sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PRAIA DO FORTE, COBRANDO PARA VISITAR. Será verdade?

PRAIA DO FORTE , PARA VISITAR TEM QUE PAGAR.

Valci Bareto
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br

Recebi há pouco um e mail informando que o Prefeito de Praia do Forte vai cobrar para quem quiser visitar, ou simplesmente passar por Praia do Forte.Acredito ser apenas em relação aos veículos, por enquanto.

Confesso que  não estou acreditando no que estou lendo. Parece-me daqueles e- mails malucos que circulam por aí.

Mas se for verdadeiro, vamos propor o seguinte: cada rua, municipio, praia, cidade, por onde o prefeito de Praia do Forte passar ele terá que pagar o acesso; e que o pagamento seja do bolso dele. Não vale o dinheiro público, caso ele o receba de alguma fonte.

Caso algum bicicleiro passe por lá, confirme o fato e passe e mail para nossos jornais , tvs, pois é caso muito sério de desrespeito à cidadania ,de cobrança indevida.

Constatado o fato, vamos divulgar esta rídicula proposta que com certeza será mais um motivo de gozação para a nossa Bahia, onde tudo pode acontecer. A situação não é de chorar. É de sorrir . De uma certa forma, estou até com pena do Prefeito, tamanha gozação que  vão aprontar com ele.

Claro que ninguém, vai pagar. Nem deve.  De bom que isto pode resultar é a maior divulgação das coisas da Bahia. Produza-se bem o prefeito para ser fotografado e dar autógrafo para os milhares de visitantes de Praia do Forte. Quem é que não vai querer conhecer este prefeito?


Os bicicleteiros que forem pedalar por aquele belo espaço, e for barrado por não pagar, denunciem o fato à imprensa que o resto será feito pelo Ministério Público.

Sou contra a circulação de veículos naquele espaço. Além do egoísmo, falta de educação e de respeito generalizado dos nossos motoristas, que ali  estacionam em jardins, maltratam plantas, obstruem  os espaços dos pedestres,estas coisas que persistem na cabeça dos nossos motoristas, para quem todos os espaços são exclusivos dos seus veículos.

Aquele é um espaço para triciclos, bicicletas e sobretudo andar a pé. Transito de veiculo já deveria ter sido proibido há muito tempo, inclusive para os moradores e proprietários, excetuando o transporte coletivo e de cargas para fins específicos como transporte de doentes, malas, etc. Mas aí é coisa que os urbanistas , população e políticos devem estudar e resolver.

Agora, permitir o carro, desde que se pague o acesso, jamais. Cobrar, só dentro da lei. Assim é se igualar ao malfeitor que diz apontando a arma para uma marginal em fuga: Me dê o dinheiro que você roubou que deixo você ir embora. É mais ou menos isto.
Mas não duvido , também, que muitos interessados encontre um jeito de aprovar medidas que permitam a cobrança. Quem arrecadar ficará feliz. Os ricaços não vão se importar em pagar, desde que permitam que o “seu veiculo” fique  bem estacionado, seguro , limpinho, conservado e  ninguém lhe toque o dedo. Andar a pé, jamais. Isto é para civilizados e  estamos ainda longe disso,  pelo menos em relação ao uso do carro em nosso Brasil.

Nenhum comentário: