quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

LUCIA BUGARIN – SONHOS E PEDAIS

LUCIA BUGARIN – SONHOS E PEDAIS

LUCIA BUGARIN – SONHOS E PEDAIS

Valci Barreto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br



Quando vivenciamos alguma  atividade lúdica, ou mesmo profissional , é muito comum alguém se dirigir para nós e dizer: É meu sonho poder fazer o mesmo.”

Não sou daqueles que se enganam achando que tudo pode ser feito, que tudo é possível. Senão ,no mínimo eu teria tocado e cantado com os Beatles, escrito na qualidade e quantidade de Machado de Assis , jogado na Seleção Brasileira de Futebol , ganho dinheiro como Buffet e namorado Brigite Bardot quando ela tinha vinte anos. Sonhos humildes, não? Pois, nenhum deles realizei.

Mas os sonhei quase todos e com intensidade. O de Buffet ainda sonho, e talvez seja o mais fácil , porque sonhado hoje. O mais intenso, perturbador, confesso, foi com Brigitte Bardot: como esta moça,  tomou- me sonos nas noites frias da minha adolescência da minha Jaguaquara!

O tempo cria e recria sonhos. Por sorte ou azar, não sei bem, ele também os cura das dores que provoca quando não vividos no concreto, no real.
Mas há sonhos que apenas dependem de nós para vivenciá-los que exigem apenas algum  esforço, alguma disciplina. Muitas pessoas os começam devagar e silenciosamente: pensando e fazendo. Apenas sonhando não dá. Senão Brigite teria sido minha.

Costumo brincar com amigos,  afirmando  que não sei como alguém pode viver sem nadar, andar de bicicleta,  ou sem vivenciar a emoção da uma boa leitura. Não seria feliz se fosse privado destas coisas, tão simples, ao alcance de todos. Elas só não me fazem completamente feliz porque não posso dedicar-lhes minhas 24 horas por dia e porque me falta também a grana “que ergue e destroi coisas belas".  “Mas dá pro gasto”, como se diz.

Vamos apenas às bicicletas porque, para dizer estas coisas agora, fui provocado, instigado, pelo que escreveu nossa amiga Lucia Bugarin, esposa do nosso ícone do pedal e dos sites baianos de bicicleta, o querido Buga.

Lucinha não fez apenas um belo texto. Dá-nos muitas lições, especialmente para aqueles que, e são muitos, sabendo da nossa convivência com as bicicletas, chegam até nós para dizer:

 “como eu gostaria de pedalar!”

Pois bem, para estas é que diz o escrito por Lucia: é possível ,mesmo com alguma dificuldade. Depende de vontade, algum esforço e  disciplina.

Vi Lucia Bugarin nas primeiras aulas  dadas por Lázaro, pessoa que sempre recomendo para quem me procura para aprender a andar de bicicleta em Salvador. Não tinha dúvidas de que ela venceria as dificuldades se não parasse o que ali estava começando. No dia, estávamos pedalando pela região de praias do flamengo: eu Buga e Itana; e lá deixamos Lucia com o professor  Lázaro. Isto já faz mais de um ano. Muita gente já teria desistido. Com Brigite, Seleção Brasileira , nem comecei: estavam muito longe. Mas o da bicicleta, que também tanto sonhei ,como qualquer criança, foi muito fácil: estava ali, ao meu lado, me pedindo: “vem aqui. Tô aqui”. E fui. Gostei dela , me apaixonei e até hoje dorme e acorda comigo, mais fiel do que o mais doce dos cães.

O texto de Lucia, entre outras coisas, me fez lembrar um texto publicado na Revista Seleções , Reader s Digest. O autor daquele texto  teria lido um livro  “Quem fez o que e com que idade” e concluiu: “pelo menos em um eu bati: Leon Tolstoi; não estou me referido ao autor de Guerra e Paz, mas o Tolstoi que, aos  66 anos aprendeu a andar de bicicleta para conquistar uma namorada. Eu aprendi aos 7... e sem rodinhas”

Lucia também bateu, e forte em Tolstoi: com bem menos idade. E igual ao autor do texto de Seleções, também sem rodinhas”.

Agora nos ensina que , se não é tão fácil, também não impossível  como foi para mim ter Brigite, Seleção Brasileira e  Beatles . A grana do Buffet, continarei sonhando porque ainda há tempo e disposição. 


Parabéns, Lucia; seu texto não ensina apenas a pedalar; mas também a realizar sonhos; a aprender qualquer coisa , posto para qualquer pessoa que se disponha a fazer algum esforço para alcançá-lo. Se o tivesse conhecido aos 12 anos , quem sabe Brigite não teria passado, pelo menos uma noite longe do Vadin?

Seu suas lições são para a vida muito mais do que para as nossas bicicletas.

Nenhum comentário: