisamos é que os motoristas  respeitem o ciclista. Havendo respeito,não haverá  necessidade de ciclovia. O dono de carro entende que a rua foi feita somente para o carro e que a bicicleta está atrapalhando o trânsito . Por isto, agressivamente, aciona buzinas, luzes,  motores; encosta no fundo da bicicleta, "tira fino", agride e até atropela quem está em sua frente. Mauricinhos  e patricinhas,  atrasadas para a escola,  baladas, ou para devolver o carro da família, são  por demais agressivos no trânsito, especialmente em relação aos ciclistas. Os motoristas de ônibus lideram a falta de respeito ao ciclista, embora já percebemos  certa melhora no comportamento destes profissionais,  após campanhas educativas que temos feito pelas ruas da cidade.

O ciclista tem o direito de circular na  mesma pista dos carros e tem preferência no trânsito. O motorista do carro, por lei, tem o dever de respeitar a velocidade da bicicleta; e  ao ultrapassá-la  deve guardar uma distancia de um metro e meio. O motorista de carro não tem o direito de exigir que a bicicleta saia da sua frente, porque o direito de preferência é da bicicleta. É questão legal e de civilidade que o motorista de carro teima em não respeitar.

 O ciclista  é obrigado, também, a seguir a lei de transito, trafegando  no mesmo sentido dos carros e sempre à direita da pista.

Tudo isto é disciplinado em lei e dificilmente é ensinado em escolas de motoristas nem em casa através da família.

Porém, mesmo com os perigos oferecidos pelo transito, com a falta de educação e de respeito dos nossos motoristas, é possível pedalar por toda  Salvador. Nós , há muitos anos, já fazemos isto. Vejam como, acessando nossos sites: http://www.bikebook.com.br/, muraldebugarin.com.

Veja também nossos vídeos , no you tube,  pesquisando em bikebook.com.br, onde  podem ser vistas pessoas de até de mais de 70 anos pedalando conosco pelo centro de Salvador.

O caos do transito é patrocinado pela falta de compromisso dos nossos governantes com a mobilidade urbana.  Constroem  muitas pistas para veículos e nenhuma para bicicleta.

Conclamamos os cicloativistas baianos a só votar em candidatos que tenham compromissos em favor da bicicleta como meio de transporte e da educação para o transito.

 PASSEIOS CICLÍSTICOS EM SALVADOR.

Todo primeiro domingo do mês  há um passeio ciclístico em Salvador, envolvendo mais de mil ciclistas, com do Dique do Tororó às 09 horas. O passeio é gratuito, educativo, filantrópico, participam pessoas de todas as idades, com   qualquer tipo de bicicleta, desde que rode; Quanto à roupa, pode ser qualquer calça , short , tênis, camiseta de uso comum. Exige-se capacete para maior segurança dos pedalantes.

Além de milhares de pessoas em Salvador que diariamente já se dirigem de casa para o trabalho, escola, em bicicleta, somos milhares de ciclistas pedalando nos mais variados grupos organizados que realizam passeios noturnos e nos finais de semana.

Temos grupos organizados de pedais em Brotas, Ogunjá, Paralela, Imbui, Barra, Itapagipe, Suburbana , Vasco da Gama ,Marechal Rodon, Rio Vermelho e em muitos outros bairros.

Conheça  os grupos e perfis deles, acessando  nossos sites e blogs e escolha o seu.


PARTICIPE DOS PASSEIOS DA ASBEB, TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS, SAINDO ÁS 09 HORAS DA FONTE NOVA. Vejam os vídeos no you tube, pesquisando em
Bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
Asbeb
Passeio ciclístico em salvador
Valci Barreto.


Qualquer duvida, estaremos sempre à disposição através dos nossos e mails:

Nenhum comentário: