segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Visitas guiadas promovem a história da Bahia

Com o objetivo de difundir a cultura e o aprendizado sobre o patrimônio histórico, o IPAC- Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura/ SECULT, lança oficialmente na próxima terça-feira, dia 17, data que se comemora o Dia do Patrimônio Cultural, o projeto Visitas Guiadas aos monumentos integrantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo / PRODETUR II. A atividade é gratuita e os monumentos que poderão receber visitação pública orientada por técnicos da instituição até dezembro deste ano são: Palácio Rio Branco, Casa das Sete Mortes, Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Igreja de Nossa Senhora do Pilar .
O Projeto Visitas Guiadas integra as ações de educação patrimonial do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador – CAS, desenvolvido sob a coordenação da SECULT, através do Escritório de Referência para o CAS / ERCAS em parceria com a Prefeitura de Salvador, o Governo Federal e a UNESCO. O Projeto envolve parcerias entre órgãos públicos, a Arquidiocese de Salvador, as Irmandades do Rosário e do Pilar, além da Casa Pia e Órfãos de São Joaquim. O Diretor Geral do IPAC, Dr. Frederico Mendonça acrescenta que essa ação “surgiu da necessidade de informar a população da importância da preservação dos nossos monumentos que foram restaurados com recursos do Ministério do Turismo, do Banco do Nordeste e do Governo da Bahia”.
A programação de visitas guiadas por técnicos responsáveis pelas obras de restauro dos imóveis e de seus bens móveis integrados da próxima terça-feira (17) abrange a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e seu cemitério, às 9h; Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, às 11h e Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, às 14h30, no qual serão. Às 16 horas era realizada uma visita guiada à “Casa das Sete Mortes”, quando o IPAC assinará a devolução do imóvel restaurado a seus proprietários, a Casa Pia e Órfãos de São Joaquim, na presença de convidados do Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e autoridades governamentais, civis e eclesiásticas.
A partir da primeira semana de setembro, as visitas guiadas aos monumentos serão realizadas uma quinta-feira por mês até dezembro deste ano, conforme programação:

Casa das Sete Mortes - 02.09 / 30.09 / 28.10 / 25.11, às 15h;
Igreja de N.Sra. da Conceição do Boqueirão – 09.09 / 07.10 / 04.11 / 02.12, às 15h;
Igreja de N.Sra. do Pilar – 16.09 / 14.10 / 11.11 / 09.12, às 09h;
Igreja de N.Sra. do Rosário dos Homens Pretos - 23.09 / 21.10 / 18.11 / 16.12, às 15h.

O Palácio Rio Branco apresenta uma programação específica de visitas guiadas por monitores auxiliados por técnicos da Fundação Pedro Calmon, através do Memorial dos Governadores, em parceria com o IPAC. Elas transcorrem todas as terças e quintas, às 10h e 15h, e sábados, às 13h30.
As visitas podem ser agendadas por grupos de até 40 indivíduos através dos telefones (71) 3117-6491/92 ou pelo endereço eletrônico visitasguiadas.ipac@gmail.com. No caso do Palácio Rio Branco, poderão ser agendadas pessoalmente, também, junto aos atendentes do Memorial dos Governadores.

Nenhum comentário: